Encéfalo

O encéfalo tem sua formação a partir do conjunto entre cérebro, cerebelo e tronco encefálico, com funções específicas.

O encéfalo é uma região do corpo formada por cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Ele encontra-se onde denomina-se como caixa craniana, ocupando todo o espaço. Junto à medula espinhal e os nervos, abrange o sistema nervoso do corpo.

Envolvida por membranas denominadas como meninges, estas terão a função de proteger o encéfalo e a medula contra possíveis choques de contato mecânico.

encéfalo partes
(Imagem: Reprodução)

Partes do encéfalo

Como supracitado, o encéfalo é formado por cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Com funções específicas, cada uma das regiões terá sua determinada importância.

Cérebro

Correspondente a maior parte do encéfalo, o telencéfalo, totalizando 90% da massa encefálica e constituindo grande parte da região.

Possuindo uma superfície característica que é marcada por sulcos, estes formam, junto às reentrâncias, as circunvoluções cerebrais.

Há, assim, o sulco profundo, que divide o cérebro em duas metades, em hemisfério direito e esquerdo. Ambos estão interligados através do denominado corpo caloso, constituído por várias fibras nervosas.

Além disso, o cérebro possui duas colorações diferentes que dividem as regiões do cérebro. Há a região de coloração cinza, que forma o córtex cerebral, denominada como massa cinzenta, e a mais interna, de coloração branca, denominada como massa branca.

Considera-se, ainda, as regiões que são delimitadas nos córtex de cada hemisfério, denominadas como lobos. Responsáveis pela coordenação de determinadas funções, como raciocínio, sentidos e memória, são divididos em quatro tipos:

  • Lobo Frontal;
  • Lobo Temporal;
  • Lobo Parietal;
  • Lobo Occipital;

Cerebelo

O cerebelo é observado na região que compreende o cérebro e o tronco encefálico. Está conectado à medula espinhal e ao tálamo, por meio de fibras nervosas.

Inserido no encéfalo, o cerebelo é constituído de massa branca; prolongamentos de neurotransmissores. Além disso, também é revestido pelo córtex cerebelar, constituído de massa cinzenta.

As funções do cerebelo são:

  • Integração motora e sensorial;
  • Ativa participação dos movimentos da cabeça, olhos e membros extremos (mãos e pés);
  • Responsável pela postura;
  • Controle do equilibro;
encéfalo tronco encefálico
(Imagem: Reprodução)

Tronco encefálico

De modo bastante básico, o tronco encefálico abrange o bulbo, a ponte e o mesencéfalo.

  • Bulbo: também denominado como medula oblonga, começa a partir do primeiro par de nervos da espinha cervical, indo até o sulco. Tem a função de controlar os batimentos cardíacos e a respiração.
  • Ponte: situada entre o bulbo e o mesencéfalo, a ponte é a marca de sulco transversal que separa o bulbo da ponte. As funções da ponte são respectivas ao movimento do corpo e o equilíbrio ao permanecer ereto.
  • Mesencéfalo: essa região conectará a ponte e o cerebelo ao telencéfalo. É tido como o segmento mais curto do tronco. Sua função é a recepção de informações dos músculos, participando da postura e das contrações musculares.

Referências

JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.

Mateus Bunde
Prof. Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Exercícios resolvidos

1. [UFRN]

Um motorista infrator, ao dirigir, na Via Costeira, em alta velocidade, perdeu o controle do carro numa curva, sofrendo um acidente. Ao chegar ao pronto-socorro, diagnosticou-se uma isquemia cerebral (bloqueio da circulação nas artérias que fornecem sangue ao encéfalo) no lobo frontal do cérebro.

Como consequência, poderá haver comprometimento da capacidade do motorista para

a) piscar sob o estímulo de uma luz intensa.

b) salivar ao sentir o aroma de uma comida.

c) preencher uma ficha de identificação.

d) sentir dor ao encostar em um ferro quente.

Resposta: C

2. [PUC]

Quando “prendemos a respiração”, chega um determinado momento em que não conseguimos mais sustentar a situação. Isso ocorre porque o aumento exagerado do gás carbônico no sangue determinará uma ação imediata do centro respiratório, que fica localizado:

a) no cérebro.

b) na ponte.

c) no bulbo.

d) nos ventrículos.

e) na medula.

Resposta: C

3. [FATEC]

Uma doença degenerativa do cerebelo humano provocará alterações, provavelmente:

a) nos movimentos respiratórios.

b) no equilíbrio do corpo.

c) na memória e no raciocínio.

d) na visão e na audição.

e) nos batimentos cardíacos.

Resposta: B

Compartilhe nas redes sociais

TOPO