Como estudar para o Enem

Não é fácil criar uma rotina de estudos. Por conta disso, separamos 15 dicas essenciais de como estudar para o Enem. Organizar-se para estudar!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova mais importante para alunos do fim do ciclo básico da educação. Com esse Exame, é possível entrar em universidades públicas de todo o país, conseguir financiamento ou bolsas de estudo em uma faculdade privada e muito mais. Nesta matéria, você verá 15 dicas de como estudar para o Enem.

Índice do conteúdo:

15 dicas de como estudar para o Enem

Estudar para o Enem ou para provas de grande escala requer muito foco e muita dedicação. Para te ajudar a criar uma rotina de estudos, separamos dicas de como estudar para o Enem. Com essas dicas, seu estudos serão mais produtivos.

1. Resolva as provas anteriores

Para entender melhor como é o formato da prova e, também, ver como você se adéqua ao tempo dela, refaça as provas anteriores. Em específico, busque fazer provas dos últimos quatro anos. Dessa forma, é possível perceber qual é o formato das questões esperadas no exame seguinte.

2. Veja resoluções comentadas

Uma das melhores maneiras de estudar para o Enem é estudar a partir de resoluções comentadas. Assim, com as explicações, é possível compreender melhor uma parte específica do conteúdo. Aqui, no Todo Estudo, todas as matérias têm resolução comentada de exercícios. Além disso, você também pode assistir vídeos com professores comentando os exercícios do Enem.

3. Cuidado com o tempo

O tempo pode ser um inimigo caso você não consiga lidar bem com ele. Dessa forma, o melhor a se fazer é controlar o tempo gasto em cada prova. Para isso, você pode fazer um simulado e cronometrar seu tempo.

4. Saiba os conteúdos que mais caem no Enem

Qualquer o conteúdo presente no edital pode cair no Enem, porém existem diversos tópicos que são menos cobrados, enquanto existem outros que caem mais. Por exemplo, no caso da Matemática, um dos conteúdos mais cobrados são as progressões aritméticas.

5. Tenha um plano de estudos

Ficar ansioso e não saber por onde começar a estudar para o Enem pode ser muito comum. Por conta disso, muita gente quer estudar tudo de uma vez e não se planeja. Para evitar que isso aconteça e, também, afastar a ansiedade, nada melhor do que ter um plano de estudos. Assim você conseguirá se planejar melhor e saber quando estudar cada matéria.

6. Descanse

Após um ciclo de estudos, descanse a sua mente e dê um tempo para o seu cérebro assimilar o conteúdo estudado. Se você estudar por muito tempo e não se permitir descansar, você poderá chegar à exaustão e esquecer tudo que já estudou. Dessa forma, lembre-se de dar um tempo para a sua cabeça!

7. Alimente-se bem e hidrate-se

Não é meme: mantenha a hidratação em dia. Seja durante seus estudos ou na hora da prova. Muitas pessoas, quando vão estudar para o Enem, ficam tão focadas em cumprir a rotina de estudos que não comem (ou comem porcarias) e não bebem água. Esse hábito pode te prejudicar muito. Estudar intensamente pode queimar tantas calorias quanto uma caminhada leve. Não se alimentar bem pode levar à glicemia, o que causa a lentidão nos pensamentos.

8. Desligue o celular e desconecte a internet do computador

Quem nunca estava estudando, foi dar uma olhadinha nas notificações do celular e, quando percebeu, já tinha se passado mais de uma hora, não é mesmo? Apesar da internet fornecer muitas referências para os estudos, ela também é um prato cheio para a procrastinação. Quando você tira o principal vilão da história, seu tempo de estudo terá um rendimento muito melhor. Se for necessário, imprima o material ou salve-o no computador para não precisar ficar on-line.

9. Atualize-se

É muito comum a prova do Enem relacionar algum conteúdo específico com algum tema atual. Principalmente na prova de História e Redação. Dessa forma, uma boa de como estudar para o Enem é estar de olho nas atualidades do nosso mundo contemporâneo.

10. Não se esqueça da redação

Não é novidade para praticamente ninguém que a redação tem um grande peso na nota do Enem, contudo uma boa redação não é apenas pegar a caneta e jogar as informações no papel. Um bom texto é fruto de muito estudo e muita prática. Dessa forma, a melhor maneira de estudar a redação do Enem é praticar muito. Você pode procurar alguma plataforma on-line que auxilie na seleção de temas de redação ou, ainda, solicitar a algum professor.

