Andy Warhol

Andy Warhol ficou famoso na Pop Art com a série de obras sobre as latas de sopa "Campbell" e seus quadros com fotos de celebridades mundiais.

Andy Warhol mudou a forma como o mundo via e se relacionava com a arte ao longo dos anos 1960. Ele destacou a importância da arte na publicidade e nas relações de consumo da sociedade capitalista. Nesse sentido, desenvolveu um processo industrial de produção de obras de arte, inclusive, seu ateliê se chamava “The Factory” (em português, “A fábrica”). Conheça mais sobre o artista a seguir.

Biografia

(Fonte: Wikipedia)

Andrew Warhola (Pittsburgh, 1928 — Nova York, 1987) foi um designer, pintor e cineasta estadunidense muito importante para o movimento da Pop Art. Filho de imigrantes eslováquios que foram para os Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial, Warhol nasceu no estado da Pensilvânia e desenvolveu algumas doenças na infância que o deixaram por muito tempo acamado. Assim, ele desenhava, pintava e criava colagens com fotos de artistas em seu quarto.

Graduou-se em design e depois foi ilustrador em importantes revistas de Nova York, como Harper’s Bazaar, The New Yorker e Vogue, quando adquiriu sucesso como artista gráfico e ganhou diversos prêmios. Warhol organizou sua primeira mostra individual em 1952 e, quatro anos depois, ela foi exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York. Em 1961, iniciou suas pinturas pop usando quadrinhos e garrafas de Coca-Cola.

Em 1962, Warhol estreou a série de latas Soup Can Campbell que ficou famosa e, a partir de 1963, passou a criar filmes underground. Em 1964, abriu o estúdio “The Factory” onde realizou exposições e passou a produzir a banda “The Velvet Underground” dentre outros artistas. Cinco anos depois, Warhol fundou a revista de fofocas “Interview” e, em 1987, ele foi operado da vesícula, morrendo no dia seguinte.

Características

  • Uso de técnicas como a serigrafia, a fotografia e a colagem.
  • Emprego de cores fortes, brilhante e fluorescentes, além de tintas acrílicas.
  • Suas obras tematizam artigos de consumo, celebridades, animais e temas do cotidiano.
  • Construção de grandes réplicas de produtos de supermercado.
  • Promoção de reflexões sobre a publicidade, a mídia de massa e o consumo.
  • Aplicação de materiais descartáveis não convencionais nas artes plásticas.
  • Repetição de figuras e reprodução de rostos em série de celebridades com nuances de cor, contraste e manchas.

Conforme você viu, o trabalho com os universos do design e da imprensa influenciaram diretamente nas produções artísticas de Warhol.

A importância de Andy Warhol

Já na década de 1960, a obra de Andy Warhol questionava os ícones da indústria cultural e o uso de imagens de celebridades para incentivar o consumo. Nesse sentido, ele produziu quadros com figuras mundialmente famosas, como Marilyn Monroe, Elvis Presley, Che Guevara, Pelé, etc. A atuação do artista na mídia também promoveu visibilidade à Pop Art e Warhol escreveu, inclusive, alguns livros sobre sua relação com o movimento.

Principais obras

A seguir, veja algumas das principais obras de Andy Warhol e como elas promovem relações entre a arte, a publicidade e o consumo.

Marilyn Diptych

(Fonte: WikiMedia)

A partir de uma foto publicitária do filme Niagara (1953), distribuída pelo estúdio de Warhol, o artista criou essa pintura, composta por 50 imagens, com a técnica da serigrafia. Marilyn Diptych foi feita logo após o falecimento da diva do cinema e uma das interpretações para a obra é que o lado esquerdo da tela representa a vida e o lado direito, a morte da celebridade.

Banana

(Fonte: WikiArt)

O primeiro álbum da banda The Velvet Underground foi gravado em 1966 no estúdio de Warhol que também fez a capa. Nas cópias iniciais do disco, a capa trazia a imagem de uma banana com a casca em adesivo o qual poderia ser retirado dando lugar à imagem da fruta em cor alaranjada. Ao lado da fruta, também havia a frase: “Peel slowly and see” (em português, “Descasque lentamente e veja”).

