Coluna vertebral

A coluna vertebral garante a sustentação do corpo. Além disso, ela mantém o equilíbrio e a flexibilidade dos indivíduos.

A coluna vertebral, também chamada de espinha ou coluna espinal, é o eixo central do corpo dos animais vertebrados. Essa estrutura é fundamental para garantir a sustentação do corpo, além de ajudar na realização de movimentos. Cada animal vertebrado possui suas características em relação à coluna. Por isso, neste texto, aprenda mais sobre funções da coluna vertebral em humanos, bem como a sua divisão e composição anatômica.

O que é coluna vertebral?

A coluna vertebral é um eixo composto por diversos ossos, chamados de vértebras. Essa estrutura é um dos componentes do esqueleto axial, ou seja, é responsável por garantir a sustentação do corpo. Dessa forma, pode-se dizer que ela é o pilar da anatomia do ser humano, além de corresponder a cerca de 40% da altura total do indivíduo.

Funções da coluna vertebral

A coluna vertebral desempenha funções importantíssimas. Ela é responsável pela postura ereta e manutenção do equilíbrio. Porém, esse eixo ósseo desempenha outras funções, veja a seguir:

  • Garante a sustentação da parte superior do corpo;
  • Mantém a flexibilidade para a realização de movimentos;
  • É um eixo de comunicação entre o sistema nervoso central e o periférico;
  • Protege a medula espinhal;
  • Atua como ponto de fixação para as costelas.

É possível perceber que essa estrutura apresentam importantes funções. Dessa forma, é essencial o cuidado e a manutenção da coluna vertebral para garantir uma boa qualidade de vida.

Divisão da coluna vertebral

A coluna vertebral dos seres humanos é composta por 33 vértebras no total, que estão divididas em cinco partes, conforme a sua localização. Abaixo, confira como é a divisão dessa estrutura.

Coluna cervical

Essa é a região inicial da coluna vertebral, formada por sete vértebras chamadas de cervicais (C1-C7). A coluna cervical se estende desde a nuca (logo abaixo do crânio) até o início da coluna torácica e possui o formato como de um C invertido. Além disso, a primeira e a segunda vértebra cervical recebem o nome de atlas (C1) e áxis (C2), respectivamente, e são responsáveis pela flexibilidade e movimento de rotação do pescoço.

Coluna torácica

É a região mediana da coluna vertebral e é composta por doze vértebras torácicas (T1-12). Essas vértebras compõem a formação da caixa torácica, por isso possuem características específicas, chamadas de facetas costeias, que articulam com as costelas e outros ossos.

Coluna lombar

A coluna lombar é a parte inferior da coluna vertebral, composta por cinco vértebras lombares (L1-L5). Essas vértebras são as maiores em tamanho e são responsáveis por sustentar maior parte do peso do corpo. Por esse motivo, estão frequentemente sujeitas a maiores esforços, tensões e dores.

Região do sacro

A região do sacro é composta por cinco vértebras sacrais fundidas (S1-S5), formando o osso sacro. Esse osso faz parte da pelve e possui a função de distribuir o peso da parte superior do corpo para os membros inferiores.

Região do cóccix

Localizado logo abaixo do sacro, o cóccix é formado pela fusão de quatro vértebras coccígeas. O cóccix é uma estrutura vestigial encontrada nos humanos. Anteriormente, o cóccix atuava na manutenção do equilíbrio e mobilidade dos ancestrais dos humanos. Porém, ao longo da evolução, tornou-se apenas um vestígio. Assim, sua função atual é ser um ponto de fixação para alguns músculos e garantir o suporte para assoalho pélvico.

As vértebras variam de acordo com o seu tamanho e características. Além disso, não existem vértebras idênticas. Porém, todas elas apresentam as mesmas estruturas que são: corpo vertebral, arco vertebral e processos vertebrais.

Elementos da coluna vertebral

Além das vértebras, a coluna é composta por outros elementos. Veja, a seguir, quais são esses elementos:

  • Discos intervertebrais: estrutura fibrocartilaginosa localizada entre as vértebras. Eles são pontos de apoio para as vértebras evitando o desgaste dos ossos. Assim, ajudam na rigidez e flexibilidade da coluna;
  • Medula espinhal: é uma massa de tecido nervoso localizado dentro do canal vertebral. Ela é uma parte alongada do sistema nervoso central, responsável pela inervação de todo o corpo, pois a partir dela saem os nervos espinhais que conduzem os impulsos nervosos, sensitivos e motores;
  • Articulações: além dos discos intervertebrais, outras articulações são encontradas na coluna. Elas evitam o desgaste ósseo e ajudam na realização dos movimentos;
  • Ligamentos: são estruturas elásticas localizadas próximas às vértebras. Eles são responsáveis por conferir a estabilidade à coluna;
  • Músculos: os músculos que agem sobre a coluna atuam na estabilidade, na manutenção da postura e ajudam na flexão do tronco.

