Relatório

O relatório é um gênero textual que consiste na elaboração de um relato sobre algo, escrito em caráter oral.

O relatório é um texto cujo objetivo é o relato de um dado elemento em específico. A principal característica desse gênero textual é a escrita em forma oral, como se alguém estivesse contando algo em forma de escrita. Confira, a seguir, mais detalhes sobre a estrutura e os tipos de relatório.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é um relatório?

Um relatório apresenta um compilado de informações resumidas e desmembradas, a fim de explorar com maior exatidão um tema. São textos geralmente expositivos, com uma combinação clara das tipologias narrativa e descritiva.

No entanto, é importante ressaltar que o relatório pode ainda comportar uma crítica. Caso haja argumentação válida e considerações pessoais relevantes, esse apontamento pode fazer parte de um relatório.

relatório
Em cotidianos de escritórios, o relatório está sempre em pauta. (Imagem: Reprodução)

Os relatórios, assim como a resenha, fazem parte do que se entende por redação técnica. O objetivo, portanto, é o registro de um dado relato referente a uma atividade em específico.

Assim, esse gênero textual estará muito presente em trabalhos escolares, bem como acadêmicos. Seja para relatar a participação em um congresso, a descrição de uma visita ou a percepção sobre uma pintura, um experimento e assim por diante.

A linguagem de um relatório deve sempre respeitar a norma culta padrão da língua portuguesa. Sobretudo, é necessário o zelo pela coerência e também pela coesão do texto apresentado.

Publicidade

Como fazer um relatório: características e estrutura

O relatório respeita uma estrutura que o adéqua a um padrão de escrita. Assim, esse gênero textual deve seguir as regras de elaboração listadas abaixo:

  1. Capa: a capa representa a estética de definição do trabalho. Contém o nome da instituição, o nome do aluno, dos professores e, claro, o título do trabalho.
  2. Índice: quando se trata de um extenso relatório, um índice sempre se faz necessário. Ele oferece uma melhor localização do leitor em relação ao trabalho.
  3. Título: logo em seguida, uma folha destinada ao título, com uma pequena descrição do tema, deve abrir o trabalho após capa e sumário.
  4. Introdução: nessa seção, todas as definições básicas do elemento relatado devem constar. Todos os itens básicos para que o leitor se localize sobre o que está lendo.
  5. Desenvolvimento: será a maior parte do trabalho de relatório. Aqui, dados, imagens, gráficos e parte importante da pesquisa estarão contidos.
  6. Conclusão: a conclusão será referente ao fechamento do tema abordado. Nessa seção, é possível emitir uma opinião, caso seja requisitada por quem propôs o trabalho, também chamada de considerações finais.
  7. Referências bibliográficas: todo o material de apoio para a criação do trabalho deverá vir nas referências bibliográficas. Livros, gráficos, dados e respectivas pesquisas quantitativas e qualitativas necessárias para a criação.

Tipos de relatório

Como já ressaltado, um relatório pode ser de vários tipos, abrangendo os seguintes:

  • Escolar: consiste em um relato de uma atividade proposta pelo professor ou referente a um passeio feito.
  • Científico: geralmente é o relato acadêmico, cuja intenção é reforçar os detalhes de uma participação em congresso, palestra ou ainda relativos a um experimento.
  • Administrativo: são os relatórios elaborados por empresas, a fim de detalhar melhor a semana ou o mês.

Assim, o relatório pode ser crítico, expondo a opinião daquele que o elabora. Pode também ser apenas uma síntese, em que há o detalhamento de uma atividade proposta (um filme, por exemplo).

Publicidade

Ou, por fim, o texto pode ser um relatório de formação, cujo objetivo é detalhar os passos dados durante a elaboração de uma pesquisa, um experimento ou um estágio curricular.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa (2008) – Domingos Paschoal Cegalla

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Relatório. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/relatorio. Acesso em: 18 de May de 2022.

Compartilhe

TOPO