Hipertexto

O hipertexto é uma escritura eletrônica não-sequencial e não-linear, que fornece ao leitor o acesso de mais conteúdos para ser consumido sem uma ordem sequencial obrigatória.

O hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Esses nós são conteúdos apresentados em palavras, imagens, gráficos, sequências sonoras, textos mais complexos, que, por sua vez, podem se configurar em novos hipertexto. Nesta matéria, você aprenderá um pouco mais sobre o assunto!

O que é o hipertexto

O termo “hipertexto” foi conceituado por Theodor Holm Nelson, em 1964, para explicar o que seria uma escritura eletrônica não-sequencial e não-linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número quase sem limite de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas em tempo real.

A partir dele, o leitor tem condições de definir, de forma interativa, o fluxo de sua leitura, a partir de assuntos abordados pelo texto, sem se prender a uma sequência regular (fixa) ou a tópicos preestabelecidos por um autor.

O hipertexto, entretanto, coloca para o ser humano novos desafios em relação à prática leitura. Por este motivo, é importante conhecer o que ele é, bem como aprender conceitos circunscritos a ele.

Nesse sentido, importa ainda destacar que o hipertexto caracteriza-se como um processo de escritura/leitura eletrônica, multilinearizado, multisequencial e indeterminado, que introduz um novo espaço de escrita, o qual é caracterizado como “escrita eletrônica”, tendo em vista a sua tecnologia de base. Todavia, os estudos da linguagem apontam que o hipertexto existia mesmo antes da internet. Nos livros, as notas de rodapé, por exemplo, são consideradas hipertextos.

Exemplos de Hipertexto

  • Notícia com Hipertexto: nesta notícia, há vários hipertextos destacados do corpo do texto com negrito. Quando você clica num destes textos, você pode interromper o fluxo habitual da leitura e explorar recortes temáticos do texto primário em outros textos.
  • Wikipédia: em sites de busca como a Wikipédia você pode encontrar, em meio ao texto primário, inúmeros hipertextos.
  • Sites informativos: o hipertexto pode estar ainda em sites informativos a respeito de assuntos específicos, como tecnologia, literatura, ou ainda sites de estudos, como o Todo Estudo.

Agora que você já sabe o que é um hipertexto e já viu exemplos reais de hipertexto talvez você queira aprender um pouco mais sobre alguns conceitos que circunscrevem este recurso. Vamos lá?

Características

A seguir são apresentadas as principais características do Hipertexto:

  • Não linear: não apresenta um sentido único;
  • Fragmentário: consiste na constante ligação de porções de texto a partir de uma estrutura geral/base, com possíveis retornos ou fugas desse texto primário;
  • Ilimitado: um texto primário pode ter quantos hipertextos o autor pensar que são necessários;
  • Multisemiótico: consiste na possibilidade de interconectar/integrar simultaneamente a linguagem verbal com a não-verbal;
  • Interativo: consiste na natureza intrinsecamente intertextual marcada pela recursividade de textos ou fragmentos na forma de citações, notas, etc.

Agora você já sabe que esse conjunto é uma escritura eletrônica não-sequencial e não-linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número quase sem limite de outros textos, que tem como principais características a não-linearidade, o caráter fragmentário, as conexões ilimitadas, a multisemiose e a interatividade.

Hipertexto e a hipermídia

A hipermídia é o meio e a linguagem das “novas mídias”. Dentre estas novas mídias, destacam-se a internet, os jogos de computador, o cinema interativo, o vídeo interativo, a TV interativa e as instalações informatizadas interativas entre outros, e as suas respectivas interfaces.

Hipertexto e a intertextualidade

A intertextualidade é o nome que se dá à relação que é estabelecida quando, em um texto, o autor cita outro texto. Esse é um fenômeno “dialógico” entre dois ou mais textos, os quais podem ser verbais, não-verbais ou mistos. Importa ainda lembrar que esta relação pode ser estabelecida de forma direta (quando há uma menção explicita a outro texto) ou indireta (quando não há referência explicita a outro texto).

Vídeos sobre Hipertexto

Agora que você aprendeu o que é hipertexto, hipermídia e intertextualidade, confira os vídeos a seguir para ampliar seus conhecimentos.

O que é e onde encontrar?

Neste vídeo, o professor Adriano Alves explica o que é hipertexto e dá exemplos. Além disso, ele propõe que notas de rodapé são hipertextos e até menciona as referências contidas na Bíblia entre os seus capítulos e versículos. Confira agora!

