Salvador Dalí

Salvador Dalí é o principal representante do Surrealismo nas artes visuais.

Salvador Dalí foi um pintor espanhol considerado o principal nome do movimento surrealista. Suas primeiras criações artísticas tinham forte influência do movimento impressionista e do cubista. Ingressou no movimento surrealista por volta de 1930 e logo se destacou no meio da produção artística. Ainda se arriscou pelo mundo da fotografia, do cinema e da moda explorando os ideais do surrealismo.

Publicidade

Biografia

Salvador Dalí, no Wikiart

Salvador Dalí Domènech (1904-1989) nasceu em Figueres, na Espanha. Aos quinze anos começou seus estudos artísticos na Escola Municipal de Desenho de Figueres. Ainda jovem, o artista, em 1916, conheceu a técnica do movimento impressionista, que marcou algumas de suas primeiras obras.

Relacionadas

Expressionismo
O movimento expressionista começou na Alemanha, no início do século XX, quando artistas procuraram pintar sobre suas emoções, como medo, raiva e ansiedade.
Cubismo
Cubismo empreende uma outra visão das coisas e do mundo. Trata-se de um movimento artístico surgido em 1907 que tem como precursores Pablo Picasso e Georges Braque.
Dadaísmo
O Dadaísmo surgiu durante a Primeira Guerra Mundial como uma forma de resposta à sociedade através da arte.

No ano de 1922, Dalí foi aceito na Escola de Pintura da Academia de São Fernando, em Madri, mas foi expulso devido à sua personalidade forte – alegava que não havia na Escola alguém com conhecimento suficiente para avaliá-lo. Conheceu e se aproximou de grandes nomes da arte, assinando diversas contratos e parcerias com outros artistas.

Casou-se com Gala Éluard e a considerava como uma grande musa inspiradora. Permaneceram-se casados por 53 anos. O pintor era um grande admirador de Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise. Por meio da obra “A interpretação dos sonhos”, interessou-se pelo desenvolvimento da personalidade e as etapas psico-sexuais propostas pelo autor, que influenciou diretamente o seu modo de criação surrealista.

Dalí realizou diversas exposições pela Europa e Estados Unidos durante a década de 1940. Trabalhou em produções de Walt Disney e Alfred Hitchcock. Em 1982, sua esposa Gala falece e Dalí apresenta um quadro de depressão. Os problemas de saúde do pintor se agravam e o artista falece em 1989, vítima de uma insuficiência cardíaca respiratória.

Dalí e o movimento surrealista

O destaque de Salvador Dalí no movimento surrealista pode ser compreendido por meio da análise de suas obras. Grande admirador da teoria freudiana, dizia se valer de seu próprio método, batizado de “Paranoico-Crítico”, que tentava representar o fluxo do inconsciente e seus sonhos. Nas obras do pintor, é visível a capacidade de retratar com nitidez e realismo seus sonhos.

Publicidade

Ele acreditava que era preciso desacreditar da realidade como a percebemos. Nas obras, ainda observamos representações absurdas e ilógicas e conjuntos irreais de composição da imagem. Dalí era um forte defensor da técnica do desenho, acreditava que, depois de um desenho bem feito poderia se fazer o que desejar e seria respeitado.

Características da pintura de Dalí

  • Cores vibrantes;
  • Presença forte de técnicas de desenho;
  • Sombreamento.

As técnicas de pintura e desenhos realizadas pelo pintor são consideradas muito bem executadas e impressionam ao serem comparadas a fotografias.

Principais obras

Para compreender melhor a trajetória do autor, é importante analisar suas obras e as suas fases de trabalho.

Publicidade

1. Rosto de Mae Weste (1935)

The face of Mae West, no Wikiart

Uma representação da atriz Mae West, que Dalí conheceu quando esteve em Hollywood. A atriz considerada sex symbol, marcou Dalí por envergonhar os conservadores e puritanos.

2. Casal com as cabeças cheias de nuvem (1934)

Casal com as cabeças cheias de nuvem, no Wikiart

A obra representa o pintor e sua esposa Gala. A interpretação sugere que, apesar de um casal composto de duas pessoas, estão sempre em sintonia, o que é representado pela paisagem.

3. Composição surrealista com figuras invisíveis (1936)

Composição surrealista com figuras invisíveis, no Wikiart

A pintura sugere a presença invisível de figuras humanas sobre os objetos do quadro.

4. O sono (1937)

O sono, no Wikiart

O sonho era considerado um momento valioso para os surrealistas, pois dele vinham instantes de acesso ao inconsciente. O quadro representa uma cabeça sem corpo, que é sustentada por muletas, interpretadas como o colapso do corpo durante o sono. Elas demonstram o estado de fragilidade durante o sono.

5. O Grande Masturbador (1929)

O Grande Masturbador, no Wikiart

Considerada uma das obras representativas do surrealismo de Dalí, representa o êxtase de Dalí em seu primeiro encontro com Gala. Seria o estado do pintor após conhecê-la. É considerado uma espécie de autorretrato do artista.

6. A persistência da Memória (1931)

A persistência da Memória, no Wikiart

Esse quadro pode ser interpretado como uma noção subjetiva de tempo. Ele sugere o tempo do inconsciente e coloca o tempo em outro plano.

7. Um Cão Andaluz (1929)

Um Cão Andaluz, no Wikiart

Filme surrealista, parceria com Luis Bunuel. Apresenta fortes imagens surrealistas e o enredo sugere uma viagem a mente perturbada de um assassino.