Outras obras

Confira a seguir, mais alguns trabalhos de destaque do artista:

Latas de sopa Campbell (1962)

(Fonte: WikiArt)

Che Guevara (1968)

(Fonte: WikiArt)

Elvis I & II (1963)

(Fonte: WikiArt)

Mickey (1982)

(Fonte: WikiMedia)

Colored Mona Lisa (1963)

(Fonte: WikiArt)

Untitled (1980)

(Fonte: WikiArt)

Dollar Sign (1981)

(Fonte: WikiArt)

Brigitte Bardot (1987)

(Fonte: WikiArt)

Agora que você conhece algumas obras de Warhol e suas principais características composicionais, veja os vídeos que separamos sobre o artista!

Vídeos sobre um ícone da cultura pop

Para ampliar o que você aprendeu até aqui sobre Andy Warhol e o período da Pop Art, selecionamos três vídeos com mais informações e detalhes para auxiliar os seus estudos.

50 fatos sobre Andy Warhol

Nesse vídeo, a Vivi apresenta 50 fatos sobre a vida de Andy Warhol, seu trabalho, carreira artística e relação com a cultura de massa. Confira!

A obra de um artista excêntrico

Conheça diversas curiosidades sobre o trabalho artístico de Andy Warhol, inclusive, a obra “Os 13 homens mais procurados” que foi censurada pelo governo estadunidense na EXPO 64.

Andy Warhol e a Pop Art

Nesse vídeo, a Patrícia Camargo discute as relações entre a obra de Warhol, com suas técnicas de produção em série, e a sociedade de consumo estadunidense. Acompanhe!

Polêmicas e legado de Andy Warhol

Conheça as influências de Andy Warhol na produção de suas obras e o importante papel que ele teve na dessacralização da arte, com a tematização de bens de consumo e a produção em massa.

Agora que você já conhece Andy Warhol e a influência da cultura de massa na Pop Art, continue estudando sobre os movimentos artísticos contemporâneos lendo a nossa matéria sobre a Op Art.

Referências

Banana da discórdia: Velvet Underground processa Fundação Andy Warhol (2002) – FFW (UOL).
Quando Andy Warhol conheceu o Velvet Underground (2015) – Alex Vicente (El País).

Érica Paiva Rosa
Por Érica Paiva Rosa

Professora, redatora e produtora cultural. Mestre em Letras pela UEM.

Como referenciar este conteúdo

Paiva Rosa, Érica. Andy Warhol. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/andy-warhol. Acesso em: 07 de May de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UFG]

Analise a imagem a seguir.

Andy Warhol foi um dos representantes da art pop, surgida na Inglaterra e nos Estados Unidos na década de 1950. A imagem apresentada traduz a concepção desse movimento artístico, quando

a) escolhe uma personalidade feminina para tema, associando a arte à luta do movimento feminista.
b) apresenta um único rosto em sequência, demonstrando a singularidade dos indivíduos celebrados.
c) transforma imagens veiculadas na indústria cultural, ampliando as possibilidades de relação com a arte.
d) fortalece o mito do american way of life, utilizando-se de personagens icônicas.
e) critica o padrão de beleza feminina, expondo o elitismo das produções cinematográficas.

Resposta: C
Justificativa: De acordo com a figura apresentada, o movimento da Pop Art utiliza as imagens veiculadas na indústria cultural para a criação artística.

2. [UNICAMP]

A imagem acima, obra de Andy Warhol, pertence a uma série que faz referência a outros ícones do século XX. Sobre o artista e a obra é correto afirmar que:

a) Che Guevara, Pelé e Marilyn Monroe são referências em suas áreas de atuação e foram retratados por Warhol porque o artista queria que os jovens os imitassem.
b) O artista denunciava as ações do regime cubano, por meio da imagem de Che Guevara, ao mesmo tempo em que criticava o predomínio cultural americano, ao fazer trabalho semelhante com Marilyn Monroe.
c) A Pop Art, na qual se insere Andy Warhol, é um movimento de valorização da cultura midiática, daí sua predileção por representantes de esquerda e de minorias, como mulheres e negros.
d) A proliferação de imagens produzidas pela publicidade, cinema, TV e jornais estimulou uma pintura que trouxe para a tela, com a Pop Art, referências conhecidas.

Resposta: D
Justificativa: Sobre Andy Warhol e sua obra Che Guevara é possível afirmar que as imagens de personalidades difundidas pela mídia viraram temas para as produções desse artista da Pop Art.

Compartilhe

TOPO