Hipertexto e hipermídia: entenda as diferenças

Neste vídeo, a professora Maíra Bittencourt explica, em detalhes, as diferenças entre hipertexto e hipermídia. Além disso, caso seja do seu interesse, ela comenta como utilizar esses recursos em produções textuais jornalísticas online.

Foco na intertextualidade!

Neste vídeo, o professor Noslen explica o que é intertextualidade e ainda dá exemplos de usos do recurso à intertextualidade. Caso seja do seu interesse, confira também a explicação do professor sobre paráfrase!

Se você aprendeu o que é hipertexto, hipermídia e intertextualidade e gostou deste conteúdo, talvez você possa se interessar por aprender mais sobre o Gênero e-mail. Confira!

Referências

LINEARIZAÇÃO, COGNIÇÃO E REFERÊNCIA: O DESAFIO DO HIPERTEXTO (1999). Luíz Antônio Marcuschi.

Por Beatriz Yoshida Protazio
Como referenciar este conteúdo

Yoshida Protazio, Beatriz. Hipertexto. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/hipertexto. Acesso em: 07 de January de 2022.

Exercícios resolvidos

1.

O hipertexto refere-se à escritura eletrônica não sequencial e não linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a um número praticamente ilimitado de outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real. Assim, o leitor tem condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir de assuntos tratados no texto sem se prender a uma sequência fixa ou a tópicos estabelecidos por um autor. Trata-se de uma forma de estruturação textual que faz do leitor simultaneamente coautor do texto final. O hipertexto se caracteriza, pois, como um processo de escritura/leitura eletrônica multilinearizado, multisequencial e indeterminado, realizado em um novo espaço de escrita. Assim, ao permitir vários níveis de tratamento de um tema, o hipertexto oferece a possibilidade de múltiplos graus de profundidade simultaneamente, já que não tem sequência definida, mas liga textos não necessariamente correlacionados.

(MARCUSCHI, L. A. Disponível em: http://www.pucsp.br. Acesso em: 29 jun. 2011.)

O computador mudou nossa maneira de ler e escrever, e o hipertexto pode ser considerado como um novo espaço de escrita e leitura. Definido como um conjunto de blocos autônomos de texto, apresentado em meio eletrônico computadorizado e no qual há remissões associando entre si diversos elementos, o hipertexto

a) é uma estratégia que, ao possibilitar caminhos totalmente abertos, desfavorece o leitor, ao confundir os conceitos cristalizados tradicionalmente.

b) é uma forma artificial de produção da escrita, que, ao desviar o foco da leitura, pode ter como consequência o menosprezo pela escrita tradicional.

c) exige do leitor um maior grau de conhecimentos prévios, por isso deve ser evitado pelos estudantes nas suas pesquisas escolares.

d) facilita a pesquisa, pois proporciona uma informação específica, segura e verdadeira, em qualquer site de busca ou blog oferecidos na internet.

e) possibilita ao leitor escolher seu próprio percurso de leitura, sem seguir sequência predeterminada, constituindo-se em atividade mais coletiva e colaborativa.

Letra E. O conjunto de textos relacionados a um texto primário que compõe um todo é denominado hipertexto. Em textos com hipertextos, o leitor pode escolher seu próprio percurso de leitura, tornando sua atividade mais coletiva e colaborativa.

2.

Assinale a alternativa que indica corretamente o que é hipermídia e intertextualidade:

a) A hipermídia é uma mídia de grandes proporções e a intertextualidade é uma relação que é estabelecida entre dois ou mais textos.

b) A hipermídia é uma linguagem das novas mídias e a intertextualidade é o meio de transmissão dessa linguagem.

c) A hipermídia é uma linguagem das novas mídias e a intertextualidade é uma forma de se comunicar.

d) A hipermídia é uma linguagem das novas mídias e a intertextualidade é uma relação que é estabelecida entre dois ou mais textos.

e) A hipermídia são as novas tecnologias a intertextualidade é uma relação que é estabelecida entre dois ou mais textos.

A hipermídia é o meio e a linguagem das “novas mídias”; esse meio permite ao leitor o acesso simultâneo a textos, imagens e sons de modo interativo e não linear.

Já a intertextualidade é o nome que se dá à relação que é estabelecida quando, em um texto, o autor cita outro texto. Esse é um fenômeno “dialógico” entre dois ou mais textos, os quais podem ser verbais, não-verbais ou mistos.

Portanto, a resposta correta para esta questão é a letra d) “A hipermídia é uma linguagem das novas mídias e a intertextualidade é uma relação que é estabelecida entre dois ou mais textos”.

Compartilhe

TOPO