Ensaio como gênero textual

O ensaio como gênero textual serve como um expositor opinativo, que refletirá ideias, críticas ou impressões pessoais sobre algo/alguém.

O ensaio como gênero textual abrange um texto de tipo opinativo. Nele, serão expostas ideias, críticas, impressões próprias e pessoais acerca de algum tema, podendo haver críticas ou elogios.

Publicidade

Servindo como forma de problematização referente a algumas questões, elas são geralmente focadas na opinião do autor. Em geral, demonstram conclusões pessoais e fundamentadas.

Por esse motivo o ensaio como gênero textual se diferencia dos demais. Isso porque ele exige maior aprofundamento sobre o assunto, a fim de constatar uma opinião final.

Dessa forma, o ensaio pode se caracterizar como uma “mistura de gêneros textuais”, abrangendo o discurso argumentativo, como também agregado ao expositivo; isso provoca o ato de ensaiar sobre algo.

Portanto, o ensaio será uma tratativa de reflexão subjetiva, de acordo com o ponto de vista do ensaísta, organizando um norte de ideias e estimulante a críticas.

ensaio como gênero textual
(Imagem: Reprodução)

Estrutura do ensaio

  1. Tema: como o ensaio é referente a algo, este deverá ser o “título”. Desta forma, a relação entre título e tema em um ensaio é bastante próxima.
  2. Corpo do Texto: relativa às análises, críticas e devaneios sobre o tema. Serão exploradas as impressões do ensaísta. Como em qualquer gênero textual, ele possuirá uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Na introdução, premissas e perspectivas iniciais serão abordadas. No desenvolvimento, as reflexões e os argumentos serão a tona das perspectivas sobre o tema. Já na conclusão será a impressão final e pessoal sobre o tema a ser ensaiado.
  3. Bibliografia: como em qualquer trabalho acadêmico, esta seção será utilizada para apresentação das referências utilizadas para elaborar o ensaio.

Ensaio como gênero textual e suas características

O ensaio como gênero textual apresenta algumas características pontuais, tais como:

  • Reflexões subjetivas sobre o tema;
  • Defesa de ideias;
  • Exposição de argumentos;
  • Texto coeso e conciso;
  • Ponto de vista pessoal;
  • Linguagem simplificada;
  • Criatividade e jogo de palavras;
  • Problematizações e provocações;
  • Texto crítico;
  • Abrange variados temas;

Ensaio fundamental e ensaio acadêmico

O ensaio como gênero textual é escrito em prosa, com caráter didático, apesar transitarem entre o formal e o informal e serem significativamente flexíveis. De modo a distinguir, os ensaios podem ser formais (científicos ou acadêmicos) e informais (literários).

Publicidade

O ensaio literário é uma proposta de reflexão mais subjetiva, não havendo a necessidade de uma premissa bibliográfica. Já o científico ou acadêmico apresenta premissas embasadas por teorias, com linguagem mais culta, e adotando uma linguagem menos conotativa possível.

Referências

Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Ensaio como gênero textual. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/ensaio-como-genero-textual. Acesso em: 03 de May de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [ENEM]

MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.

Revista Época. N° 424, 03 jul. 2006.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo funções específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é

a) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.

b) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.

c) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.

d) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.

e) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.

Resposta: B

2. [ENEM]

Câncer 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.

Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam-se com os conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é:

a) vender um produto anunciado.

b) informar sobre astronomia.

c) ensinar os cuidados com a saúde.

d) expor a opinião de leitores em um jornal.

e) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

Resposta: E

Compartilhe

TOPO