Parede celular

Células vegetais apresentam uma estrutura chamada parede celular que protege e mantém a forma celular.

A célula animal e vegetal apresentam algumas estruturas semelhantes. Entre suas diferenças, a célula vegetal possui uma estrutura responsável pela manutenção e proteção da célula. Esta estrutura é chamada de parede celular.

O que é a Parede Celular

A parede celular é um importante componente da célula vegetal que envolve externamente a membrana plasmática e citosol. É caracterizada por ser uma camada resistente e flexível, permitindo desempenhar funções importantes para a célula. Por exemplo, atua no controle na entrada de água. Além das plantas, a parede celular está presente em organismos procariotos, como as bactérias, e em eucariotos como os fungos.

Composição

Sua composição é formada essencialmente por microfibrilas de celulose, por sua vez, imersas em uma matriz de polissacarídeos não celulósicos, as hemiceluloses e pectinas. Onde as hemiceluloses estabilizam a parede e as pectinas participam da constituição da lamela média que une as células vizinhas.

Funções

A principal função da parede celular é a manutenção da forma da célula vegetal. Além disso, é uma estrutura permeável à água e outras substâncias. Por isso, atua como um filtro para a célula controlando o que entra e o que sai do meio intracelular. Também previne a ruptura da membrana plasmática quando se tem a entrada excessiva de água e ainda protege a célula contra a entrada de patógenos. Sendo assim, a parede celular é uma estrutura muito dinâmica e auxilia diretamente no transporte e absorção de substâncias.

Estrutura e classificação

A estrutura da parede celular constituída por 3 camadas distintas: paredes primárias, paredes secundárias e lamela média. A parede celular primária é a camada mais externa e a primeira camada de microfibrilas. Ela acompanha o crescimento da célula, ou seja, mantém sua elasticidade permitindo o desenvolvimento celular.

Durante o crescimento celular, novas camadas de celulose são depositadas dentro da parede primária, fazendo com que ocorra o espessamento da parede constituindo a parede celular secundária. Nesta parede, as microfilbrilas estão dispostas de forma ordenada, conferindo maior rigidez à célula. A lamela média é uma camada gelatinosa localizada entre as paredes celulares de células vizinhas e responsável por mantê-las ligadas.

Todo Estudo
  • Parede Celular Primária: camada mais externa, é flexível e composta principalmente por pectinas e as microfribilas estão dispostas de maneira aleatória.
  • Parede Celular Secundária: é a camada mais espessa, composta principalmente por celulose e lignina, assim, tornando mais rígida.
  • Lamela média: camada gelatinosa responsável por manter as células ligadas entre si.

Diferenças de composição

A parede vegetal está presente nas plantas, fungos, bactérias e algas. Entretanto, há algumas diferenças em relação a sua estrutura e composição.

• Parede celular vegetal: composta por microfibrilas de celulose e é construída por parede celular primária e secundária.
  • Parede celular fúngica: geralmente, é formada por quitina e tem como principal função a proteção contra organismos invasores.
  • Parede celular bacteriana: formada por peptídoglicano e classificadas em “gram-positivas” ou “gram-negativas”.
  • Parede celular dos protozoários: alguns organismos secretam substâncias que quando associados a sílica, formam uma parede celular mais robusta, recebendo o nome de tecas.
  • Parede celular das algas: composta por diferentes tipos de celulose como as glicoproteínas.

Curiosidades sobre parede celular

• A parede celular apresenta várias pontuações chamadas plasmodesmos que estabelecem a comunicação entre as células. Essa estrutura explica como doenças se espalham rapidamente pelo tecido vegetal.
  • Algumas algas possuem em sua parede celular algumas substâncias utilizadas pelas indústrias alimentícias, como o ágar, utilizado como estabilizante em muitos alimentos.
  • A parede celular impede a lise osmótica quando a célula se encontra em meio hipotônico.

Saiba mais sobre parede celular

Confira alguns vídeos sobre o assunto para entender melhor o conteúdo.

Parede celular de células vegetais

Neste vídeo, há uma explicação detalhada sobre a estrutura da parede celular vegetal.

Simplificando a parede celular

Este é um vídeo simplificado e rápido para reforçar os conceitos estudados. Uma ótima maneira de revisar a matéria.

Parede celular – Aula completa

Aqui, temos mais uma videoaula sobre parede celular para facilitar no entendimento dos conceitos estudados.

A parede celular é um dos principais componentes que difere uma célula animal de uma vegetal, mas não apenas isso. Apresenta funções fundamentais para a célula como controle na entrada de substâncias. Continue estudando sobre biologia, se aprofunde mais sobre a célula vegetal que contém a parede celular e outros componentes.

APPEZZATO-DA-GLORIA, B.; CARMELO-GUERREIRO, S. M. Anatomia Vegetal. Viçosa: Editora UFV, 2003.

Gabriela Naomi
Por Gabriela Naomi

Acadêmica de último ano de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de pesquisa na área de limnologia, com ênfase em ecologia de zooplâncton na mesma universidade.

Tanaka Santos, Gabriela Naomi. Parede celular. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/parede-celular. Acesso em: 04 de August de 2020.

1. [UFJF-MG]

Observando-se ao microscópio células animais (hemácias) e células vegetais mantidas em meio hipotônico, percebe-se que somente as primeiras sofrem ruptura da membrana plasmática. Essa diferença é explicada pela presença nas células vegetais de:

a) mitocôndrias.

b) ribossomos.

c) parede celular.

d) cromossomos.

e) complexo de Golgi.

A alternativa correta é c) parede celular.

2. [PUCC (Adaptado)]

Sabe-se que a membrana externa das células vegetais tem a celulose como componente principal. Análise as afirmativas:
I) a extrema resistência química da celulose, que se decompõe com dificuldade;
II) poucos seres são capazes de digeri-la;
III) a capacidade de suportar grande tensão e tração;
IV) permitir a grande elasticidade.

a) afirmativas I, II e IV estão corretas
b) afirmativas I, II, III estão corretas
c) apenas a afirmativa II está correta
d) todas as afirmativas estão corretas

Alternativa correta é b) afirmativas I, II, III estão corretas.

A parede celular apresenta constituição:
a) lipoproteica.
b) glicídica.
c) proteica.