Célula bacteriana

A célula bacteriana é unicelular procarionte e é encontrada nas bactérias. Neste texto, conheça as características das estruturas que compõem esse tipo celular.

A célula bacteriana é o tipo celular encontrado nas bactérias. Esses seres vivos são microrganismos unicelulares procariontes que estavam anteriormente agrupadas no reino Monera pela classificação de Whittaker. Porém, na classificação atual, as bactérias são encontradas nos domínios Archea e Bacteria. Neste texto, conheça a estrutura da célula bacteriana e as suas funções.

Índice do conteúdo:

O que é a célula bacteriana

A célula bacteriana é uma célula procarionte, ou seja, não possuem o envoltório celular para armazenar o material genético. Assim o DNA se encontra disperso no citoplasma. Esse tipo celular possuem cerca de 1 a 5 micrômetros e podem ficar isolados ou em agrupamentos, chamados de colônias. A seguir, conheça os elementos que compõem a célula bacteriana e quais as suas funções.

Estrutura da célula bacteriana

A célula bacteriana é ausente de organelas celulares, mas possui outros elementos em sua composição que tornam as bactérias em organismos com funções ecológicas e econômicas importantes. Acompanhe, a seguir, cada elemento que compõe a célula bacteriana:

  • Plasmídeo: é um pequeno filamento de DNA em formato circular. O plasmídeo não está presente em todas as bactérias, pois a sequência de DNA não é codificadora. Porém, esse componente é responsável pela resistência das bactérias, além de possuir grande interesse na biotecnologia por sua capacidade de duplicação independente dos cromossomos;
  • Nucleoide: é a região em que se encontra o material genético, chamado de cromossomo bacteriano ou DNA cromossomal. Ele é caracterizado por ser uma única fita de DNA em formato circular;
  • Ribossomos: é a única organela encontrada na célula bacteriana. Eles são responsáveis pela síntese de proteínas e estão dispersos pelo citoplasma;
  • Citoplasma: é o meio celular da célula. Ele é preenchido por um líquido viscoso chamado citosol que é composto por glicose, sais e proteínas;
  • Membrana plasmática: é uma camada dupla de fosfolipídios e proteínas que atuam na proteção da célula e delimitam os meios extra e intracelulares. Além disso, a membrana é um dos componentes do envelope celular das bactérias;
  • Mesossoma: invaginação da membrana plasmática, encontradas em alguns tipos de bactérias, podem auxiliar na respiração bacteriana;
  • Parede celular: outro componente do envelope celular localizado ao redor da membrana. Esse elemento é rígido, por isso, garante a proteção e o formato celular;
  • Cápsulas: envolvem o envelope celular (membrana e parede celular). As cápsulas são responsáveis pela aderência da bactéria aos substratos, além de atuar na proteção;
  • Fímbrias: também chamado de pili, são filamentos curtos e finos sem a capacidade locomotora. São estruturas que atuam na adesão aos substratos. Também existem as fímbrias sexuais que auxiliam o processo de conjugação;
  • Flagelos: filamentos alongados e finos composto por flagelina. Possuem capacidade locomotora, ou seja, conferem a mobilidade às bactérias através do movimento de chicote. Os flagelos estão aderidos na membrana plasmática e se estendem por todo o envelope celular.

É importante lembrar que os elementos listados, nesse texto, possuem objetivo didático. Isso porque nem todas as bactérias apresentam todos esses componentes, já que esses microrganismos são altamente diversos e apresentam diferenças estruturais conforme a sua função.

Saiba mais sobre a célula bacteriana

Que tal aprofundar seus conhecimentos? A seguir, confira uma seleção com as melhores videoaulas sobre o assunto:

Entendendo a estrutura da célula bacteriana

Mesmo possuindo uma estrutura simples quando comparadas às células eucariontes, a célula bacteriana é composta por diversas estruturas fundamentais. Então, confia no vídeo, todos os elementos que compõem esse tipo celular. Além disso, saiba mais sobre a morfologia das bactérias.

Diferenças entre a célula bacteriana, célula animal e vegetal

Assista ao vídeo e veja as diferenças na estrutura e composição das células de bactérias, animais e vegetais. Essa comparação entre célula é muito cobrada em vestibulares e no ENEM, por isso, não deixe de conferir a aula.

Características das bactérias

Esse vídeo vai te ajudar a aprofundar seus conhecimentos. Então, aperte o play e confira uma aula supercompleta sobre o reino das bactérias, o antigo reino Monera. Nele, você vai compreender as características gerais desses seres vivos, a sua morfologia e a sua importância ecológica. Não deixe de conferir!

A célula bacteriana é o tipo celular encontrado nas bactérias. Aproveite para conhecer as cianobactérias, microrganismos procariontes com estrutura celular similar à célula bacteriana.

Referências

Biologia celular e molecular – Luiz Carlos Junqueira & José Carneiro (2012)

Microbiologia – Gerard J. Tortora, Berdell R. Funke & Christine L. Case (2010)

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiência na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton pela mesma universidade.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Célula bacteriana. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/celula-bacteriana. Acesso em: 30 de July de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UFSCar]

A Escherichia coli é uma bactéria procarionte. Isso significa que essa bactéria:
a) é parasita obrigatório.
b) não apresenta ribossomos.
c) não apresenta núcleo organizado.
d) não apresenta DNA como material genético.
e) nunca apresenta parede celular (esquelética).

A alternativa correta é c) não apresenta núcleo organizado.

A célula bacterina não apresenta material genético envolto por envoltório celular. Assim, caracteriza-se como uma célula procarionte.

2. [Fuvest-2008]

As estruturas presentes em uma célula vegetal, porém ausentes em uma bactéria, são:
a) cloroplastos, lisossomos, núcleo e membrana plasmática.
b) vacúolos, cromossomos, lisossomos e ribossomos.
c) complexo golgiense, membrana plasmática, mitocôndrias e núcleo.
d) cloroplastos, mitocôndrias, núcleo e retículo endoplasmático.
e) cloroplastos, complexo golgiense, mitocôndrias e ribossomos.

A alternativa correta é d) cloroplastos, mitocôndrias, núcleo e retículo endoplasmático.

Apesar da célula bacteriana apresentar membrana plasmática, parede celular e citoplasma como a célula vegetal, as bactérias não apresentam organelas celulares. A única organela presente na célula bacteriana é o ribossomo.

Compartilhe

TOPO