8. O jogo lúgubre (1929)

O jogo lúgubre, no Wikiart

Possível representação dos medos de Salvador Dalí.

Salvador Dalí possui um vasto repertório de obras, essas são apenas algumas de suas obras mais populares. Vale investigar e apreciar outras criações do artista.

8 curiosidades sobre Salvador Dalí.

Além de um grande artista, Dalí era uma personalidade excêntrica e curiosa desde o seu nascimento. Conheça algumas curiosidades sobre a vida do pintor surrealista.

  1. Salvador Dalí era considerado pelos pais como uma reencarnação do próprio irmão, falecido nove meses antes. Por isso, deram a ele o mesmo nome do irmão.
  2. Dalí desenhou a logo do pirulito Chupa Chups.
  3. O pintor adorava grandes jantares. Ele e sua esposa faziam jantares elaborados e incomuns, nos quais convidados e amigos tinham que se vestir de modo a combinar com a temática do jantar.
  4. Foi um estilista de moda informal. Era um amante da moda e trabalhou em colaboração com a designer italiana Elsa Schiaparelli, que criou projetos inspirados nas obras de arte do pintor.
  5. Criou capas surrealistas para a revista Vogue.
  6. Dalí desenhou joias. Durante toda a sua vida, o pintor criava joias e chegou a criar um coração que batia.
  7. Ilustrou uma versão do livro Alice no País das Maravilhas.
  8. Publicou um livro sobre seu bigode, em parceria com o fotógrafo Philippe Halsman.

A vida de Salvador Dalí é interessante e cheia de curiosidades, uma trajetória nada comum. Conheça também a história de Van Gogh.

Referências

Artes e Artistas – Biografia de Salvador Dalí.
PROENÇA, Graça. História da Arte. 17ª ed. São Paulo: Editora ABDR, 2012.

Vanderlei Bachega Junior
Por Vanderlei Bachega Junior

Professor de Arte e Teatro. Graduado em Artes Cenicas pela Universidade Estadual de Maringá, habilitação em licenciatura. Mestre e doutorando em Teatro pelo PPG em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Possui especialização em Voz Profissional pela Unyleya. Artista e produtor cultural em Maringá. Dedicado ao ensino fundamental e médio e ao ensino superior.

Como referenciar este conteúdo

Bachega Junior, Vanderlei. Salvador Dalí. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/salvador-dali. Acesso em: 28 de March de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [ENEM]

Todas as manhãs quando acordo, experimento um prazer supremo: o de ser Salvador Dalí.” NÉRET, G. Salvador Dalí. Taschen, 1996.
Assim escreveu o pintor dos “relógios moles” e das “girafas em chamas” em 1931. Esse artista excêntrico deu apoio ao general Franco durante a Guerra Civil Espanhola e, por esse motivo, foi afastado do movimento surrealista por seu líder, André Breton. Dessa forma, Dalí criou seu próprio estilo, baseado na interpretação dos sonhos e nos estudos de Sigmund Freud, denominado “método de interpretação paranoico”. Esse método era constituído por textos visuais que demonstram imagens

a) do fantástico, impregnado de civismo pelo governo espanhol, em que a busca pela emoção e pela dramaticidade desenvolveram um estilo incomparável.
b) do onírico, que misturava sonho com realidade e inconsciente como um universo único ou pessoal
c) da linha inflexível da razão, dando vazão a uma forma de produção despojada no traço, na temática e nas formas vinculadas ao real.
d) do reflexo que, apesar do termo “paranoico”, possui sobriedade e elegância advindas de uma técnica de cores discretas e desenhos precisos.
e) da expressão e intensidade entre o consciente e a liberdade, declarando o amor pela forma de conduzir o enredo histórico dos personagens retratados.

Resposta: b.

Justificativa: Salvador Dalí criava suas obras a partir da interação entre o sonho (o onírico) e a realidade. Assim, podemos dizer que há a fusão do consciente com o inconsciente, objeto de estudos de Sigmund Freud.

2. [UEM]

Sobre o Surrealismo nas Artes, assinale o que for correto:

01) Foi um movimento que atuou em diversas linguagens da Arte, como na pintura, na literatura, nas artes visuais, nas artes cênicas e no cinema.
02) O Surrealismo influenciou as Artes no Brasil, e foi a partir dele que se desenvolveu o movimento denominado Tropicália.
04) Salvador Dali é um dos artistas mais famosos do Surrealismo. Em suas obras não se encontra a lógica que se percebe na vida comum das pessoas.
08) A narrativa do cinema surrealista ocorre de forma não linear, com cenas aparentemente desconexas e absurdas. É comum gerar angústia e desconforto nos espectadores.
16) Uma das características do movimento é lidar com a espontaneidade das vontades inconscientes dos artistas, manifestando o universo dos sonhos na atividade criativa.

Resposta: 29.

Justificativa: O movimento Surrealista esteve presente em outras linguagens artísticas, mas não influenciou o movimento da Tropicália no Brasil. Salvador Dali é um dos principais artistas do movimento e suas obras são marcadas pela falta de lógica com a realidade. O cinema surrealista não obedece a lógica linear e pode gerar desconforto e angústia. O movimento se caracteriza pela presença do inconsciente e na possibilidade do uso do sonho para o acesso ao mesmo.

Compartilhe

TOPO