Gestão de tempo

A Gestão de tempo é um conjunto de processos e ferramentas que dão base ao exercício de planejar e organizar suas tarefas e prioridades. Abaixo, conheça mais sobre esse processo tão necessário hoje!

Muitas pessoas se queixam de que “o tempo está passando mais rápido”. A questão é que o tempo permanece o mesmo e suas prioridades é que não. Por isso, aprender a fazer gestão do tempo é muito importante. Neste post, aprenda sobre este tema!

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Índice do conteúdo:

O que é a gestão de tempo

A Gestão de tempo é um exercício de delimitar as atividades e prioridades num determinado período temporal estabelecido. Para isso, há ferramentas e técnicas para potencializar a realização das tarefas. Ou seja, a produtividade e otimização são as maiores finalidades da Gestão de tempo.

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Conforme a pesquisa realizada pelo International Stress Management Association Brasil (Isma – Brasil), cerca de 60% dos brasileiros afirmam sofrer com a sobrecarga de atividades no dia a dia. Essa sobrecarga gera estresse e ansiedade, prejudicando a produtividade.

Gerir o tempo implica gerir prioridades

Em seu livro “Aprendendo inteligência”, Pierluigi Piazzi afirmou que no Brasil há muitos alunos, mas poucos estudantes. E qual a razão desta afirmação? O fato de que boa parte das pessoas, realizam suas atividades sem estarem conscientes de algo que antecede a tudo isto: o propósito que as move diante delas.

Mesmo que o tempo seja um fator objetivo e igual para todos, há algo que antecede a gestão do tempo, e esse “algo” aponta pra dentro de você. Nesse sentido, falar sobre gestão do tempo atrelado aos estudos é tratar sobre gestão de prioridades na vida.

As pessoas só podem gerenciar algo qualitativamente bem, na medida em que desenvolvem um olhar maduro sobre si próprias. Há algo muito importante que caminha atrelado a esse exercício do autoconhecimento, mas que é muito ignorado na vivencia das atividades: o dizer não.

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Priorizar o que realmente importa requer necessariamente o ato de dizer não. Por isso a frase escrita pelo filósofo grego, Sócrates, é tão central: “conhece-te a ti mesmo” é mais do que um chamado ao conhecimento de si, é um convite ao conhecimento daquilo que também você não é e não tem que fazer. Um exercício contínuo e diário!

A importância da gestão de tempo nos estudos

Abaixo confira alguns dos impactos que a gestão do tempo traz, não só para os estudos, mas para a vida como um todo:

  • Compreender a si mesmo e refletir sobre suas ações;
  • Executar e classificar atividades especificas, relevantes, alcançáveis e mensuráveis e oportunas na gestão de uma tarefa;
  • Identificar problemas e categorizá-los em graus de importância;
  • Definir ações direcionadas e objetivos claros visando um fim (quanto? quando? onde? como?);
  • Organizar prioridades individuais e coletivas e estipular um tempo para a realização delas;
  • Avaliar cenários e planejar ações em prol de um objetivo;
  • Organizar prioridades individuais e coletivas e estipular um tempo para a realização delas;

Esses são alguns apontamentos que evidenciam a importância da gestão de tempo nos estudos. E se você se interessou, que tal aprender a gerir seu tempo e aplicar na sua rotina?

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5 Ferramentas para melhorar a sua Gestão de tempo

Como forma de auxiliar o seu processo de gerenciamento do tempo, confira abaixo algumas ferramentas que otimizarão a sua construção no dia a dia:

1. Método SMART

O método trata-se de uma sigla, que em português significa Específico, Mensurável, Alcançável, Realista e Oportuno. Ou seja, o que não pode ser medido não pode ser gerenciado, é disto que trata o método SMART.

É comum ver pessoas definindo metas e objetivos que, logo após alguns dias, são rapidamente descartados. Mas é interessante perceber que essas faltas, geralmente são movidas por um desconhecimento em relação às técnicas e ferramentas a serem utilizadas para alcançar os objetivos previamente definidos.

2. Matriz de Eisenhower

O método de Eisenhower foi criado em homenagem ao ex-presidente norte americano Dwight D. Eisenhower. Ele divide a gestão do tempo em tarefas importantes e urgentes. O gerenciamento do tempo deve focar na importância e urgência das tarefas.

Quem não gerencia bem o seu tempo, tende a passar o tempo no cumprimento das tarefas sempre urgentes que não são importantes, enquanto aquelas tarefas importantes que não são urgentes terminam sendo negligenciadas por completo.

3. Pomodoro

Para aproveitar seu tempo, é importante ter concentração. Entretanto, esse esforço mental pede repousos e é por isso que depois de algum tempo focado, a mente tende a se dispersar.

O pomodoro é um método que possui o seguinte esquema: estudar por 20 minutos, de forma concentrada e empenhada e descanso de 5 minutos, para que seu cérebro dar um tempo.

4. Método GUT (gravidade, urgência e tendência)

O “Método GUT é um método baseado na gravidade, urgência e tendência, daí vem a sigla que dá nome ao método em si. O método ajuda a classificar as tarefas e começar pelas que são fundamentais.

Liste as atividades que você precisa fazer e classifique de 1 a 5 cada um dos itens; quanto maior a nota, mais importante ele se torna. A gravidade dos itens considera o impacto da tarefa, enquanto a urgência corresponde ao tempo que você pode aguardar para que ela seja feita. Já a tendência é o que acontece se nada for feito!

