Phrasal verbs

Phrasal verbs são formados pela união de um verbo e um advérbio.

Os phrasal verbs são muito comuns em inglês e podem ser usados em diversos contextos. Eles são formados por um verbo principal mais um advérbio ou uma preposição (ou ambos). Dessa forma, o sentido do verbo é modificado e ele se encaixa em contextos diferentes. A seguir, você aprenderá mais sobre essa estrutura.

Índice do conteúdo:

O que são phrasal verbs

Assim como já foi dito, phrasal verbs são formados por verbo principal + advérbio ou preposição. Consequentemente, o sentido do verbo principal é modificado, fazendo com que esse phrasal verbs possa ser usado em outras situações, principalmente, em contextos mais informais.

  • We’re going to try out this new dish. (Nós vamos experimentar esse novo prato.)
  • Could you look after my cat while I’m visiting my family? (Você poderia cuidar do meu gato enquanto eu visito minha família?)

Então, como é possível notar, os exemplos acima apresentam os phrasal verbs try out e look after, o verbo try significa tentar e look, olhar. Contudo, quando são colocados com out e after, o seu sentido é modificado, formando os phrasal verbs try out (experimentar) e look afeter (cuidar).

Os phrasal verbs mais usados

Existem vários phrasal verbs diferentes, alguns são formados com o mesmo verbo e diferentes advérbios, apresentando uma enorme variação, além de serem muito comuns no inglês, principalmente em falas encontradas em séries de televisão, filmes, video games, entre outros.

Are you looking for videos?

Para continuar aprendendo sobre phrasal verbs, foram separados alguns vídeos sobre o assunto. Assim, você pode aprofundar o seu conhecimento sobre a matéria.

Phrasal verbs e o cotidiano

No vídeo, a professora Cintya explica sobre as características e usos dos phrasal verbs, apontando como são formados e a mudança de significados.

O que são phrasal verbs

Aqui, os phrasal verbs são ensinados de uma maneira descomplicada e com muita didática para você aprender direitinho o que são e quando usar. O vídeo ainda conta com exemplos de usos no cotidiano, confira!

Phrasal verbs mais usados

Nesse vídeo, o professor Gavin, do Small Advantages, explica brevemente o que são os phrasal verbs e porquê são usados. Além disso, ele lista 20 dos phrasal verbs mais importantes e como usá-los.

Assim, tem-se aqui o que são e quais as características dos phrasal verbs. Quer continuar aprendendo? Leia sobre os verbos irregulares em inglês e bons estudos!

Referências

A Simplified Guide to Phrasal Verbs – Executive Training Institute Malta (https://www.etimalta.com/a-simplified-guide-to-phrasal-verbs/)
Phrasal verbs – British Council (https://learnenglish.britishcouncil.org/grammar/intermediate-to-upper-intermediate/phrasal-verbs)
Phrasal verbs and multi-word verbs – Cambridge Dictionary (https://dictionary.cambridge.org/pt/gramatica/gramatica-britanica/phrasal-verbs-and-multi-word-verbs)

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Phrasal verbs. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/phrasal-verbs. Acesso em: 26 de August de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [FUNDATEC - 2020 (adaptada)]

Mark the sentence in which the phrasal verb or idiom has a similar meaning to “searching for”.

a) We are looking forward to meet you! Come as soon as you can.
b) Anthony looks after his little brother when their parents go out.
c) Jimmy looks up to his father! He admires his strength of character.
d) She is looking for a new house, she wants to live near downtown.
e) If you don’t dress appropriately, they might look down on you!

d) She is looking for a new house, she wants to live near downtown.

“Searching for” significa “procurar”. O phrasal verb que possui esse significado é “look for”.

2. [NUCEPE - 2016]

Identify the item that best replaces the phrasal verb in bold type.

I’ve just ran into your sister on the mall.

a) talked.
b) met by chance.
c) gave something to.
d) fell.
e) studied with.

b) met by chance.

“Run into” significa “encontrar por acaso”. Essa ideia também é expressa pela expressão “met by chance”.

Compartilhe

TOPO