Propriedades da Matéria

“Matéria” diz respeito a tudo que ocupa espaço e possui massa. Dessa forma, existem determinadas características que auxiliam na identificação de substâncias: as propriedades da matéria.

A matéria, de maneira geral, é definida como tudo o que ocupa lugar no espaço e possui massa. Portanto, as propriedades da matéria são fundamentais para a química, uma vez que é possível identificar, diferentes compostos apenas por suas propriedades. Elas podem ser divididas em dois grupos : gerais e específicas, as quais vamos explorar a seguir.

Todo Estudo

Propriedades gerais da matéria

As propriedades gerais são aquelas que se aplicam à toda matéria, independente de como ela é constituída e de seu estado físico, seja sólido, líquido ou gasoso. É possível citar algumas importantes e mais utilizadas no contexto químico que são estas a serem apresentadas abaixo.

Inércia

Corresponde a tendência da matéria de manter seu estado, seja em repouso ou em movimento, a não ser que haja a ação de uma força externa sobre ela. Então, um corpo tende a permanecer parado e só mudará seu estado caso sofra a ação da força externa, por exemplo.

Massa

A massa corresponde a quantidade de partículas da matéria em um corpo. Ou seja, é a grandeza mensurável que nos dá a noção de quão pesado ou leve algum objeto é. Portanto, a unidade de medida da massa é, no Sistema Internacional de Unidades (SI), o quilograma (kg).

Volume

Diz respeito ao espaço que a matéria ocupa no espaço, em qualquer um dos estados físicos em que ela possa se apresentar. Sendo assim, no SI, o volume é medido em metros cúbicos (m3), porém no cotidiano é utilizado o litro (L).

Impenetrabilidade

Corresponde ao fato de que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

Compressibilidade

A compressibilidade é a capacidade da matéria de sofrer uma redução em seu volume, decorrente de um aumento da pressão que atua sobre ela. Todas substâncias, então, sofrem essa compressão, porém, algumas em maior extensão, como é o caso dos gases.

Divisibilidade

A matéria pode ser dividida em partes infinitamente pequenas sem perder sua composição química.

Dessa maneira, como as propriedades gerais se aplicam à toda matéria, não é possível identificar uma substância apenas ao determinar sua massa ou seu volume, por exemplo. Para tal, fazemos o uso das propriedades específicas que veremos a seguir.

Propriedades específicas da matéria

Quando falamos de propriedade específica da matéria, falamos das características intrínsecas de uma substância que permite, além de tudo, identificar e diferenciar dois compostos diferentes. Ou seja, elas são exclusivas de determinada substância. São divididas em químicas e físicas.

Químicas

As propriedades químicas são aquelas correspondentes à capacidade da matéria de sofrer um processo de transformação ou reação química, mesmo que este dependa de condições reacionais determinadas.

  • Combustível: é a capacidade de reagir com o gás oxigênio (O2), liberando energia na forma de calor.
  • Oxidante: é a capacidade de reagir com outras substâncias e retirar elétrons de suas moléculas.
  • Acidez e basicidade: correspondem à característica de algumas substâncias de doar ou receber prótons (H+), alterando o pH de uma solução, por exemplo.

Físicas

As propriedades físicas são inerentes da matéria, ou seja, elas não dependem de transformações que ocorrem.

  • Ponto de fusão: é a temperatura na qual uma substância passa do estado físico líquido para o sólido, ou o contrário.
  • Ponto de ebulição: temperatura na qual uma substância passa do estado líquido para o gasoso.
  • Densidade: é a quantidade de matéria (massa) em um determinado volume. Portanto, é determinada pela razão entre massa e volume (m/V).
  • Solubilidade: é a capacidade de uma substância de se dissolver outra substância líquida.

Como vimos, então, as propriedades químicas dependem das transformações que ocorrem em uma reação química. Já as físicas são intrínsecas da própria matéria. Dessa forma, as propriedades da matéria são muito úteis na identificação de diferentes substâncias.

Além destas, existem as propriedades organolépticas que garantem as características perceptíveis aos nossos sentidos, como odor e aparência, por exemplo.

