Celoma

O celoma é uma cavidade corporal presente nos animais triblásticos, ou seja, aqueles que possuem os três folhetos embrionários.

Durante o desenvolvimento dos animais, ocorrem diversas transformações para a formação completa do animal adulto. Uma etapa importante é a formação do celoma, uma cavidade corporal que pode ser usada como critério na classificação dos animas. Então, continue a leitura para saber mais sobre a sua formação e importância.

O que é o celoma

O celoma é uma cavidade corporal presente em animais triblásticos e está localizado no interior da mesoderme. Sua formação ocorre quando, no desenvolvimento embrionário, a mesoderme se divide em dois novos folhetos, um que acompanhe a ectoderme e outro que acompanha a endoderme. Assim, entre esses novos folhetos, surge a cavidade. Essa cavidade é revestida por tecido mesodérmico e é preenchida por fluido celômico.

A importância do celoma

O celoma possui a função de proporcionar espaço para alojar as vísceras dos animais em desenvolvimento. Dessa forma, o tecido que reveste a cavidade confere sustentação aos órgãos e o fluido celômico protege esses órgãos de impactos. Além disso, possuir ou não o celoma é um critério de classificação dos animais. Entenda mais sobre isso a seguir.

Animais celomados, pseudocelomados e acelomados

Os animais triblásticos podem ser classificados em três categorias, de acordo com a presença ou ausência da cavidade corporal. Por isso, confira, abaixo, quais são essas categorias e as características de cada uma.

Animais celomados

Os animais celomados são aqueles que possuem o celoma verdadeiro. Ou seja, apresentam uma cavidade revestida por tecido mesodérmico. Alguns exemplos de animais celomados são: anelídeos, moluscos e cordados.

Animais pseudocelomados

Já os animais pseudocelomados são aqueles que possuem a cavidade corporal, porém ela é revestida por mesoderme e endoderme. Sendo assim, não configura um celoma verdadeiro. Por isso, recebe o prefixo “pseudo” que significa “falso”. Por exemplo: os nematelmintos são animais pseudocelomados.

Animais acelomados

Por fim, os animais acelomados são aqueles que não possuem celoma. Ou seja, esses animais possuem uma cavidade chamada de arquêntero que dará origem ao sistema digestório. Exemplo: platelmintos.

Além de classificar dos animais, os estudos do celoma contribuíram muito para o entendimento da evolução dos animais metazoários. Sendo assim, é uma importante característica utilizada para a construção das árvores filogenéticas.

Saiba mais sobre celoma

Que tal aprofundar seus conhecimentos? A seguir, selecionamos algumas videoaulas sobre o assunto. Aproveite nossa seleção para fazer uma revisão do conteúdo e para tirar todas as suas dúvidas! Acompanhe:

Função do celoma

Essa aula explica, de uma forma simples, o que é o celoma e qual a sua função. Além disso, relembre as diferenças entre um animal celomado e pseudocelomado.

Classificação dos animais de acordo com o celoma

Nesse vídeo você confere como os animais são classificados de acordo com a presença ou ausência da cavidade corporal. Além disso, confira as representações dessa cavidade nas ilustrações da videoaula para auxiliar no entendimento do assunto.

Desenvolvimento e formação do celoma

Aqui, você acompanha todas as fases do desenvolvimento embrionário para compreender como ocorre a formação da cavidade corporal nos animais. Veja a importância das divisões e multiplicações celulares na formação de um indivíduo. Vale a pena conferir o vídeo!

Em conclusão, o celoma é uma cavidade corporal presente em animais triblásticos. Essa cavidade precisa ser revestida pela mesoderme para ser considerada verdadeira. Para saber mais sobre o desenvolvimento do embrião até a fase adulta, leia nosso texto sobre folhetos embrionários.

Referências

HICKMAN, Cleveland P.; ROBERTS, Larry S.; KEEN, Susan L. Princípios integrados de zoologia. 16º Edição, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiência na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton pela mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Celoma. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/celoma. Acesso em: 07 de May de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UFRGS]

O celoma é a cavidade delimitada diretamente:

a) apenas pela endoderme.
b) pela ectoderme e mesoderme.
c) apenas pela mesoderme.
d) pela endoderme e mesoderme.
e) apenas pela ectoderme.

Alternativa correta é c) apenas pela mesoderme.

O celoma verdadeiro é revestido por tecido mesodérmico. Caso contrário, não é considerado celoma.

2.

Animais triblásticos possuem três folhetos germinativos, são eles: endoderme, mesoderme e ectoderme. Esses animais podem ser classificados de acordo com a presença ou ausência do celoma. Dentre os grupos de animais listados abaixo, qual deles indica o grupo de animais pseudocelomados?

a) Cordados.
b) Platelmintos.
c) Moluscos.
d) Nematelmintos.
e) Poríferos.

A alternativa correta é d) Nematelmintos.

Esses animais possuem a cavidade corporal revestida por mesoderme e endoderme, por isso são considerados pseudocelomados.

Compartilhe

TOPO