Cada elemento da coluna possui uma função específica, porém, juntos eles são os responsáveis por manter a coluna vertebral desempenhando todas as suas funções.

Curvaturas da coluna vertebral

A coluna vertebral possui quatro curvaturas naturais quando é observada na vista lateral. Confira abaixo cada uma das curvaturas:

  • Lordose cervical;
  • Cifose torácica;
  • Lordose lombar;
  • Cifose sacrococcígea.

As curvaturas aumentam a resistência da coluna, além de auxiliar na manutenção do equilíbrio e da postura ereta. São elas que ajudam a absorvem impactos durante as atividades básicas do dia a dia, ou seja, ajudam a proteger as vértebras contra fraturas.

Saiba mais sobre a coluna vertebral

A seguir, confira uma seleção de vídeos sobre o assunto para você aprofundar seus conhecimentos. Não deixe de conferir e aproveite para revisar o conteúdo.

Anatomia da coluna espinhal

É possível comparar a coluna vertebral com um quebra-cabeça, pois cada peça, ou seja, cada vértebra se encaixa uma sobre a outra para formar esse eixo central do corpo. Para que você não fique com nenhuma dúvida, assista ao vídeo e veja um resumo do assunto estudado.

Fraturas e consequências

Qualquer lesão na coluna é motivo de preocupação. Afinal, essa importante estrutura do corpo humana está diretamente relacionada com os movimentos realizados pelo indivíduo. Então, confira no vídeo, uma explicação sobre as fraturas e entenda como cada parte atingida pode ocasionar em uma lesão diferente.

Lordose e cifose

Assista ao vídeo e entenda as diferenças entre as curvaturas da coluna vertebral, as lordoses e cifoses. Então, aperte o play e tire suas dúvidas!

Em conclusão, a coluna é uma importante estrutura do corpo humano, pois atua na proteção da medula espinhal, além de conferir uma postura ereta e manter o equilíbrio. Aproveite seus estudos sobre biologia e leia mais sobre os nervos cranianos, responsáveis pela condução dos estímulos pelo corpo.

Referências

Anatomia humana: aprendizagem humana – Marcílio Hubner de Minaranda Neto et al. (2016)
Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia – Gerard J. Tortora & Bryan Derrickson (2017)

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Coluna vertebral. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/coluna-vertebral. Acesso em: 22 de October de 2021.

Exercícios resolvidos

1.

A coluna vertebral dos humanos é composta por 33 vértebras empilhadas umas sobre as outras. Entre cada vértebra, está localizado os _________ ____________ que possuem a função de evitando o desgaste desses ossos.

Assinale a alternativa que complete corretamente a lacuna:

a) nervos espinhais.
b) ligamentos.
c) músculos.
d) discos intervertebrais.
e) ossos fundidos.

A alternativa correta é d) discos invertebrais.

Os discos intervertebrais são um tipo de articulação fibrocartilaginosa que atuam como pontos de apoio para as vértebras. Dessa forma, evitam o desgaste dos ossos e ajudam na rigidez e flexibilidade da coluna vertebral.

2.

Sobre a região do cóccix da coluna vertebral, assinale a alternativa correta:

a) é a região que possui as maiores vértebras e é responsável por sustentar maior parte do peso do corpo.
b) anteriormente atuava na manutenção do equilíbrio e mobilidade. Porém, atualmente é um ponto de fixação para alguns músculos.
c) região onde estão localizadas as vértebras chamadas atlas e áxis.
d) é um alongamento do sistema nervoso central e é dela que partem os nervos espinhais.
e) essa região atua na manutenção do equilíbrio e da postura ereta, absorvendo impactos das atividades.

A alternativa correta é b) anteriormente atuava na manutenção do equilíbrio e mobilidade. Porém, atualmente é um ponto de fixação para alguns músculos.

O cóccix é uma estrutura vestigial encontradas nos humanos. Hoje, além de atuar fixando alguns músculos, também confere suporte ao assoalho pélvico.

Compartilhe

TOPO