11. Leia muito

A melhor forma de compreender um idioma e aumentar o vocabulário é ler. Mesmo que o idioma em questão seja a sua língua materna, é preciso ler muito. Além disso, ler também aumenta a compreensão da ortografia e da interpretação de texto. Por isso, não se esqueça dos livros, das notícias e afins.

12. Use post-its, marcadores, cores etc.

Se você é daquelas pessoas que amam comprar tudo de diferente e colorido que tem na papelaria, essa dica é para você. Se você não é assim, preste atenção nessa dica também. Caso você precise fazer uma anotação extra no seu caderno de estudos ou quer destacar uma informação específica, nada melhor do que usar as notas autoadesivas (os post-its) ou os marca-textos coloridos. Dessa forma, seus destaques ficam mais fáceis de serem encontrados.

Você também pode criar um sistema de cores para estimular a memória visual a ajudar o cérebro. Por exemplo, use laranja para destacar um conteúdo que está com dúvida, verde para conteúdos que possui mais facilidade e por aí vai. Com isso, você otimiza seu tempo e pode alcançar melhores resultados nos seus estudos.

13. Evite cobranças excessivas

As cobranças em excesso nos influenciam de maneira negativa. Isso vale tanto para as cobranças com nós mesmos quanto para as cobranças externas. Dessa forma, evite-as porque podem aumentar a ansiedade e prejudicar os estudos.

14. Nada de decoreba

Os esqueminhas dos professores para decorar um tópico específico podem até ajudar na hora de lembrar de alguma fórmula. Quem nunca pensou no “ReFiCOFaGe”, em Biologia, ou na “fórmula do sorvetão”, em Física, que atire a primeira pedra. No entanto, não conte apenas com esses macetes na hora da prova. Estudar para o Enem é muito mais do que decorar fórmulas, datas e regras. É preciso analisar criticamente cada exercício.

15. Não se esqueça do edital!

Um erro muito comum dos candidatos de provas de grande escala, seja o Enem, vestibular ou qualquer outro concurso, é negligenciar o edital. Ele pode ser o seu maior aliado nos estudos. Isso acontece porque o edital apresenta todos os conteúdos que serão cobrados na prova. Além disso, nele também estão as datas e horários importantes do Enem. Ninguém quer dedicar meses de estudo para o Enem e, no final, virar meme como um dos atrasados para o Exame, não é mesmo?

Entender como estudar para o Enem é um processo que parte de dentro de nós, porque cada ser humano é diferente. Dessa forma, entenda o seu ritmo e, também, respeite o seu tempo.

Cronograma de estudos para o Enem

Em uma das dicas, falamos que é preciso se organizar para estudar para o Enem. Pensando nisso, organizamos um cronograma semanal de estudos para você se basear.

Todo Estudo

Note que nosso cronograma de estudos para o Enem contempla todas as disciplinas, porém você pode adaptá-lo de modo a suprir sua necessidade.

Vídeos sobre como estudar para o Enem

Estudar para o Enem não é um bicho de sete cabeças. É tudo uma questão de foco, dedicação e organização. Pensando nisso, selecionamos três vídeos para você

Como começar a estudar para o Enem?

Saber por onde começar a estudar para o Enem pode não ser uma tarefa fácil. Débora Aladim dá dicas de como começar a estudar para o Exame tanto para quem estuda sozinho e encontra-se no terceiro ano do Ensino Médio quanto para aqueles que estão no primeiro ou segundo ano.

Por onde começar a estudar?

Criar uma rotina de estudos não é uma tarefa instantânea. Ninguém começa a estudar 8 horas por dia em um piscar de olhos. Você pode fazer isso de maneira gradativa. Nesse vídeo, Susane Ribeiro dá dicas de como aumentar a rotina de estudos progressivamente.

Como estudar sozinho para o Enem

Estudar sozinho nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Por isso, Rafaela Castello dá dicas de como estudar sozinho para o Enem. Para isso, ela dá dicas de como aumentar a disciplina na hora dos estudos.

Estar preparado para o Enem faz com que você se adiante em relação aos candidatos que não levam a rotina de estudos a sério. Com as nossas dicas é possível se adiantar ainda mais. Aproveite para ler nossa matéria com os assuntos que mais caem no Enem.

Referências

DOUGLAS, W. Como passar em provas e concursos. Niterói: Impetus, 2015
MANNARINO, U. Pode vir, Enem: O guia definitivo para arrasar no Enem. KDP Amazon, 2019

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Como estudar para o Enem. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/dicas/como-estudar-para-o-enem. Acesso em: 30 de June de 2021.

Compartilhe

TOPO