Vídeos sobre as propriedades da matéria

Agora, portanto, veremos alguns vídeos que nos ajudarão a compreender a matéria e suas propriedades.

Propriedades gerais da matéria

Nesta animação, compreendemos melhor algumas das propriedades gerais da matéria, aquelas que são comuns a todo corpo que não diferenciar um de outro.

A relação entre matéria e estado físico

Aqui, além de entendermos melhor o conceito de matéria, vemos também como ela se relaciona com os estados físicos (sólido, líquido e gasoso).

As propriedades específicas

Este vídeo é focado em nos explicar sobre as propriedades específicas da matéria, ou seja, as propriedades físicas e químicas.

Em conclusão, a compreensão completa das diferentes propriedades da matéria se faz muito útil na química, uma vez que nos ajuda a predizer o comportamento da mistura de duas substâncias, saber o rumo que uma reação química poderá tomar evitando, assim, possíveis acidentes. Não pare seus estudos aqui, leia também sobre dois processos que envolvem muito das propriedades da matéria, a liquefação e a vaporização.

Referências

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de Física, vol. 2: Mecânica. 8ª edição. 2008.
ATKINS, P.W., Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5ª edição. Porto Alegre: Ed. Bookman, 2012.

Lucas Makoto Tanaka dos Santos
Por Lucas Makoto Tanaka dos Santos

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrando em Química Analítica, com ênfase em desenvolvimento de métodos analíticos, metabolômica e espectrometria de massas no Laboratório de Biomoléculas e Espectrometria de Massas (LaBioMass), na mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka dos Santos, Lucas Makoto. Propriedades da Matéria. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/propriedades-da-materia. Acesso em: 09 de August de 2020.

Exercícios resolvidos

1.

Indique as afirmações abaixo em propriedade geral (G), química (Q) ou física (F) e correlacione com a alternativa correta.
( ) O ferro enferruja na presença de ar e umidade.
( ) Em temperatura ambiente, o ferro é sólido e de cor cinza.
( ) Quando o papel pega fogo, ocorre a produção de cinzas..
( ) A densidade da água é de aproximadamente 1 g/cm3
( ) A água ferve à temperatura de 100ºC, em pressão atmosférica de 1 atm.
( ) A combustão da gasolina libera gases e energia térmica.
A alternativa correspondente às propriedades é:
A ) G – F – F – G – Q – Q
B ) Q – G – Q – G – Q – F
C ) Q – G – Q – F – F – Q
D ) Q – G – G – Q – F – F
E ) F – G – F – Q – F – Q

– O ferro enferruja por conta de sua oxidação, um fenômeno químico;
– Essas características, não distinguem o ferro de algum outro sólido cinza, portanto é uma propriedade geral;
– A combustão do papel é uma propriedade química;
– A densidade é uma propriedade física;
– A temperatura de fervura da água é também seu ponto de ebulição, uma característica física;
– Combustão = propriedade química.

Portanto, a alternativa correta é a letra C ) Q – G – Q – F – F – Q.

2. [(UNB-DF) adaptada]

Julgue os itens abaixo, indicando aqueles que se referem a propriedades químicas das substâncias e aqueles que se referem a propriedades físicas das substâncias.
1) O etanol entra em ebulição a 78,5°C.
2) O éter etílico sofre combustão.
3) O sódio metálico é um sólido mole e de baixo ponto de fusão.
4) O metabolismo do açúcar no corpo humano leva à produção de dióxido de carbono e água.

Física
Química
Física
Química.

3. [(PUC-MG) ]

Em um laboratório de química, foram encontrados cinco recipientes sem rótulo, cada um contendo uma substância pura líquida e incolor. Para cada uma dessas substâncias, um estudante determinou as seguintes propriedades:
1. Ponto de ebulição
2. Massa
3. Volume
4. Densidade
Assinale as propriedades que podem permitir ao estudante a identificação desses líquidos.
a) 1 e 2
b) 1 e 3
c) 2 e 4
d) 1 e 4

Alternativa “d – 1 e 4”, ponto de ebulição e densidade, que são propriedades específicas. Massa e volume são propriedades gerais e comuns à todas as substâncias.

Compartilhe

TOPO