Pré-história

O período da pré-história compreendeu a evolução dos seres humanos diante das formas de viver e conviver.

O período da pré-história é aquele que corresponde ao período que antecede à invenção da escrita, desde o começo dos tempos registrados até a data aproximada de 3500 a.C., sendo estudado pelas áreas da paleontologia, arqueologia e antropologia. Esse período pode ser usado para contextualizar ainda um determinado povo ou nação, como o período da história sobre o qual não se encontram documentos escritos. No Egito, por exemplo, a pré-história terminou aproximadamente 3500 a.C., mesmo que existam algumas culturas da Idade da Pedra tenham coexistido com as civilizações depois dessa data.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A transição pela qual passam para que se entre na “história propriamente dita” se dá através do período que ficou conhecido como proto-história, descrito em documentos posteriores ou externos, mas o termo pré-história refere-se principalmente à importância da escrita para a civilização ocidental.

O estudo desse período não é fácil, uma vez que não existem documentos que mostrem como se deu a evolução humana em seu decorrer, porém as áreas da arqueologia, antropologia, paleontologia e genética, além de outras áreas científicas, ajudam a entender o que se passou, uma vez que por meio da análise dos restos humanos, sinais da presença e utensílios preservados, conseguem traçar, mesmo que de forma parcial, como se deu a cultura, os costumes e os credos.

A história da investigação sobre esse período começou por meio da descoberta do primeiro fóssil de um ser humano no ano de 1823, e em 1829, encontraram um fóssil de um homem de neandertal, além de outros nos anos seguintes. Charles Darwin, em 1859, publicou A Origem das Espécies, e 6 anos depois, Gregor Mendel publicou os resultados de suas experiências genéticas.

Os primórdios da história do homem

Existem ainda, nos dias de hoje, algumas dúvidas a respeito dos antepassados mais remotos dos seres humanos como são conhecidos hoje. Os seres modernos surgiram somente há 150 mil anos, sendo que os mais antigos pertencem ao gênero Ardipithecus e Austrolopithecus. Segundo especialistas, a presença do Ardipithecus ramidus foi confirmada na terra entre 4 e 5 milhões de anos atrás, tendo feições e modos de comportamento bem menos versáteis. O Homo Habilis, por sua vez, esteve presente na Terra entre 2,4 e 1,5 milhões de anos atrás, e o Homo Erectus entre 1,8 milhão e 300 mil anos. O sucessor, o Homo neanderthalensis, variou entre 230 mil e 30 mil anos, dando lugar ao Homo sapiens, que é o homem como conhecemos atualmente, há aproximadamente 120 mil anos, surgindo como uma variação.

Esses grupos foram vistos, de uma forma geral, como caçadores e coletores, não possuindo, portanto, fixidez de território e sendo praticantes do nomadismo. A ação dos hominídeos é dividida pela arqueologia e pela história no período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, e o Neolítico ou Idade da Pedra Polida, divisões que tem como referência o domínio da tecnologia rústica, como o uso de artefatos como pedras, pedaços de ossos, madeira e cerâmica.

A última fase da Pré-história é considerada a Idade dos Metais, correspondendo ao período em que o homem dominou o fogo e começou a fazer a fusão dos metais, conseguindo obter o bronze. Esse período consta como sendo entre 6 e 5 mil anos atrás, coincidindo ainda com as primeiras civilizações.

Referências

História Geral: Idade média, moderna e contemporânea incluindo pré-história, Grécia e Roma – C Vicentino

Por Natália Petrin
Teste seu conhecimento

01. [UFPE] “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”
Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?
a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.
b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

02. [FCSCL-SP] Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.
II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.
III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.
a) Todas as proposições são verdadeiras.
b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.
d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.
e) Todas as proposições são falsas.

01. [E]
02. [C]

Compartilhe nas redes sociais

TOPO