Solubilidade

Solubilidade ou coeficiente de solubilidade é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um líquido.

Quando falamos em solubilidade, estamos nos referindo a uma propriedade física das substâncias de se dissolverem em um determinado líquido. É preciso, antes de mais nada, entender o conceito de dois termos bastante importantes: soluto e solvente. Chamamos de soluto os compostos químicos que se dissolvem em outra substância, enquanto solvente a substância na qual o soluto será dissolvido para que se forme a solução, um novo produto.

solubilidade
Imagem: Reprodução

A dissolução química refere-se a um processo de dispersão de um soluto em um solvente, que dá origem a uma mistura homogênea, a solução.

Classificação dos solutos

Os solutos podem ser classificados de três formas: solúvel, pouco solúvel ou insolúvel. As substâncias solúveis, são aqueles solutos que se dissolvem no solvente. As substâncias pouco solúveis são aquelas que apresentam certa dificuldade em se dissolver no solvente. Por fim, as substâncias insolúveis são aquelas que não se dissolvem no solvente.

Coeficiente de Solubilidade

A capacidade máxima do soluto que se dissolve em uma determinada quantidade de solvente é denominada coeficiente de solubilidade. Trata-se, em resumo, portanto, da quantidade de soluto que é necessária para saturar uma quantidade padrão de solvente em uma determinada condição.

Por exemplo, quando colocamos sal na água, inicialmente ele desaparece. Mas se for adicionado mais sal, em algum momento ele começará a acumular no fundo do copo. A água, que é o solvente, nessa situação, atingiu o seu limite de solubilidade e a quantidade máxima de concentração, também conhecido como ponto de saturação. O que sobra ao fundo do recipiente, não se dissolvendo, chamamos de corpo de fundo ou precipitado.

As soluções podem ser classificadas em três tipos, de acordo com o ponto de saturação. A primeira é a solução insaturada, quando a quantidade de soluto é menor que o coeficiente de solubilidade; solução saturada, quando a quantidade de soluto é exatamente a mesma do coeficiente de solubilidade, sendo, portanto, o limite de saturação; e, por fim, a solução supersaturada, quando a quantidade de soluto é maior que o coeficiente de solubilidade, restando corpo de fundo.

Referências

SALVADOR, Edgard e USBERCO, João. Química, volume único. 1ª edição, Editora Saraiva, São Paulo-SP, 2006. 672 p.

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [UFRS] Quais são as soluções aquosas contendo uma única substância dissolvida que podem apresentar corpo de fundo dessa substância?
a) saturadas e supersaturadas.
b) somente as saturadas.
c) insaturadas diluídas.
d) somente as supersaturadas.
e) insaturadas concentradas.

 

02. [PUC] A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda, a formação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era:
a) estável.
b) diluída.
c) saturada.
d) concentrada.
e) supersaturada.

01. [B]

02. [E]

 

Compartilhe nas redes sociais

TOPO