Verbos irregulares em inglês

Os verbos irregulares não seguem as mesmas regras de conjugação observadas nos verbos regulares em inglês.

Assim como na língua portuguesa, a conjugação dos verbos no inglês segue certas regras que podem ser aplicadas em grande parte dos casos, nos verbos regulares. As exceções a essas estruturas são os verbos irregulares em inglês; ou seja, a sua conjugação não ocorre da mesma maneira que acontece com outros verbos. A seguir, aprenda quando usar e veja exemplos desse grupo de verbos:

Verbos regulares e irregulares: quando usar e qual a diferença

Como foi estabelecido, existem os verbos regulares e os irregulares. Agora, como diferenciá-los? Basicamente, verbos regulares apresentam o sufixo ed quando conjugados no passado. Por exemplo, o verbo to study torna-se studied. Por outro lado, os verbos irregulares podem aparecer de várias formas. A sua escrita pode mudar totalmente ou permanecer igual; assim, o passado deve ser identificado pelo contexto ou pela pronúncia, caso essa apresente alguma modificação.

Tabela de verbos irregulares

Não existe uma única característica seguida por todos os verbos irregulares. Logo, a melhor maneira de saber se um verbo é irregular ou não é através de consultas a dicionários e tabelas verbais.

Os verbos irregulares apresentam várias formas distintas. Eles não seguem uma regra fixa geral, como já foi dito, e possuem escritas e pronúncias muito variadas entre suas formas no simple present, no simple past e no past participle. A seguir, veremos como alguns desses verbos são aplicados nas frases em inglês.

Exemplos

Agora que já discutimos as características dos verbos irregulares, podemos ver o próximo passo: como eles aparecem em frases. A maneira como eles serão escritos e pronunciados depende do tempo verbal da frase. Logo, precisamos desse contexto para determinar a conjugação do verbo irregular, como podemos observar nos exemplos a seguir:

  • She told me they were home. (Ela me disse que eles estavam em casa.)
  • We saw my sister yesterday. (Nós vimos minha irmã ontem.)
  • The vase was broken. (O vaso foi quebrado.)
  • I had a ball when I was a child. (Eu tinha uma bola quando eu era criança.)
  • He has taught Art for eleven years. (Ele ensina arte há onze anos.)
  • I have read that book, it’s one of my favorites. (Eu li esse livro, é um dos meus preferidos.)
  • She knew the answer, but she forgot. (Ela sabia a resposta, mas esqueceu.)
  • Did you send the e-mail to your boss? (Você enviou o e-mail para sua chefe?)
  • He got a letter from his friend. (Ele recebeu uma carta da amiga.)
  • Be quiet, the movie began! (Fiquem quietos, o filme começou!)
  • They built the house together. (Eles construíram a casa juntos.)
  • He didn’t come to work on Friday. (Ele não veio no trabalho na sexta-feira.)

É importante notar que, assim como ocorre com os verbos regulares, frases negativas geralmente são acompanhadas por didn’t e frases interrogativas são iniciadas com did. As exceções são frases com o verbo to be e frases em tempos verbais que não sejam o simple past ou o simple present. Nesse caso, a sentença dependerá da estrutura apresentada pelo tempo verbal.

3 vídeos para aprender mais sobre verbos irregulares

Procurando mais explicações? Abaixo, seguem videoaulas sobre verbos irregulares para ajudar na compreensão da matéria. Acompanhe:

1. Verbos irregulares no Simple Past

Nesse vídeo, Rennie explica como os verbos irregulares aparecem em frases no simple past, ressaltando a sua pronúncia.

2. Aprendendo verbos irregulares

Aqui, Lucas Gilbert apresenta maneiras para facilitar o estudo e compreensão dos verbos irregulares. Confira!

3. Como memorizar verbos irregulares

No vídeo, a professora mostra como memorizar e entender os verbos irregulares, além de explicar a sua importância na língua inglesa.

Os verbos irregulares em inglês podem ser difíceis à primeira vista, mas compreender como conjugá-los e aplicá-los em frases te dará uma compreensão ainda mais ampla da língua. Para aprender mais, leia também sobre os tempos verbais em inglês e bons estudos!

Referências

Oxford Guide to English Grammar (1994) – John Eastwood

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Verbos irregulares em inglês. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/verbos-irregulares-em-ingles. Acesso em: 22 de September de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [URCA-2010]

Check the alternative which contains only irregular verbs.

a) light – walk – raise
b) win – become– host
c) reflect – split – have
d) become – offer – argue
e) choose – hold – put

e) choose – hold – put

As conjugações desses verbos no simple past são, respectivamente, chose, held e put; ou seja, não seguem a regra dos verbos regulares.

2. [Unesp]

Brazil __________ last year’s world soccer championship.

a) win
b) won
c) wins
d) to win
e) winning

b) won

A frase trata de um campeonato ocorrido no ano anterior. Assim, o verbo to win estará conjugado no simple past, ou seja, won.

Compartilhe

TOPO