5. 5W2H

Essa ferramenta é muito utilizada nas dinâmicas profissionais quando o objetivo é engajar alguém para a realização de um objetivo.

Adaptando-a para os estudos, você deve colocar quais atividades quer executar e em seguida estabelecer objetivos. A sigla 5W1H remete às perguntas: “What?” (o que deve ser feito?), “Why?” (por que deve ser feito?), “Where?” (Onde será feito?), “Who?” (Quem executará?) e “How?” (Como será feito?) e “How Much?” (quanto levarei para executar uma tarefa?).

Perceba que ao mensurar e detalhar as ações diante do tempo, a execução das tarefas se torna algo mais próximo de ser alcançado. A ideia de um bom planejamento é realmente que ele seja um norte muito claro de todas as ações e da forma mais eficiente de utilizá-las e realizá-las em prol de um objetivo.

Esses são alguns métodos que ajudam na gestão de tempo. E para te ajudar ainda mais, que tal conferir aplicativos que auxiliam na organização?

5 Aplicativos para melhor gerenciar o seu tempo

Seria possível utilizar os recursos tecnológicos de modo a gerir o tempo e as prioridades? A resposta é sim! Por isso, confia a seleção de aplicativos:

  • Trello: o trello é uma ferramenta de gerenciamento do tempo e de projetos. Ele funciona como um painel de gerenciamento de projetos e permite personalizar os fluxos de trabalho. Na ferramenta, as tarefas são apresentadas em quadros. Para visualização e organização de tarefas diárias, a interface colorida e intuitiva do Trello é uma ótima opção. A ferramenta permite arrastar itens da lista, enviar lembretes, fazer comentários e utilizar marcadores, entre outras funções.
  • Todoist: o Todoist é um aplicativo para organizar tarefas gratuito, que oferece lista de tarefas, colaboração e arquivos em nuvem. Todas essas funcionalidades estão disponíveis na versão gratuita. O aplicativo oferece a possibilidade de gerenciar o tempo de forma mais otimizada e diária.
  • Notion: Notion é uma aplicação que fornece componentes tais como notas, bases de dados, quadros, wikis, calendários e lembretes. Os usuários podem ligar estes componentes para criar os seus próprios sistemas de gerenciamento do conhecimento, tomada de notas, gerenciamento de dados, gerenciamento de projetos, entre outros. No notion, o usuário pode adaptar sua necessidade de organização criando templates e todos podem ser editados e transformados de acordo com o tipo de informação.
  • Evernote: o Evernote é um um software destinado a organização da informação pessoal mediante um arquivo de notas. Ele é ideal para pessoas que trabalham com textos e notas frequentemente. Ele oferece flexibilidade para criar anotações separadas por cadernos e incluir textos formatados com cores e em lista, com anexos e desenhos feitos à mão,
  • Forest: o Forest App funciona como um game social que o ajuda a manter os dedinhos longe do seu celular. Você determina um tempo para não utilizar o celular e se você conseguir, você ganhará recompensas em forma de árvores plantadas. Ele é maravilhoso pra combinar com o pomodoro.

As ferramentas de gestão do tempo são ótimas possibilidades de organizar melhor as atividades e tarefas. Parar para pensar te fará entender que o “como fazer” aponta diversos caminhos de gerir o tempo!

Vídeos sobre o gerenciamento do tempo e de si mesmo

Confira alguns vídeos para você entender um pouco mais sobre o assunto e aplicar na sua rotina de estudos:

Gestão do tempo e a necessidade de planejar suas atividades

Neste vídeo, a estudiosa Gabriela Affonso traz algumas dicas de como gerir melhor o tempo entendendo que esse exercício caminha lado a lado com o planejamento e a organização diária.

A tríade do tempo

Acima, confira um vídeo do canal “Seja Uma Pessoa Melhor”, em que a produtividade é vista como alcançável e possível na vida das pessoas, contanto que esta compreenda a tríade do tempo que guiará os objetivos e metas estabelecidas.

Algumas dicas sobre gestão do tempo

Nesse vídeo produzido pelo canal acima, trata sobre algumas dicas que poderão te ajudar seja na vida pessoal ou na vida profissional. Veja!

É importante entender que a gestão de tempo significa gerenciar a prioridades e objetivos que se colocam diante de nós na própria vida, especialmente nos estudos. Para aprimorar o seu aprendizado, saiba como construir um mapa mental!

Referências

O sofrimento de uma vida sem sentido: caminhos para encontrar a ração de viver (2015) – Viktor E. Frankl
Aprendendo inteligência:A vida intelectual: seu espírito, suas condições, seus método (2010) – A.-D. Sertillanges
Qualidade: a revolução da administração (1990) – William E. Deming
Foco: A atenção e seu papel fundamental para o sucesso (2014) – Daniel Goleman

Thiago Abercio
Por Thiago Abercio

Historiador e mentor educacional formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de História e de Repertório cultural e Ideias, redator e analista de conteúdo. Atualmente realiza pesquisas na área de História da arte e das mentalidades.

Como referenciar este conteúdo

Abercio, Thiago. Gestão de tempo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/dicas/gestao-de-tempo. Acesso em: 01 de May de 2024.

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