Galileu Galilei

Galileu Galilei foi condenado a um exílio pela igreja católica por defender o sistema heliocêntrico com base em razões científicas. Veja mais sobre a biografia e outras contribuições desse cientista.

Galileu Galilei é considerado um dos maiores nomes da Física Clássica. Esse título se dá devido à revolução científica proporcionada por seus estudos. Contudo, devido à influência da Igreja Católica, suas ideias não foram aceitas imediatamente. Veja a biografia, curiosidades e muito mais sobre esse cientista.

Biografia

Galileu Galilei, por Justus Sustermans 1636. Fonte: Wikimedia

Galileu Galilei nasceu em Pisa em 1564. Seu nome completo é Galileo di Vincenzo Bonaulti de Galilei. Foi um cientista muito importante e, em vários casos, seus estudos marcam a revolução que levou ao fim da Idade Média.

Vida pessoal

Galileu nasceu em Pisa e foi o primeiro de seis filhos. Aos oito anos, sua família se mudou para Florença e ele ficou com um tutor por dois anos. Durante a vida adulta, Galileu foi pai de três filhos fora do casamento. Todos eles fora do casamento. A mãe das crianças foi Marina Gamba.

Dessa maneira, para que não houvesse problemas, as filhas dedicaram-se à vida religiosa e ao celibato. Isto é, ambas viraram freiras. Dessa maneira, sua filha mais velha, Virginia era mais próxima ao pai e está enterrada com ele. A segunda filha, Livia, viveu doente boa parte de sua vida. Já o mais novo, Vincenzo foi o herdeiro legal de Galileu Galilei.

Galileu foi acusado pela inquisição da Igreja Católica de heresia por defender o heliocentrismo. O cientista foi condenado a um exílio até sua morte em 1642. A qual aconteceu devido a febre e palpitações cardíacas, aos 77 anos.

Vida científica

A carreira científica de Galileu é cercada de lendas e histórias que se aproximam de anedotas. Por exemplo, o episódio de que ele chegou à uma relação de proporção entre o período e a amplitude de oscilação de um candelabro apenas com a observação. Contudo, é importante destacar que os feitos desse cientista foram muito importantes para a ciência.

Dessa maneira, principalmente devido ao contexto e à concepção científica da época, Galileu trabalhou em diversos campos. Desde a astronomia até a engenharia. Assim, suas principais contribuições são nessas áreas.

Na Física, os trabalhos de Galileu sobre o movimento dos corpos foram os precursores da mecânica clássica. Dentre seus principais feitos, pode-se destacar os estudos sobre o pêndulo, a queda dos corpos e a relatividade dos movimentos, muito antes de Albert Einstein.

Na Astronomia, Galileu aperfeiçoou o telescópio refrator. Com esse instrumento ele foi capaz de descobrir algumas das luas de Júpiter e os anéis de Saturno. Além disso, também observou que Vênus exibia fases similares à da Lua.

No que diz respeito à lua, Galileu foi a primeira pessoa a afirmar que o satélite possui crateras ao invés de manchas, como era imposto pela Igreja Católica. Isso foi possível devido ao seu conhecimento de artes e às suas observações do astro. Porém, esse e outras posições defendidas por Galileu estremeceram sua relação com a igreja.

Galileu e o heliocentrismo

Até a época da revolução copernicana, o sistema de mundo, aceito pela Igreja, era o de que a Terra estaria no centro do universo. Ou seja, no sistema geocêntrico. Diversos cientistas e filósofos defendiam que o Sol deveria estar no centro. Por exemplo, Aristarco de Samos, Johannes Kepler, Nicolau Copérnico e outros. Além destes, outro defensor do sistema heliocêntrico era Galileu Galilei.

Esses posicionamentos de Galileu geraram a ira da Igreja Católica, que não aceitava posições contrárias. Essa oposição religiosa a um posicionamento científico está presente na bíblia. Por exemplo, no Salmo 93:1. Por outro lado, a defesa de Galileu para o heliocentrismo tinha base observacional. Tais observações estão presentes em seu livro Sidereus Nuncius, de 1610.

Os trabalhos de Galileu serviram para auxiliar na consolidação do sistema heliocêntrico. Contudo, apenas em 1992, o Papa João Paulo II reconheceu que a igreja errou ao condenar Galileu ao exílio perpétuo.

