Transmissão do Impulso Nervoso

A transmissão do impulso nervoso ocorre a partir de um fenômeno eletroquímico de transmissão de informação por meio de células nervosas.

A transmissão do impulso nervoso é um fenômeno de característica eletroquímica, ocorrendo nas células nervosas, cuja função é fazer funcionar o sistema nervoso de forma adequada.

Esta transmissão é resultante das mudanças das cargas elétricas que ocorrem na membrana dos neurônios; por sua vez, células especializadas em processar informações e emitir os impulsos.

Transmissão do Impulso Nervoso
(Imagem: Reprodução)

Por ser um fenômeno eletroquímico, tal como o próprio nome sugere, ele envolverá princípios químicos e elétricos. É possível dispor, assim, ambos os fenômenos da seguinte forma:

  • Princípio elétrico: referente à propagação de um sinal interno de um neurônio. O início se dá no corpo da célula, transmitido, em seguida, na direção dos axônios;
  • Princípio químico: refere-se às sinapses. Estas consistem na transmissão do impulso nervoso de uma célula para outra, por meio dos neurotransmissores;

Processos que envolvem a transmissão de impulso nervoso

Dessa maneira, potencial de ação, bomba de sódio e potássio e sinapses abrangerão os três processos que envolvem a transmissão de impulso nervos. De forma generalizada, terão todos os mesmos fins e princípios, no entanto com ocorrências diferentes.

Potencial de Ação

Toda a vez que os neurônios se mantém em repousa, há uma carga negativa em sua membrana em comparação ao exterior. Assim, existirá uma diferença no potencial elétrico apresentado, sendo definido como potencial de repouso.

Acontecerá, dessa maneira, uma inversão de cargas observadas. No interior da célula, esta troca será rápida e brusca, buscando tornar-se positiva em relação à parte externa.

As trocas proporcionam uma diferença no potencial elétrico entre a região externa e interna da membrana. Esse processo receberá a denominação de Potencial de Ação.

Ocorrerá, portanto, uma alteração elétrica substancia concentrada em uma pequena área que se espalhará. O processo de expansão, no entanto, se chamará despolarização, com tempo de alguns segundos apenas, retornando ao repouso logo em seguida (repolarização).

Bomba de sódio e potássio

No processo da bomba de sódio e potássio, as cargas elétricas sofrem o deslocamento nos neurônios em caráter de íons. Destaca-se, neste processo, o íon de sódio (Na+) e o de potássio (K+).

A dupla atravessará a membrana por meio de canais protéicos correspondentes, dispostos na membrana. A bomba de sódio e potássio movimentará os íons Na+ e K+ de acordo com o favorecimento do gradiente de energia.

Ao retirar o sódio e colocar o potássio no meio intracelular, o uso de ATP Será necessário. Por outro lado, para o caminho inverso, a ATP se transformará em ADP, realizando o processo inverso.

Sinapses

A sinapse é o processo em que há a transmissão do impulso nervoso do axônio de uma célula com o dendritos da célula o lado. Por meio dos neurotransmissores, o sinal é conduzido quimicamente estimulado por um impulso elétrico.

Acontece, então, um Potencial de Ação, em que há um constante estímulo de impulso nervoso de uma célula com a sua vizinha.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Transmissão do Impulso Nervoso. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/transmissao-do-impulso-nervoso. Acesso em: 30 de July de 2021.

Teste seu conhecimento

01. [URCA] O impulso nervoso é responsável por todas as nossas ações no dia a dia. Sobre esse fenômeno biológico, é verdadeiro que sua natureza é:

a) Elétrica.

b) Eletromecânica.

c) Mecânica.

d) Química.

 

02. [FUVEST] Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso.

I. Neurotransmissores atingem os dendritos.

II. Neurotransmissores são liberados pelas extremidades do axônio.

III. O impulso propaga-se pelo axônio.

IV. O impulso propaga-se pelos dendritos.

V. O impulso chega ao corpo celular.

Que alternativa apresenta a sequência temporal correta desses eventos?

a) V – III – I – IV – II.

b) I – IV – V – III – II.

c) I – IV – III – II – V.

d) II – I – IV – III – V.

01. [A]

02. [B]

Compartilhe

TOPO