Diferença entre massa e peso

É comum confundir massa e peso durante o nosso cotidiano. Porém, essas grandezas físicas são distintas. Uma diz respeito à quantidade de matéria em um corpo. Já, a outra, é a atração gravitacional.

A diferença entre massa e peso é simples. Isto é, massa é a quantidade de matéria de um corpo. Enquanto o peso está relacionado com a atração gravitacional no local. Contudo, esses dois conceitos são confundidos. Nesse texto você aprenderá o que é massa, o que é peso e qual a relação entre eles. Confira:

Índice do conteúdo:

O que é massa

Massa é uma propriedade dos corpos e das partículas. Dessa maneira, sua definição dependerá da maneira com a qual ela é medida. Assim, de maneira básica, é possível entender a massa de um corpo como a quantidade de matéria continua nele.

Em unidades do Sistema Internacional (SI), a massa é medida em quilogramas (kg). Porém, a massa também pode ser medida em libras, gramas, toneladas etc.

O que é peso

Peso, por definição, é a força exercida sobre um corpo devido à atração gravitacional. Dessa forma, o peso de um corpo dependerá da intensidade da aceleração da gravidade no local. Ou seja, um corpo com a mesma massa pode ter pesos diferentes.

Como o peso é uma força, sua unidade de medida é o newton (N). Ou seja, em unidades do SI, o peso é medido em quilograma vezes metro por segundo ao quadrado (kg·m/s2

Relação entre massa e peso

Massa e peso são grandezas físicas diferentes. A primeira é escalar e a segunda é vetorial. Contudo, há uma relação entre as duas grandezas. O peso de um corpo dependerá da sua massa e da aceleração gravitacional. Além disso, é comum confundir essas duas grandezas em nosso cotidiano. Porém, não é possível afirmar exatamente de onde vem essa confusão.

Vídeos sobre a diferença entre massa e peso

Diferenciar massa e peso não é difícil. Ainda assim, algumas pessoas podem confundir essas grandezas físicas. Por isso, selecionamos alguns vídeos para você entender, de uma vez por todas, a diferença entre massa e peso.

Qual a diferença entre peso e massa

Esse vídeo do canal O Incrível pontinho azul explica a diferença entre peso e massa. Essa explicação é feita de maneira simples e didática.

Peso, massa, volume e densidade

Peso, massa, volume e densidade são grandezas físicas que podem confundir algumas pessoas. Inclusive, existem pessoas que nunca entenderam a diferença entre cada um desses conceitos. Por isso, essa animação do canal Um sábado qualquer explica a diferença entre essas quatro grandezas físicas.

Um problema gravitacional

Por que corpos com massas e pesos diferentes caem ao mesmo tempo? Isso acontece porque a velocidade de queda não depende do peso do corpo. Assim, para explicar melhor esse fenômeno, Pedro Loos diferencia massa e peso e explica o porquê desta confusão.

A diferença entre massa e peso está relacionada com a gravidade. Por isso, estude mais sobre a aceleração da gravidade.

Referências

YOUNG, H. D. et al. Física I: Mecânica. São Paulo: Addison & Wesley. 2016
ASSIS, A. K. T. Mecânica Relacional. Montreal: Appeiron. 2014.
HALLIDAY, D. et al. Física: Volume 1. Rio de Janeiro: Pearson. 2008

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Diferença entre massa e peso. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/diferenca-entre-massa-e-peso. Acesso em: 28 de November de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UEA]

Sobre a superfície da Terra, onde g = 10 m/s2, um astronauta apresenta peso igual a 700 N. Em uma expedição à Lua, onde g = 1,6 m/s2, a massa desse astronauta será igual a:

a) 70 kg e ele pesará 112 N.

b) 70 kg e ele pesará 700 N.

c) 112 kg e ele pesará 112 N.

d) 112 kg e ele pesará 700 N.

e) 700 kg e ele pesará 112 N.

Alternativa correta: A

A massa do astronauta é encontrada a partir da seguinte relação:
Pterra = m·gterra

700 = m·10

m = 70 kg

Dessa forma, o peso do astronauta na Lua é:
Plua = m·glua

Plua = 70·1,6

Plua = 112 N

2. [Enem]

O peso de um corpo é uma grandeza física:

a) que não varia com o local onde o corpo se encontra
b) cuja unidade é medida em quilograma
c) caracterizada pela quantidade de matéria que o corpo encerra
d) que mede a intensidade da força de reação de apoio
e) cuja intensidade é o produto da massa do corpo pela aceleração da gravidade local.

Alternativa correta: e

A definição do peso de um corpo é o produto da massa pela gravidade local. Ou seja:

P = m · g

Compartilhe

TOPO