Aceleração da gravidade

A aceleração da gravidade é uma grandeza física responsável por acelerar os corpos em direção ao centro do planeta. Isso acontece devido à atração gravitacional do planeta em que o objeto está.

Aceleração da gravidade é a grandeza física responsável por acelerar os corpos em direção ao centro do planeta. Assim, essa grandeza é produzida a partir de uma força gravitacional. A seguir, confira como ela é calculada, seu valor em outros planetas e videoaulas para facilitar a compreensão, além de exercícios resolvidos sobre o assunto.

O que é a aceleração da gravidade

Aceleração da gravidade é produzida por meio de uma força de atração gravitacional. Logo, essa grandeza é responsável por acelerar os corpos na direção ao centro de um corpo muito massivo. Por exemplo, astros como a Terra, a Lua ou o Sol possuem acelerações gravitacionais distintas.

Leis de Kepler
As três leis de kepler são muito importantes para o desenvolvimento científico. Sua história e desenvolvimento permeia a mudança do sistema heliocêntrico e geocêntrico.
Gravitação Universal
O que faz uma maçã cair? Por que a Lua não cai do céu? Como os planetas se movimentam? Com o desenvolvimento das teorias da gravitação, as respostas para estas perguntas foram sendo esclarecidas.
Buraco negro
Nada pode escapar de um buraco negro, nem mesmo a luz. Esses objetos são tão massivos que são capazes de deformar o espaço-tempo.

A aceleração gravitacional de um planeta é proporcional à sua massa, ao inverso do quadrado da distância entre os corpos e à constante da gravitação universal.

Como calcular a aceleração da gravidade

A aceleração gravitacional é calculada a partir da lei da gravitação universal. Essa lei foi postulada por Isaac Newton. Assim, após fazer as adaptações necessárias, a fórmula da aceleração da gravidade é:

• G: constante da gravitação universal (6,67408.10-11 Nm2/kg2)
  • M: massa do planeta (kg)
  • r: distância do objeto até o centro do planeta (m)
  • g: aceleração da gravidade (m/s2)

Note que, quanto maior for a massa do planeta, maior será a aceleração gravitacional. Além disso, quanto maior for a distância até o centro do planeta, menor será a aceleração gravitacional.

A aceleração gravitacional possui um valor praticamente constante, nas proximidades da superfície dos planetas.

Aceleração da gravidade X força gravitacional

A aceleração gravitacional é a aceleração responsável por atrair os corpos para o solo. Contudo, por ser uma aceleração, ela é medida em m/s2. Enquanto isso, a força gravitacional é a força de atração entre dois corpos massivos. Logo, por ser uma força, ela é medida em newton.

Aceleração da gravidade em outros planetas

Cada planeta possui uma massa e, consequentemente, tem uma aceleração gravitacional característica. Veja a aceleração gravitacional para alguns planetas:

• Mercúrio: 3,7 m/s2
  • Terra: 9,8 m/s2
  • Sol: 274,1 m/s2
  • Lua: 1,6 m/s2
  • Júpiter: 24,7 m/s2
  • Marte: 3,7 m/s2
  • Vênus: 8,9 m/s2

Note que os corpos celestes mais massivos possuem acelerações gravitacionais muito maiores que os outros astros. Além disso, os astros maiores também possuem maior atração. Por exemplo, Sol e Júpiter possuem as maiores acelerações dentre todos os astros do sistema solar. Isso acontece devido à sua massa e seu tamanho.

Vídeos sobre aceleração da gravidade

Selecionamos alguns vídeos sobre a aceleração gravitacional. Assim você conseguirá aprofundar seu conhecimento! Confira:

Como determinar a aceleração da gravidade

O professor Helio Dias realiza um experimento no qual é possível determinar a aceleração gravitacional. Dessa forma, pode-se comparar o valor experimental com o valor teórico. Portanto, mesmo que haja uma pequena diferença nos valores, é possível entender como esse cálculo é feito.

Gravitação universal

De onde vêm os valores da aceleração gravitacional? Dessa maneira, nesse vídeo o professor Douglas explica o que é a gravitação universal. Assim, é possível compreender como são calculados os valores das acelerações da gravidade para diferentes planetas.

Aceleração da gravidade

Por que a aceleração gravitacional terrestre vale 9,8 m/s2? O professor Bruno Fernandes explica como é possível chegar a esse valor. Além disso, o docente também faz um resumo teórico da aceleração gravitacional.

A aceleração gravitacional é devida à atração da gravidade dos planetas. Para complementar seus estudos, veja também nosso post sobre a gravidade.

YOUNG, H. D. Física I: Mecânica. São Paulo: Addison & Wesley. 2016.

Tanaka, Hugo Shigueo. Aceleração da gravidade. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/aceleracao-da-gravidade. Acesso em: 19 de April de 2024.

1. [EEAR]

Em Júpiter a aceleração da gravidade vale aproximadamente 25 m/s2 (2,5 vezes maior que a aceleração da graviade na Terra). Se uma pessoa possui na Terra um peso de 800N, quantos Newtons essa mesma pessoa pesaria em Júpiter? (Considere a gravidade na Terra g = 10 m/s2.

a) 36
b) 80
c) 800
d) 2000

Alternativa correta: D

Primeiro encontramos a massa da pessoa:

PTerra = mg
800 = 10 m
m = 80 kg

Agora, usamos esse valor para calcular o peso em Júpiter.

PJúpiter = mgJúpiter

PJúpiter = 80 x 25 = 2000N

2. [PUC-RJ]

Um objeto de 3,10 kg é liberado por um astronauta a partir do repouso, e cai em direção à superfície do planeta Marte.

Calcule a força peso em Newtons atuando sobre o objeto, expressando o resultado com o número de algarismos significativos apropriado.

Considere a aceleração da gravidade gmarte = 3,69 m/s2