Parede celular

Células vegetais apresentam uma estrutura chamada parede celular que protege e mantém a forma celular.

A célula animal e vegetal apresentam algumas estruturas semelhantes. Entre suas diferenças, a célula vegetal possui uma estrutura responsável pela manutenção e proteção da célula. Esta estrutura é chamada de parede celular.

O que é a Parede Celular

A parede celular é um importante componente da célula vegetal que envolve externamente a membrana plasmática e citosol. É caracterizada por ser uma camada resistente e flexível, permitindo desempenhar funções importantes para a célula. Por exemplo, atua no controle na entrada de água. Além das plantas, a parede celular está presente em organismos procariotos, como as bactérias, e em eucariotos como os fungos.

Imagem: Reprodução

Composição

Sua composição é formada essencialmente por microfibrilas de celulose, por sua vez, imersas em uma matriz de polissacarídeos não celulósicos, as hemiceluloses e pectinas. Onde as hemiceluloses estabilizam a parede e as pectinas participam da constituição da lamela média que une as células vizinhas.

Funções

A principal função da parede celular é a manutenção da forma da célula vegetal. Além disso, é uma estrutura permeável à água e outras substâncias. Por isso, atua como um filtro para a célula controlando o que entra e o que sai do meio intracelular. Também previne a ruptura da membrana plasmática quando se tem a entrada excessiva de água e ainda protege a célula contra a entrada de patógenos. Sendo assim, a parede celular é uma estrutura muito dinâmica e auxilia diretamente no transporte e absorção de substâncias.

Estrutura e classificação

A estrutura da parede celular constituída por 3 camadas distintas: paredes primárias, paredes secundárias e lamela média. A parede celular primária é a camada mais externa e a primeira camada de microfibrilas. Ela acompanha o crescimento da célula, ou seja, mantém sua elasticidade permitindo o desenvolvimento celular.

Durante o crescimento celular, novas camadas de celulose são depositadas dentro da parede primária, fazendo com que ocorra o espessamento da parede constituindo a parede celular secundária. Nesta parede, as microfilbrilas estão dispostas de forma ordenada, conferindo maior rigidez à célula. A lamela média é uma camada gelatinosa localizada entre as paredes celulares de células vizinhas e responsável por mantê-las ligadas.

Todo Estudo
  • Parede Celular Primária: camada mais externa, é flexível e composta principalmente por pectinas e as microfribilas estão dispostas de maneira aleatória.
  • Parede Celular Secundária: é a camada mais espessa, composta principalmente por celulose e lignina, assim, tornando mais rígida.
  • Lamela média: camada gelatinosa responsável por manter as células ligadas entre si.

Diferenças de composição

A parede vegetal está presente nas plantas, fungos, bactérias e algas. Entretanto, há algumas diferenças em relação a sua estrutura e composição.

  • Parede celular vegetal: composta por microfibrilas de celulose e é construída por parede celular primária e secundária.
  • Parede celular fúngica: geralmente, é formada por quitina e tem como principal função a proteção contra organismos invasores.
  • Parede celular bacteriana: formada por peptídoglicano e classificadas em “gram-positivas” ou “gram-negativas”.
  • Parede celular dos protozoários: alguns organismos secretam substâncias que quando associados a sílica, formam uma parede celular mais robusta, recebendo o nome de tecas.
  • Parede celular das algas: composta por diferentes tipos de celulose como as glicoproteínas.

Curiosidades sobre parede celular

  • A parede celular apresenta várias pontuações chamadas plasmodesmos que estabelecem a comunicação entre as células. Essa estrutura explica como doenças se espalham rapidamente pelo tecido vegetal.
  • Algumas algas possuem em sua parede celular algumas substâncias utilizadas pelas indústrias alimentícias, como o ágar, utilizado como estabilizante em muitos alimentos.
  • A parede celular impede a lise osmótica quando a célula se encontra em meio hipotônico.

Saiba mais sobre parede celular

Confira alguns vídeos sobre o assunto para entender melhor o conteúdo.

Parede celular de células vegetais

Neste vídeo, há uma explicação detalhada sobre a estrutura da parede celular vegetal.

Simplificando a parede celular

Este é um vídeo simplificado e rápido para reforçar os conceitos estudados. Uma ótima maneira de revisar a matéria.

Parede celular – Aula completa

Aqui, temos mais uma videoaula sobre parede celular para facilitar no entendimento dos conceitos estudados.

A parede celular é um dos principais componentes que difere uma célula animal de uma vegetal, mas não apenas isso. Apresenta funções fundamentais para a célula como controle na entrada de substâncias. Continue estudando sobre biologia, se aprofunde mais sobre a célula vegetal que contém a parede celular e outros componentes.

Referências

APPEZZATO-DA-GLORIA, B.; CARMELO-GUERREIRO, S. M. Anatomia Vegetal. Viçosa: Editora UFV, 2003.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Parede celular. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/parede-celular. Acesso em: 21 de September de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UFJF-MG]

Observando-se ao microscópio células animais (hemácias) e células vegetais mantidas em meio hipotônico, percebe-se que somente as primeiras sofrem ruptura da membrana plasmática. Essa diferença é explicada pela presença nas células vegetais de:

a) mitocôndrias.

b) ribossomos.

c) parede celular.

d) cromossomos.

e) complexo de Golgi.

A alternativa correta é c) parede celular.

2. [PUCC (Adaptado)]

Sabe-se que a membrana externa das células vegetais tem a celulose como componente principal. Análise as afirmativas:
I) a extrema resistência química da celulose, que se decompõe com dificuldade;
II) poucos seres são capazes de digeri-la;
III) a capacidade de suportar grande tensão e tração;
IV) permitir a grande elasticidade.

a) afirmativas I, II e IV estão corretas
b) afirmativas I, II, III estão corretas
c) apenas a afirmativa II está correta
d) todas as afirmativas estão corretas

Alternativa correta é b) afirmativas I, II, III estão corretas.

3.

A parede celular apresenta constituição:
a) lipoproteica.
b) glicídica.
c) proteica.
d) celulósica.

A alternativa correta é d) celulósica

Compartilhe

TOPO