Teocracia

Uma teocracia é uma sociedade que é governada por sacerdotes que representam a divindade em uma determinada religião, sendo, assim, a união total entre fé e política.

Você sabe o que significa teocracia? Teocracia é uma forma de governo que considera uma divindade religiosa como a fonte de toda autoridade.

Assim, em um governo teocrático, todas as leis e regulamentos se originam das regras estabelecidas por uma religião em particular.

Significado, origem e conceito

A ideia por trás da teocracia remonta ao primeiro século d.C., quando foi usada pela primeira vez para descrever o tipo de governo praticado pelos judeus.

Naquela época, a maioria dos governos se enquadrava em uma das três categorias: monarquia, democracia ou oligarquia.

Enquanto isso, os judeus viviam sob uma teocracia que admitia sua lei conforme estabelecida por Moisés através de mandamentos do próprio Deus, segundo a tradição judaica.

No entanto, civilizações ainda mais antigas como as da América Pré-Colombiana e as da região da Crescente Fértil, por exemplo, também manifestaram características de governos teocráticos, porém sem cunhar nenhum termo para isso.

Alguns séculos adiante, durante a Idade Média, muitas monarquias eram pelo menos parcialmente teocráticas.

Dessa forma, decisões de governantes em países católicos, por exemplo, eram frequentemente questionadas e descartadas se os papas da época discordassem deles, ao mesmo tempo em que os líderes religiosos frequentemente aconselhavam os governantes em questões tanto de governo quanto religiosas.

Os governos teocráticos ou parcialmente teocráticos começaram a mudar à medida em que o protestantismo e outras religiões não católicas ganharam influência em algumas nações europeias.

Muitos países ainda podem ter religiões oficiais ou ter líderes que são aconselhados por figuras religiosas, mas essas condições sozinhas não atendem à definição de uma teocracia.

Como funciona um regime teocrático?

Nos governos teocráticos, o governo opera sob a regra divina, ou seja, a divindade é reconhecida como chefe de Estado e o livro sagrado religioso é frequentemente tratado como uma mensagem da divindade e usado para formular as regras para a sociedade em geral.

Desse modo, em uma teocracia, tanto as leis e regulamentos quanto as normas culturais do país são baseadas em textos religiosos.

Assim, questões como casamento, direitos reprodutivos e punições criminais também são definidas com base em textos religiosos.

E, geralmente, sob uma teocracia, os residentes de um país não têm liberdade religiosa, isto é, existe uma religião oficial a ser seguida, e não podem votar em decisões governamentais.

Se por uma lado em uma teocracia, o governo é mais unificado e eficiente na tomada de decisões, por outro, um governo teocrático tem a desvantagem de dar muito poder a um indivíduo.

Pois, sob uma teocracia, o líder é capaz de abusar do poder através do decreto de leis em nome da divindade e que podem beneficiar a si próprio.

Quais países são teocráticos atualmente?

Na atualidade, ainda existem países que optam por essa forma de governo. Confira abaixo:

Afeganistão

O Afeganistão é um dos exemplos principais de teocracia. O Islã é a religião oficial do país e os principais fundamentos da instituição política do Afeganistão são baseados na lei islâmica.

Irã

Em 1979, após uma revolução que derrubou o monarca do Irã, o país passou a ser governado pelo líder religioso Aiatolá Ruhollah Khomeini, que implementou um sistema político no país baseado em crenças islâmicas tradicionais. Hoje, esse papel é ocupado por Ali Khamenei.

Arábia Saudita

A Arábia Saudita é uma monarquia teocrática islâmica com um dos governos mais rígidos do mundo. O Alcorão, livro sagrado para o islamismo, serve como a constituição do país.

Na Arábia Saudita, qualquer pessoa que seja pega em tentativa de insultar o Islã ou promover qualquer outra fé está sujeita a uma punição bastante severa, incluindo a pena de morte.

Cidade do Vaticano

Diferentemente dos outros países citados que possuem governos islâmico-teocráticos, a Cidade do Vaticano é o único país no mundo com uma monarquia que é guiada pelos princípios do cristianismo.

Assim sendo, o papa além de ser o líder supremo da Igreja Católica, possui poderes executivo, legislativo e judiciário no governo do Vaticano.

Outros países que possuem governos teocráticos são a Mauritânia, o Iêmen e o Sudão.

Referências

A ascensão e a crise da teocracia: teoria e evidências – Mario Ferrero
Theocracy – International Encyclopedia of the Social Sciences
Teocracia – Word Atlas

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Compartilhe nas redes sociais

TOPO