Isaac Newton

Isaac Newton é o responsável por postular as três leis do movimento da Mecânica Clássica. Nesse post você verá mais sobre a sua vida, suas contribuições e muito mais.

Isaac Newton (1642-1726) foi um filósofo natural inglês. Seus trabalhos tinham como foco o que hoje faz parte da Física, Matemática, Astronomia e Teologia. Ele foi um dos responsáveis por desenvolver o que é a Mecânica Clássica. Nesse post você verá a biografia, suas contribuições, curiosidades, frases famosas e muito mais!

Biografia

Isaac Newton aos 46 anos, em 1689. Pintado por Godfrey Kneller. Fonte: Wikimedia

Isaac Newton nasceu em 25 de dezembro de 1642 no condado de Lincolnshire, na Inglaterra. O cientista faleceu em 20 de março 1726. Contudo, há uma certa confusão quanto às datas de nascimento e morte do britânico. Isso acontece porque nessa época houve a transição dos calendários Juliano para o Gregoriano. Dessa maneira, no estilo de data contemporâneo as datas de nascimento e morte devem ser 4 de janeiro de 1643 e 31 de março de 1727, respectivamente.

Newton nasceu prematuro e logo ficou órfão de pai. Aos dois anos de idade, foi morar com a avó. Ele mostrou interesse por atividades manuais desde cedo. Aos 14 anos, ele trabalhou na lavoura. Apenas aos 18 ele entrou na universidade, em Cambridge. Ao fim da vida, Newton escreveu diversos trabalhos religiosos com interpretações da bíblia. Sua morte, provavelmente, foi causada devido à intoxicação por mercúrio.

Newton é atualmente reconhecido como um dos principais cientistas da história. Isso acontece devido às suas obras e às suas pesquisas. Dentre diversas contribuições do físico para Ciência, a principal dela é a publicação de uma série de livros chamada Princípios Matemáticos da Filosofia Natural (em latim, Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica), ou simplesmente Principia. No primeiro volume dessa obra estão presentes o que é conhecido hoje como as três leis de Newton.

Principais contribuições

O trabalho científico de Newton foi muito importante para a Ciência. Seja na Física quanto em outras áreas. Dessa maneira, veja cinco contribuições desse autor:

  • Mecânica Clássica: as três leis de Newton são fundamentais para o entendimento da Mecânica Clássica. Porém, elas são apenas condições e teoremas iniciais do Principia, sua principal obra;
  • Gravitação Universal: a lei da Gravitação Universal de Newton auxiliou na compreensão da atração mútua entre planetas. É importante ressaltar que essa lei não assume campos gravitacionais interagindo. Apenas matéria interage com matéria;
  • Leis do inverso do quadrado: a lei da Gravitação Universal permitiu o entendimento de outras forças que atuam a distância. Por exemplo, a Força Elétrica ou a Força Entre Elementos de Corrente de Ampère;
  • Cálculo: o cálculo diferencial e integral foi desenvolvido por Newton e Leibniz. Isso aconteceu ao mesmo tempo e de maneira independente;
  • Óptica: o entendimento da luz branca, como a união de diversas outras cores, aconteceu devido aos experimentos newtonianos sobre essa área.

Além dessas contribuições, Newton também desenvolveu telescópios e outros instrumentos. Ademais, as cores do arco-íris são sete devido aos estudos de Newton. Essa escolha aconteceu devido a uma motivação alquímica do autor, não porque são exatamente sete cores.

5 curiosidade de Isaac Newton

Uma figura marcante da História da Ciência gera muita curiosidade em diversas pessoas. Isso faz com que se crie um imaginário em torno da figura. Porém, é preciso lembrar que qualquer personagem histórico era um ser humano dotado de contexto social, político e econômico. Dessa forma, veja cinco curiosidades sobre Newton:

  • A famosa história da maçã na cabeça nunca aconteceu. Ela foi uma lenda contada para ilustrar como Newton chegou aos questionamentos que o levaram à Gravitação Universal. Contudo, o autor não desenvolveu essa teoria de uma hora para outra;
  • Provavelmente, Newton estava dentro do espectro autista, com a Síndrome de Asperger. Porém, não é possível afirmar com certeza. Afinal, essa conclusão está baseada em documentos históricos e não em uma investigação diagnóstica apropriada;
  • Muitos biógrafos acreditam que o físico britânico morreu virgem. Além disso, acredita-se que ele fazia parte do espectro assexual da sexualidade;
  • Isaac Newton fez vários inimigos ao longo da vida. Isso aconteceu devido ao seu temperamento difícil. Por exemplo, alguns de seus inimigos pessoais eram Robert Hooke e Gottfried Wilhelm Leibniz;
  • A unidade de força do Sistema Internacional de Unidades (SI), tem o nome de newton em sua homenagem.
  • Uma figura controversa e marcante da História da Ciência possui muitas frases igualmente marcantes. Porém, muitas delas são tiradas de contexto ou sua autoria é trocada a fim de que o autor permaneça no patamar de gênio.

