Lacrosse

Lacrosse é um esporte canadense disputado entre duas equipes de 10 jogadores cada. É jogado com um bastão com suporte em uma das extremidades, usado para capturar, transportar e lançar a bola à meta.

Lacrosse é um esporte coletivo de origem canadense, cujo início se deu a partir de um jogo praticado por indígenas americanos nativos. Nesta matéria você entenderá as características que perpassam a constituição desse esporte, de suas origens às regras atuais. Acompanhe.

Índice do conteúdo:

História

O lacrosse tem origem em um jogo chamado stickball, praticado originalmente por índios americanos nativos. Seus jogos eram vistos como grandes eventos, possuindo duração de dias, sendo disputados em extensas áreas abertas entre aldeias e por grande número de jogadores. Quanto às regras do jogo, eram simples: os jogadores tinham de acertar os gols sem que a bola fosse tocada com as mãos.

Com o tempo, as bolas de madeira foram substituídas por bolas feitas e preenchidas por pele de cervídeos. Além disso, as madeiras utilizadas para lançar a bola também foram sofisticadas, dando lugar a implementos com redes confeccionadas com tendões de cervídeos. No entanto, a prática ainda era referida como stickball. Somente em 1636, com Jean de Brébeuf, o jogo foi chamado de lacrosse.

Jean de Brébeuf foi um missionário jesuíta francês que descreveu as práticas dos índios Huron. Em uma dessas descrições, em 1636, ao se referir ao jogo, chamou-o de lacrosse. Posteriormente, um jogo conhecido como lacrosse canadense foi apresentado pelos índios Caughnawaga em Montreal (1834). Demonstração essa que estimulou o interesse no desenvolvimento do jogo no Canadá, especialmente pelo dentista William George Beers.

Em 1856, Beers fundou o Montreal Lacrosse Club e estabeleceu o primeiro conjunto de regras do jogo. As regras incluíam a redução no número de jogadores, a introdução de uma bola emborrachada e de um taco redesenhado. Como isso, o esporte se tornou um jogo nacional, sendo exibido à Rainha Vitória na Inglaterra, em 1876 e migrando para alguns países, sobretudo europeus.

Como jogar lacrosse?

O lacrosse possui cinco principais tipos: field lacrosse masculino e feminino, box lacrosse, intercrosse e 6 X 6 (uma nova modalidade). Em ambas as modalidades é possível observar o predomínio estratégico desse esporte. Isso se deve principalmente às funções dos jogadores na partida, dado que podem atuar apenas em regiões restritas do campo. Sendo assim, veja as regras básicas e funções dos jogadores nesse esporte.

Regras do lacrosse

  • Cada equipe é composta por no máximo 23 jogadores, sendo que apenas 10 permanecem em campo, ocupando as posições de guarda-redes (1), defesas (3), médios (3) e atacantes (3);
  • O campo de jogo é similar ao de futebol brasileiro, medindo 100 m de comprimento e 55 m de largura. Suas balizas (também conhecidas por meta ou gol), no entanto, são quadradas, no formato de pirâmides, medindo 1,83 m de largura e 1,83 m de altura e dispostas em recuo interno nas laterais do campo;
  • Uma partida possui 80 minutos de duração, tempo este dividido em quatro períodos de 20 minutos cada. Além disso, há um intervalo de 10 minutos entre o segundo e o terceiro período e cada equipe pode pedir até dois timeouts de 90 segundos por período;
  • O objetivo da equipe ofensiva é marcar gols na meta adversária. Para isso, deve usar o bastão para capturar, transportar, passar e lançar a bola;
  • São considerados três categorias de falta no lacrosse. A primeira delas é a falta técnica. Esta é indicada quando um jogador toca a bola com as mãos e/ou quando segura ou empurra o adversário. Neste último caso, a equipe é penalizada com expulsão temporária de 30 segundos ou perda da posse de bola;
  • O segundo tipo de falta é a falta pessoal, que ocorre quando há contato físico ilegal e/ou uso indevido/desnecessário de violência. Neste último caso a equipe é penalizada com expulsão temporária de 1 a 3 minutos;
  • A terceiro categoria de falta é a expulsão, aplicada quando há conduta esportiva inadequada, uso de violência desnecessária e/ou acumulo de cinco faltas pessoais. No caso desta falta, o jogador é expulso da partida, sendo impedido de regredir ao jogo.

