In, on, at

Usamos as preposições "in", "on" e "at" em contextos que se referem a tempo e a espaço.

Preposições são palavras utilizadas para conectar elementos em uma frase. Em inglês, as preposições in, on e at são muito usadas, principalmente para indicar a posição de algo. Mas como diferenciar o seu uso? Veremos abaixo mais sobre essas palavras. Acompanhe:

Índice do conteúdo:

Como usar a preposição IN

A preposição in é aplicada nas frases para indicar as seguintes situações: uma localização em uma área maior e períodos extensos de tempo.

Para indicação de tempo

Nesse caso, in refere-se a períodos não específicos e extensos de tempos, como partes do dia, mês, estações do ano etc. Por exemplo:

  • This place gets very hot in the summer. (Este lugar fica muito quente no verão.)
  • She called me in the afternoon. (Ela me ligou à tarde.)

Para indicação de lugar

Semelhante à ideia de tempo, in refere-se a espaços maiores e, assim, menos específicos, como cidades, partes da casa, países etc. Observe:

  • He lived in Japan for 5 years. (Ele morou no Japão por 5 anos.)
  • My cat is sleeping in my bedroom. (Meu gato está dormindo no meu quarto.)

Assim, temos que a preposição in é aplicada quando referenciamos elementos de tempo e espaço maiores e menos específicos, como países, cidades, dias e meses.

Como usar a preposição ON

Em contraste com a preposição anterior, usamos on quando nos referimos a datas específicas e lugares com superfícies, além de elementos exclusivos de meios eletrônicos.

Para indicação de tempo

Quando queremos falar sobre uma data específica (um aniversário, por exemplo), a preposição on é usada, como podemos ver abaixo:

  • His birthday is on March 12th. (O aniversário dele é em 12 de março.)
  • I have English class on Wednesdays. (Eu tenho aula de inglês nas quartas-feiras.)

Para indicação de lugar

No caso de lugares, on é usado para indicar superfícies, como ruas, ou objetos em cima de algo, além de indicar uma posição ao longo de uma estrada ou corpo de água, andar de um prédio e presença em transportes públicos. Por exemplo:

  • I left my phone on the table. (Eu deixei meu celular na mesa.)
  • They live on the 4th floor. (Elas moram no quarto andar.)

Logo, on é usado nas situações notadas acima: datas específicas e lugares com superfícies, indicando que há algo acima de outra coisa.

Como usar a preposição AT

A preposição at é utilizada em contextos em que queremos indicar horários, momentos e lugares específicos, como veremos abaixo.

Para indicação de tempo

Usamos a preposição at para nos referir a horários e momentos específicos – geralmente quando falamos sobre planos, compromissos e horários marcados. Observe nos exemplos abaixo:

  • We have class at 8 a.m. (Nós temos aula às 8 horas da manhã.)
  • The movie starts at 7 p.m. (O filme começa às 7 horas da noite.)

Para indicação de lugar

Assim como na questão do tempo, a preposição at é usada para apontar lugares específicos, como certos espaços, locais de trabalho e estudo, endereços e lojas. Por exemplo:

  • I’m at home right now. (Eu estou em casa agora.)
  • We work at that company. (Nós trabalhamos naquela empresa.)

Então, temos aqui os elementos que caracterizam o uso da preposição at, usada para indicar lugares e horários específicos.

Vídeos sobre in, on e at

Quer aprender mais sobre essas preposições? Separamos vídeos com professores explicando os usos e as características de in, on e at. Confira!

Preposições e tempo

No vídeo, a professora Jackie fala sobre como usar as preposições em contextos nos quais nos referimos ao tempo, com um pequeno teste de conhecimento. Ela explica, também, algumas exceções das regras. Acompanhe!

Dicas sobre as preposições

Aqui, o professor Gavin explica sobre o uso das preposições na questão do tempo de maneira resumida e ilustrada, exemplificando os contextos em que encontramos essas palavras.

Preposições e lugares

Nesse vídeo, a professora Cyntia fala sobre como as preposições discutidas aqui aparecem em contextos de espaço, explicando como usar e as diferenças entre in, on e at.

Agora, você já sabe as características das preposições in, on e at e como elas são usadas em contextos de tempo e espaço. Quer continuar aprendendo sobre a língua? Veja a matéria sobre horas em inglês e bons estudos!

Referências

At, on and in (place) – Cambridge Dictionary (https://dictionary.cambridge.org/pt/gramatica/gramatica-britanica/at-on-and-in-place)
Preposições em Inglês: In, On, At – English Live (https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/preposicoes-em-ingles-in-on-at/)

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. In, on, at. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/in-on-at. Acesso em: 17 de April de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [MJSP]

Choose the right preposition to fill up the following sentence: “I’m data scientist ____ MJSP.”

a) in
b) at
c) on
d) within
e) for

Resposta correta: b) at

Nesse caso, temos um local de trabalho específico, portanto usamos a preposição “at”.

2. [EEAR 2007]

Choose the best alternative to complete the blanks:

Julie was born __________ July 3, __________ night, __________ New York.

a) in / at / at
b) on / at / in
c) in / at / in
d) on / in / at

Resposta correta: b) on / at / in

Usamos a preposição “on” quando temos datas específicas e “in” quando nos referimos a cidades. Já a expressão “at night” é exceção da regra que dita que usamos “in” para nos referirmos a partes do dia.

Compartilhe

TOPO