Nervos cranianos

Os nervos da região da cabeça são chamados de nervos cranianos. Neste texto, você aprenderá sobre sua origem e funções de cada nervo.

Os nervos são prolongamentos dos neurônios revestidos por tecido conjuntivo e responsáveis pela condução dos estímulos até o sistema nervoso central ou pela emissão de resposta em determinados órgãos. Em específico, os nervos cranianos fazem conexão com o encéfalo e possuem diversas funções importantes. Vamos conhecer as características desses nervos e como são classificados.

nervos cranianos
Fonte: iStock

O que são nervos cranianos?

Os nervos cranianos em humanos são formados por 12 pares de nervos e conectam o encéfalo com aos órgãos do sentido e músculos que estão localizados na cabeça. Cada um dos pares possui nomenclatura específica onde são numerados em algarismos romanos e de acordo com a sua origem aparente.

Os nervos cranianos

Esse tipo de nervos podem apresentar fibras motoras e/ou sensitivas. Além disso, desempenham diversas funções que podem variar de acordo com sua localização de cada nervo. A seguir, vamos conhecer a nomenclatura e suas funções destes nervos.

Todo Estudo
  • I- Nervo Olfatório: nervo sensitivo, responsável pela condução de impulsos olfatórios;
  • II- Nervo Óptico: nervo sensitivo relacionado à condução de impulsos visuais;
  • III- Nervo Oculomotor: nervo motor, também chamado de nervo motor ocular comum, é responsável pela movimentação dos olhos;
  • IV- Nervo Troclear: também responsável pela movimentação dos olhos;
  • V- Nervo Trigêmeo: é um nervo misto. A parte sensorial atua nas percepções sensitivas da pele, da face e do couro cabeludo, enquanto a parte motora tem a função de movimentar a mandíbula;
  • VI- Nervo Abducente: responsável pela movimentação dos olhos;
  • VII- Nervo facial: nervo misto, onde sua função é de controlar os músculos faciais (ramo motor) e percepções gustativas (ramo sensorial);
  • VIII- Nervo autitivo: pode ser chamado de vestibulococlear, trata-se um nervo sensitivo que está relacionado com a audição e o equilíbrio/movimentação;
  • IX- Nervo Glossofaríngeo: nervo do tipo misto. É responsável pela percepção de gosto no terço anterior da língua, movimentação da faringe e inervação da glândula parótida;
  • X- Nervo Vago: nervo misto, responsável pela inervação das vísceras;
  • XI- Nervo Acessório: nervo motor, atua na inervação dos músculos esqueléticos e sua movimentação;
  • XII- Nervo Hipoglosso: nervo motor, relacionado à movimentação da língua, faringe e laringe.

Nervos Cranianos Motores

Nervos motores são aqueles que conduzem impulsos àqueles distantes do sistema nervoso central (neurônios eferentes). Ou seja, são aqueles nervos que atuam na movimentação de músculos e outros membros. Como exemplos de nervos motores (puros), temos os nervos III, IV, VI, XI e XII já mencionados.

Nervos Cranianos Sensitivos

Os nervos sensitivos são aqueles que conduzem impulsos para o sistema nervoso central (neurônios aferentes). Eles são responsáveis pelas percepções sensitivas. Dentre os nervos sensitivos (puros), temos os nervos I, II e VIII.

Nervos Cranianos Mistos

Os nervos mistos são aqueles que apresentam uma porção motora e outra sensorial. Dessa forma, carregam informações em ambos os sentidos. Os nervos V, VII, IX e X são exemplos de nervos mistos.

Saiba mais sobre nervos cranianos

Para auxiliar no seu compreendimento sobre o conteúdo, selecionamos algumas videoaulas. Então, confira os vídeos abaixo.

Aula completa sobre nervos cranianos

Neste vídeo, há uma aula completa para que você possa compreender a origem e funções dos nervos.

Revisão sobre nervos cranianos

Aqui, há um vídeo rápido sobre os nervos cranianos. Nele, você pode revisar de forma objetiva as funções de cada nervo e sua nomenclatura.

Portanto, os nervos cranianos são aqueles que fazem conexão com o encéfalo. Dentre os 12 pares de nervos, temos os tipos motores, sensitivos ou mistos, onde cada um possui uma determinada função. Continue estudando biologia e entenda mais sobre a transferência de informações por meio da transmissão do impulso nervoso integrada ao sistema nervoso.

Referências

TORTORA, G. J. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia, 4° Edição. São Paulo: ArtMed, 2004.

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton na mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Nervos cranianos. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/nervos-cranianos. Acesso em: 15 de August de 2020.

Exercícios resolvidos

1.

Os nervos cranianos de humanos são encontrados em pares. Quantos são?

a) 7 pares.
b) 12 pares.
c) 2 pares.
d) 23 pares.

A alternativa correta é b) 12 pares

2.

Os nervos cranianos podem ser classificados em três tipos básicos: motores, sensitivos e mistos. Analise as alternativas a seguir e marque aquela em que não é encontrado um nervo sensitivo.

a) Nervo vestibulococlear.
b) Nervo óptico.
c) Nervo abducente.
d) Nervo olfatório.

A alternativa correta é c) Nervo abducente, pois esse nervo é um nervo motor relacionado ao movimento dos olhos.

Compartilhe

TOPO