    5 frases de Isaac Newton

    Assim como acontece com diversas pessoas importantes da História, suas frases costumam ser usadas como motivação. Porém, é preciso lembrar que essas falas têm um contexto e parte delas não foram ditas ou escritas pelos autores. Dessa forma, veja cinco frases importantes do físico britânico.

    1. Eu consigo calcular o movimento de vários corpos, mas não da loucura das pessoas;
    2. O que sabemos é uma gota. O que não sabemos é um oceano;
    3. A Gravitação explica o movimento dos planetas. Mas eu não consigo explicar quem os colocou em movimento;
    4. A verdade é encontrada na simplicidade. Não na multiplicidade e confusão das coisas;
    5. Se vi mais longe, foi porque me apoiei em ombros de gigantes.

    Newton era uma pessoa com temperamento difícil. Por exemplo, a famosa frase sobre se apoiar nos ombros de gigantes. Essa frase, foi adaptada de um poema de George Herbert e é uma provocação a seu inimigo pessoal, Robert Hooke, que possuía uma estatura baixa.

    Vídeos sobre Isaac Newton

    Conhecer mais sobre os personagens da História da Ciência é importante para desmitificar o que se imagina sobre eles. Em diversos casos, eles são elevados às posições de gênios ou de seres intocáveis. Isso faz com que as pessoas se afastem do que é fazer Ciência. Dessa maneira, veja os vídeos selecionados e conheça mais sobre esse cientista.

    50 fatos sobre Isaac Newton

    O professor Thales, do canal Chama o Físico, conta 50 fatos sobre Isaac Newton. Dentre eles, estão curiosidades sobre a vida e a obra do autor. Por exemplo, o vídeo trata sobre a vida pessoal e as desavenças pessoais do cientista britânico.

    Biografia de Isaac Newton

    O canal Ilustrando História conta de maneira animada a vida de Newton. O vídeo relata brevemente os fatos relevantes da vida e obra do cientista britânico. Para isso, na animação são abordados temas como a Gravitação Universal e as três leis do movimento, desenvolvidas por Newton.

    As três leis de Newton explicadas

    Pedro Loos, divulgador científico do canal Ciência Todo Dia, explica as três leis da Mecânica Clássica. Dessa forma, Loos dá uma breve introdução histórica e explica individualmente cada uma dessas leis. Além disso, cada explicação é dotada de um exemplo cotidiano de cada uma delas.

    Os trabalhos e pesquisas científicas de Isaac Newton foram importantes para o desenvolvimento de uma área da Física. Pessoas como ele, fazem parte de episódios marcantes da História da Ciência. Contudo, não devem ser elevados ao patamar de gênios. Afinal, são seres humanos como quaisquer outros. Dessa forma, outro cientista que é elevado a esse pedestal é o físico Max Planck.

    Referências

    Isaac Newton (2004) – James Gleick
    Principia: (2018) Princípios Matemáticos de Filosofia Natural – livro I – Isaac Newton
    Principia: (2008) Princípios Matemáticos de Filosofia Natural – livros I e III – Isaac Newton

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Isaac Newton. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/isaac-newton. Acesso em: 18 de January de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [Unesp]

As estatísticas indicam que o uso de cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:

a) Primeira Lei de Newton;

b) Lei de Snell;

c) Lei de Ampére;

d) Lei de Ohm;

e) Primeira Lei de Kepler.

Alternativa correta: A

Conforme a Primeira Lei de Newton, um corpo tende a permanecer em movimento caso a somatória das forças que atuem sobre ele seja zero. Nesse caso, o cinto de segurança exerce uma força sobre o corpo.

2. [PUC-MG]

A respeito do conceito de inércia, pode-se dizer que:

a) inércia é uma força que mantém os objetos em repouso ou em movimento com velocidade constante

b) inércia é uma força que leva todos os objetos ao repouso

c) um objeto de grande massa tem mais inércia que um de pequena massa

d) objetos que se movem rapidamente têm mais inércia que os que se movem lentamente

Alternativa correta: C

Quanto maior a massa do corpo, maior será sua inércia. Analogamente, quanto menor sua massa, menor sua inércia.

Compartilhe

TOPO