Curiosidades sobre Galileu

Uma figura famosa como Galileu desperta o interesse de diversas pessoas. Contudo, isso pode elevá-lo ao patamar de gênio. O que não é verdade. Afinal, gênios não existem e esse tipo de posição tira a humanidade da pessoa. Ainda assim, as contribuições de Galileu foram de extrema importância para Ciência. Por isso, veja algumas curiosidades sobre o cientista:

  • Galileu foi a primeira pessoa a observar que o Sol possui manchas. Contudo, ao olhar pelo telescópio sem filtro solar, seus olhos ficaram seriamente machucados.
  • Para não ser condenado à morte pela igreja católica, Galileu precisou abdicar de seus pensamentos heliocêntricos. Há uma lenda que diz que o cientista murmurou “e ainda assim se move”.
  • A relatividade dos movimentos foi estudada inicialmente por Galileu. Não por Einstein.
  • As quatro grandes luas de Júpiter são chamadas de luas galileanas. Ou seja, Europa, Io, Ganimedes e Calisto.
  • Galileu era amigo próximo do artista Ludovico Cardi. Esse artista foi responsável por pintar a cúpula da capela Santa Maria Maggiore, em Roma. Devido à sua relação próxima, há uma lua com crateras na pintura. Algo que era condenado pela igreja durante a época.
  • O dedo de Galileu está exposto no Museo Galileo em Florença.
  • Seu telescópio original também está conservado e exposto no mesmo museu.

Alguns personagens históricos despertam a curiosidade nos dias atuais. Contudo, é importante checar a veracidade das informações para não fomentar lendas e anedotas científicas. Por isso, é importante aprofundar os conhecimentos sobre os episódios históricos.

Vídeos sobre Galileu Galilei

É hora de aprofundar seus conhecimentos sobre os feitos científicos de Galileu. Para isso, foram selecionados três vídeos que tratam da cinemática e da biografia do cientista. Por isso, confira todos eles.

Biografia de Galileu Galilei

O canal Ilustrando História mostra a biografia de Galileu Galilei de maneira lúdica e divertida. Dessa maneira, o vídeo aborda as contribuições do cientista para a astronomia, física e matemática. Além disso, contam como esses avanços serviram de base para os estudos de Isaac Newton.

Princípio de Galileu

A composição de movimentos bidimensionais também é conhecida como princípio de Galileu. O professor Marcelo Boaro explica esse conceito físico que é útil para entender os lançamentos oblíquos e todos os outros movimentos em duas dimensões. Ao fim da aula, o docente resolve um exercício de aplicação.

Relação de Galileu

O professor Marcelo Boaro explica como entender a queda livre por meio da relação de Galileu. Por isso, o docente explica os conceitos por trás da queda dos corpos que partem do repouso. Assim, é possível relacionar o tempo e a distância percorrida. Essa é a relação de Galileu. Ao fim da videoaula, Boaro resolve um exercício de aplicação.

Conhecer a História da Ciência e seus principais personagens é importante. Afinal, ao conhecer o contexto de acontecimentos importantes é possível compreender melhor o conceito físico por trás. Por isso, outro personagem marcante da Ciência Clássica é Johannes Kepler.

Referências

O codex Cigoli-Galileu (2014) – NEVES, M. C. D. e SILVA, J. A. P.
Galileu fez o experimento do plano inclinado? (2008) – NEVES, M. C. D. e colaboradores
O Julgamento de Galileu e a Metodologia do Laboratório não Estruturado no Projeto
PIBID
(2016) – MELLO, L. A.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Galileu Galilei. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/galileu-galilei. Acesso em: 20 de September de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

Galileu Galilei foi condenado por defender o sistema de mundo heliocêntrico. Assinale a alternativa que descreve o que é esse sistema:

a) O Sol girando em torno da Terra e os demais astros girando em torno do Sol.
b) A Terra parada ao centro do universo e tudo girando ao redor dela.
c) O Sol parado e os demais planetas orbitando ao seu redor.
d) O sol parado com a Terra orbitando ao seu redor e os demais astros girando em torno da Terra.

Alternativa correta: C

O sistema heliocêntrico é aquele no qual o Sol deve estar no centro do sistema planetário e foi proposto originalmente por Aristarco de Samos.

2. [UFV]

No contexto da Revolução Científica, levada a cabo no século XVII, as pesquisas de Galileu Galilei foram decisivas. A respeito da vida e obra de Galilei, assinale a única alternativa que não está correta:

a) Galileu desenvolveu o telescópio a partir do aperfeiçoamento de lunetas e lentes.

b) Galileu elaborou teorias consistentes sobre o movimento dos corpos, sendo a Lei da Inércia uma expressão dessas teorias.

c) Galileu foi submetido ao tribunal da Inquisição para esclarecer suas opiniões a respeito do movimento do planeta Terra em torno do Sol.

d) Galileu colaborou diretamente com Isaac Newton na elaboração do livro “Philosophiae naturalis principia mathematica (1678).

e) Galileu conseguiu observar, por meio do telescópio, as imperfeições da Lua, como as crateras que nela existem.

Alternativa correta: D

Newton não chegou a conhecer Galileu, dada a distância temporal entre um e outro. As influências que Newton recebeu de Galileu foram indiretas, a partir das obras.

Compartilhe

TOPO