Divisão da História

A História pode ser dividida em cinco períodos: Pré-História, História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea.

A divisão da História é um processo complexo. Afinal, periodizar significa demarcar o tempo histórico com marcos significativos e apontar os elementos que caracterizam o recorte demarcado. Separar a História em períodos atende a fins didáticos e de práticas sociais, além de demandar compreensão dos fatos históricos. Abaixo, veja os cinco períodos da divisão tradicional e atividades sobre o assunto.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é a divisão da História

A divisão da História consiste na demarcação de períodos históricos que apresentam uma unidade própria, revelando aspectos singulares que os diferenciem de outras épocas.

Relacionadas

Iluminismo
O Iluminismo influenciou uma série de transformações políticas e sociais no século XVIII.
Teocracia
Uma teocracia é uma sociedade que é governada por sacerdotes que representam a divindade em uma determinada religião, sendo, assim, a união total entre fé e política.
Alta Idade Média
A Alta Idade Média foi um período marcado pelo feudalismo e pelas invasões bárbaras, que formaram reinos independentes por toda a europa.

É claro que cada período histórico sempre terá fatos em comum com épocas anteriores ou posteriores a ele – como o meio geográfico, certas necessidades básicas da natureza humana e algumas estruturas sociais. Mas o que importa, na divisão da História, é que suas diferenças características sejam mais relevantes e significativas do que os elementos de semelhança com outras épocas.

Essas diferenças não devem ser buscadas ao nível dos acontecimentos episódicos (que estão em permanente mudança), mas ao nível das estruturas, dos processos de longa duração. Nas civilizações cristãs, convencionou-se que o marco inicial para a contagem do tempo histórico é o nascimento de Cristo.

Assim, elaborou-se um calendário cristão, em que o ano 1 é aquele que começa com o nascimento de Cristo. Por isso, as datas anteriores a esse nascimento levam a abreviatura a.C. (antes de Cristo). Nem todos os povos adotam o calendário cristão: é o caso, por exemplo, dos muçulmanos e dos judeus.

Períodos da História

Entre os povos cristãos ocidentais, há uma periodização histórica bastante utilizada. Conforme essa periodização, chamamos de Pré-História o período que vai desde o aparecimento do homem primitivo (hominídeos) até o surgimento da escrita.

Publicidade

A partir daí, inicia-se a História propriamente dita, que, no caso ocidental, divide-se em quatro partes. Confira:

divisão da história
Todo Estudo
  • Idade Antiga: vai do fim da Pré-história (aparecimento da escrita) até o século V d.C. (queda do Império Romano do Ocidente, em 476).
  • Idade Média: vai do fim da Antiguidade até o século XV (queda de Constantinopla, em 1453).
  • Idade Moderna: vai do fim da Idade Média até o fim do século XVIII (Revolução Francesa, em 1789).
  • Idade Contemporânea: vai do fim da Idade Moderna até os dias atuais.

É preciso frisar que nem todos os historiadores concordam com essa divisão da História, sendo que alguns propõem outros critérios para efetuar novas divisões do tempo.

A rigor, nenhuma periodização é plenamente adequada para satisfazer tema tão amplo. A periodização de uma “História geral” será sempre pouco rigorosa, além de imprecisa e discutível. Para continuar aprendendo sobre as transformações do mundo, aproveite e leia também sobre a história da internet.

Publicidade

Referências

Escritos sobre a História – Fernand Braudel
O sociólogo e o historiador – Pierre Bourdieu e Roger Chartier

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Divisão da História. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/divisao-da-historia. Acesso em: 28 de March de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [FGV]: A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:

a) o aparecimento da linguagem falada.

b) a domesticação dos animais e plantas, isto é, o aparecimento da agricultura e do pastoreio.

c) o aparecimento da magia e da arte.

d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental.

e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.

 

02. [UFPE]:

“Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”.

Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?

a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.

b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.

c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.

d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.

e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java, que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

 

01. [FGV]

Resposta: B

Nesse período, observamos a presença das primeiras comunidades responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura e da domesticação de animais. Do ponto de vista histórico, essas mudanças trouxeram maior conforto à vida humana e estabeleceram mais um passo no processo de dominação da natureza. Apesar disso, não podemos dizer que tais descobertas determinaram o fim das comunidades nômades.

 

02. [UFPE]

Resposta: E

O Homem de Neanderthal, que viveu entre 230 e 30 mil anos atrás, foi responsável pela criação de armas complexas e já organizava seus rituais funerários. Chegou a conviver com os primeiros homens e não tem os motivos de seu desaparecimento ainda esclarecidos. Portanto, a ordenação oferecida pela questão não corresponde ao processo de desenvolvimento do homem na Pré-história.

 

Compartilhe

TOPO