Divisão da História

A História pode ser dividida em cinco períodos: Pré-História, História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea

O processo de divisão da história é complexo. Afinal, periodizar significa indicar períodos, demarcar o tempo histórico com marcos significativos, apontar os elementos que caracterizam o tempo demarcado.

Entretanto, dividir a História em períodos atende à fins didáticos e de práticas sociais, mais do que demanda a complexa compreensão dos fatos históricos.

Assim, um período histórico deve apresentar uma unidade própria, revelando aspectos singulares que o diferenciem de outras épocas.

Entretanto, é claro que cada período histórico sempre terá fatos em comum com épocas anteriores ou posteriores a ele como, por exemplo, o meio geográfico, certas necessidades básicas da natureza humana e algumas estruturas sociais.

Mas o que importa na identificação dos períodos históricos é que suas diferenças características sejam mais relevantes e significativas do que os elementos de semelhança com outras épocas.

A polêmica divisão da história

Essas diferenças não devem ser buscadas ao nível dos acontecimentos episódicos (que estão em permanente mudança), mas ao nível das estruturas, dos processos de longa duração.

Nas civilizações cristãs, convencionou-se que o marco inicial para a contagem do tempo histórico é o nascimento de Cristo.

Assim, elaborou-se um calendário cristão, em que o ano 1 é aquele que começa com o nascimento de Cristo. Por isso, as datas anteriores a esse nascimento levam a abreviatura a.C. (antes de Cristo).

Entretanto, nem todos os povos adotam o calendário cristão, como, por exemplo, os muçulmanos e os judeus.

Entre os povos cristãos ocidentais, há uma periodização histórica bastante utilizada. Conforme essa periodização, chamamos de Pré-história o período que vai desde o aparecimento do homem primitivo (hominídeos) até o surgimento da escrita.

A partir daí, inicia-se a História propriamente dita, que no caso ocidental divide-se em quatro partes:

  • Idade Antiga: vai do fim da Pré-história (aparecimento da escrita) até o século V d.C. (queda do Império Romano do Ocidente, em 476);
  • Idade Média: vai do final da Antiguidade até o século XV (queda de Constantinopla, em 1453);
  • Idade Moderna: vai do final da Idade Média até o fim do século XVIII (Revolução Francesa, em 1789);
  • Idade Contemporânea: vai do fim da Idade Moderna até os dias atuais.
divisão da história
Como é feita a divisão da história? (Imagem: Reprodução)

É preciso frisar que nem todos os historiadores concordam com essa divisão da história, e propõem outros tantos critérios para se efetuar novas divisões do tempo.

A rigor, nenhuma periodização é plenamente adequada para satisfazer tema tão amplo como este de que nos ocupamos. A periodização de uma “História geral” será sempre pouco rigorosa, imprecisa e discutível.

Referências

Fernand Braudel – Escritos sobre a  História

Pierre Bourdieu e Roger Chartier – O sociólogo e o historiador

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Teste seu conhecimento

01. [FGV]: A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:

a) o aparecimento da linguagem falada;

b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;

c) o aparecimento da magia e da arte;

d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental;

e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.

 

02. [UFPE]:

“Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”

Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?

a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.

b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.

c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.

d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.

e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

 

01. [FGV]

Resposta: B

Nesse período observamos a presença das primeiras comunidades responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais. Do ponto de vista histórico, essas mudanças trouxeram maior conforto à vida do homem e estabeleceram mais um passo no processo de dominação da natureza. Apesar disso, não podemos dizer que tais descobertas determinaram o fim das comunidades nômades.

 

02. [UFPE]

Resposta: E

O Homem de Neanderthal, que viveu entre 230 e 30 mil anos atrás, foi responsável pela criação de armas complexas e já organizava seus rituais funerários. Chegou a conviver com os primeiros homens e não tem os motivos de seu desaparecimento ainda esclarecidos. Portanto, a ordenação oferecida pela questão não corresponde ao processo de desenvolvimento do homem na Pré-história.

 

Compartilhe nas redes sociais

TOPO