Equipamentos

  • Uniforme;
  • Capacetes;
  • Equipamento;
  • Joelheiras;
  • Protetores para as mãos;
  • Calçados antiderrapantes;
  • Bastão de lacrosse;

Funções dos jogadores

  • Guarda-redes: esses são os goleiros das equipes. Sua função é impedir a pontuação da equipe adversária protegendo a região da meta. Logo, sua atuação se mantém restrita ao semicírculo que circunda a meta, delimitado no campo. Além disso, a esse jogador é permitido o uso de equipamentos específicos de proteção individual.
  • Defensores: a função desses jogadores é defender a meta e o espaço de ação do goleiro. Por isso, suas ações são restritas à metade defensiva de seu campo, ou seja, ao espaço mais próximo à meta, atrás da linha de meio-campo. Eles podem cruzar a linha de meio-campo, desde que tenham outro jogador atrás. Em geral, não são jogadores que fazem muitos gols, pois atuam mais na intercepção de passes.
  • Médios: são jogadores intermediários, ou seja, atuam tanto no ataque quanto na defesa. São responsáveis pela disputa de posse de bola no meio de campo em cada início e/ou entrada de jogo. Eles podem cruzar o meio de campo sempre que quiserem, usando-se disso para posicionamentos estratégicos durante a partida.
  • Atacantes: são jogadores que atuam na linha de ataque da equipe, tendo como principal função a criação de condições ideais para finalizar a bola na meta adversária. Além disso, devem buscar rápidas recuperações de bolas perdidas para seus oponentes no momento das tentativas de finalização, de modo a reiniciar as investidas e garantir a posse de bola de sua equipe.

Essas são as principais funções dos 10 jogadores que compõem uma equipe de lacrosse, conforme descrito acima, junto às regras básicas desse esporte. Vale ressaltar que os bastões utilizados possuem dimensões específicas conforme a função do jogador (defensivo ou ofensivo). Para saber mais sobre essa modalidade, veja os vídeos apresentados a seguir.

Conheça melhor o lacrosse

A seguir são apresentados alguns vídeos complementares para seu estudo sobre esse esporte. Com eles você poderá reforçar as principais características e regras do lacrosse, entendendo melhor sua dinâmica.

Características gerais do lacrosse

Nesse vídeo o professor Juliano Tagliati comenta a respeito de características gerais do lacrosse descritas nesta matéria. Além disso, ao final de seu vídeo, apresenta um breve registro de uma partida de lacrosse e imagens dos equipamentos. Assista e confira esses elementos para complementar seus estudos.

Material adaptado

Veja nesse vídeo do professor Matheus uma sugestão de material adaptado para praticar o lacrosse. No vídeo o professor explica como confeccionou o material e também demonstra algumas atividades de lançamento da bola à meta, para se familiarizar com movimentos da modalidade. Não deixe de conferir.

Sugestões de atividades

Confira nesse vídeo sugestões de atividades a serem realizadas para uma aproximação inicial com o lacrosse. São atividades que simulam situações e/ou ações do esporte, utilizando-se de materiais e regras adaptadas para um contexto de vivência e experimentação da modalidade.

Embora popular no Canadá e em outros poucos países do globo, o lacrosse vem ganhando adeptos em diferentes locais. Nesta matéria foram apresentadas as principais características e regras segundo as quais esse esporte é organizado. Continue estudando a respeito das modalidades esportivas conferindo a matéria sobre futebol americano.

Referências

World Lacrosse [On-line]. Disponível em: https://worldlacrosse.sport/. Acesso em: 20 de mai. de 2021.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor mestrando em Educação Física formado pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Temáticas estudadas envolvem corpo, subjetividade, discurso, cultura e saúde.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Lacrosse. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/lacrosse. Acesso em: 03 de August de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

Considerando as características apresentadas na matéria, é incorreto afirmar que o lacrosse

I) é um esporte popular em diversos países do mundo.
II) é um esporte disputado em diferentes categorias.
III) é um esporte no qual os jogadores possuem funções específicas, mas podem atuar em qualquer espaço do campo de jogo.
IV) é um esporte com grandes distinções em relação ao jogo no qual foi inspirado.

Estão incorretas as afirmações:
a) I e II.
b) II e III
c) II e IV
d) I e III

A afirmação I está incorreta, pois, o lacrosse é um esporte popular em poucos países do mundo, especialmente da Europa, sendo notadamente um esporte nacional do Canadá. A afirmação III está incorreta, pois, os jogadores desse esporte possuem espaços de atuação restritos, definidos conforme as funções específicas que exercem na equipe. Portanto, a resposta correta é a alternativa d.

2.

De acordo com as regras do lacrosse apresentadas na matéria, obtidas no site da World Lacrosse (https://worldlacrosse.sport/), avalie as afirmações a seguir e indique a verdadeira.

I) Uma partida de lacrosse possui duração de 80 minutos, sendo organizadas em dois períodos de 40 minutos, com intervalo de 20 minutos entre elas.
II) As equipes devem ser constituídas por no mínimo 23 jogadores, os quais possuem funções específicas, embora possam atuar em qualquer espaço do campo de jogo.
III) Os jogadores estão sujeitos a três tipos de falta: técnica, pessoal e expulsão, sendo que cada uma é aplicada em situações específicas.

A afirmação verdadeira é a III. A primeira afirmação é falsa, pois, a partida de lacrosse é organizada em quatro períodos de 20 minutos cada. Já a segunda afirmação é falsa, pois, 23 jogadores é o limite máximo de uma equipe, sendo que os jogadores que atuam durante a partida possuem espaços de atuação restritos.

Compartilhe

TOPO