Sujeito Oculto

Neste tópico, você aprenderá o que é o famoso sujeito oculto, de quais formas é possível identificá-lo (pela desinência? procurando ao redor?) e ainda pode treinar seus conhecimentos!

Em língua portuguesa, diz-se que o sujeito é um dos termos essenciais da oração. Ele é o responsável por realizar ou sofrer uma ação, ou estado e é o termo com qual o verbo concorda. Mas você sabe o que é ou como identificar o sujeito oculto?

Índice do conteúdo:

O que é sujeito oculto

Sujeito oculto é aquele que não está materialmente expresso na oração, mas pode ser identificado. Ele também pode ser chamado, em algumas ocasiões, de sujeito elíptico, subentendido, desinencial ou implícito. Ufa!

Sujeito oculto x sujeito indeterminado

É importante saber ainda que sujeitos ocultos é diferente de sujeito indeterminado. Isso porque o sujeito oculto é identificável, já quando se trata do sujeito indeterminado, como o próprio nome anuncia, o sujeito não vem expresso na oração nem pode ser identificado.

Exemplos de sujeito oculto

Sujeitos ocultos pode ser identificado de duas formas. A primeira delas é pela desinência verbal:

  • Fomos à casa de Maria. O sujeito de “fomos”, indicado pela desinência -mos, é “nós”.
  • Na escola, falo pouco. O sujeito de “falo”, indicado pela desinência -o, é a primeira pessoa do singular, “eu”.

A segunda maneira de identificar essa categoria de sujeito é pela presença do sujeito em outra oração do mesmo período ou do próximo período.

  • Soropita ali viera, na véspera, lá dormira; e agora retornava à casa. (Guimarães Rosa, CB, II, 467.) O sujeito de “viera”, “dormira” e “retornava” é Soropita, mencionado na primeira oração, antes de “viera”.
  • José punha os pingos nos is. Aparava as arestas da relação. O sujeito de “aparava” é José, mencionado na primeira oração, antes de “punha”.

Agora que você aprendeu o que é essa categoria de sujeito e como é possível identificá-lo, assista estes três vídeos para ampliar seu repertório sobre a temática e consolidar seu aprendizado!

Vídeos sobre Sujeito Oculto

Nos vídeos apresentados nesta seção você aprende um pouco mais sobre Sujeito Oculto e também sobre sujeito indeterminado e as diferenças entre eles. Imperdível!

SU-JEI-TO! Paródia Valesca Popozuda

Neste vídeo, o professor Noslen explica o conceito e os tipos de SUJEITO: sujeito simples; sujeito composto; sujeito oculto; sujeito indeterminado; e orações sem sujeito.

SUJEITO OCULTO X INDETERMINADO: aprenda por meio de exemplos.

Neste vídeo, o professor Antonio Fernandes explica a classificação, as diferenças e as semelhanças entre sujeito oculto e sujeito indeterminado por meio de exemplos.

Exercícios sobre SUJEITO com prof. Noslen.

Neste vídeo, o professor Noslen resolve junto com você exercícios sobre sujeito, esse termo que se refere diretamente ao verbo, agindo ou sofrendo a ação na oração.

Se você gostou e aprendeu com este conteúdo, você também vai gostar de estudar Vocativo!

Referências

Nova Gramática do Português Contemporâneo (2017). Celso Cunha; Lindley Cintra.

Por Beatriz Yoshida Protazio
Como referenciar este conteúdo

Yoshida Protazio, Beatriz. Sujeito Oculto. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/sujeito-oculto. Acesso em: 08 de January de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [UF-UBERLÂNDIA]

Éramos três velhos amigos na praia quase deserta.

O sujeito desta oração é:

a) subentendido
b) claro, composto e determinado
c) indeterminado
d) inexistente
e) claro, simples e determinado

A alternativa correta é a letra a) subentendido, que é uma das formas de se dizer que o sujeito é oculto.
O sujeito é oculto nesta oração pois conseguimos identificá-lo pela desinência -mos que indica a primeira pessoa do plural “nós” como sujeito da oração.

2. [PUC, adaptada]

“Nesse momento começaram a feri-lo nas mãos, a pau.” Nessa frase, o sujeito do verbo é:

a) nas mãos.
b) indeterminado.
c) eles (determinado).
d) inexistente ou eles: dependendo do contexto.
e) n.d.a

A alternativa correta é a letra b), uma vez que em casos em que o sujeito não vem expresso na oração nem pode ser identificado e põe-se o verbo na 3.a pessoa do plural o sujeito é classificado com indeterminado.

3. [FAAP]

Qual a alternativa em que há sujeito indeterminado?

a) Comecei a estudar muito tarde para o exame.
b) Em rico estojo de veludo, jazia uma flauta de prata.
c) Soube-se que o proprietário estava doente.
d) Houve muitos feridos no desastre.
e) Julgaram-no incapaz de exercer o cargo.

A alternativa correta é a letra e), pois o sujeito não pode ser identificado devido ao fato de o verbo estar na terceira pessoa do plural.

Compartilhe

TOPO