Gênero textual notícia

A notícia possui caráter informativo e tem o objetivo divulgar um fato que afeta indivíduos ou grupos significativos . Esse gênero textual deve ser conciso, impessoal e de linguagem acessível.

O gênero textual notícia tem o objetivo divulgar um acontecimento, o qual pode ser de ordem política, social, econômica, cultural ou natural, que afeta indivíduos ou grupos significativos e, por isso, recebe a atenção dos meios de comunicação. Em outras palavras, a notícia é a matéria-prima do jornalismo e, via de regra, noticiam-se acontecimentos socialmente relevantes. A seguir, conheça um pouco mais sobre esse gênero textual e suas características.

O que é o gênero textual notícia

De acordo com os professores Joaquim Dolz e Bernard Schneuwly, os textos do gênero notícia pertencem à ordem do relatar. Esses textos devem apresentar algumas características fundamentais: concretude, expressão de fatos e não de opinião ou juízos de valor, concisão, impessoalidade (terceira pessoa), linguagem acessível e atualidade.

Além disso, é importante destacar que a linguagem jornalística se relaciona com diferentes registros de linguagem (o formal e o coloquial). Embora o processo de comunicação tenha por regra o uso da 3ª pessoa, todo texto carrega compromissos ideológicos, ou seja, grandes e pequenas questões da ideologia estão presentes na linguagem jornalística, porque os textos não são escritos fora da sociedade e do tempo histórico. Por exemplo: quando um jornal escolhe o vocábulo “invadir” ao invés de “ocupar” – ou vice-versa –, ele aponta para adesões ideológicas que, certamente, não passam despercebidas por leitores mais atentos.

Características

O gênero textual notícia é um gênero jornalístico e não literário que está muito presente no dia a dia, tanto no formato escrito quanto no oral (audiovisual). Esse gênero é chamado de gênero informativo e são enquadrados dentro da ordem do narrar. Confira a seguir as principais características desse tipo de texto:

  • Concretude: o texto noticioso precisa apresentar dados concretos da realidade, a fim de que transmitir ao leitor confiabilidade e credibilidade. Por isso, é importante que a notícia exponha, por exemplo, o dia exato em que o fato aconteceu e, se possível e cabível, até o mesmo o horário, bem como o lugar do acontecimento, os nomes dos envolvidos no ocorrido. Ou seja, é necessário fornecer ao leitor dados concretos;
  • Expressão dos fatos e não de opinião: o texto deve apresentar os fatos e evitar o máximo possível a expressão de opiniões e/ou juízo de valor. Por exemplo, não é papel de quem noticia dizer que tal político é mau ou bom; ou tal cidadão é honesto ou desonesto. O redator da notícia deve apresentar apenas o acontecimento;
  • Concisão: a notícia deve ser um texto preferencialmente curto, ou no mínimo, bastante objetivo;
  • Impessoalidade: o texto noticioso deve ser escrito, preferencialmente, em terceira pessoa para garantir maior impessoalidade. Para garantir um caráter ainda mais impessoal à notícia, o redator do texto pode incluir discursos diretos ou indiretos de terceiros. Por exemplo, ao noticiar um colisão no trânsito, quem escreve a notícia pode colher depoimentos das partes envolvidas e inserir na notícia, por meio de discurso direto ou indireto, a fim de tornar o texto o mais imparcial possível;
  • Linguagem acessível: a notícia deve ser escrita pensando na abrangência de um grande público em que estão presentes os mais variados graus de instrução, por isso ele deve apresentar uma linguagem acessível, sem termos demasiadamente técnicos e/ou rebuscados;
  • Atualidade: os fatos noticiados devem ser sempre atuais, haja vista que a periodicidade da grande maioria dos jornais é diária. Assim, é incoerente apresentar, em uma notícia, um fato que tenha ocorrido semanas ou até meses antes da data da publicação do texto.

Com essas características em mente, será fácil compreender a estrutura desse gênero textua. Confira no próximo tópico mais informações sobre como compor um texto do tipo notícia.

A estrutura do gênero notícia

O gênero textual notícia circula no ambiente jornalístico e, por esse motivo, caracteriza-se como uma narrativa técnica, pois a impessoalidade é um pressuposto; diferente da linguagem literária, que, via de regra, é bastante subjetiva. Além de impessoal, ela deve ser um texto conciso, ter uma linguagem acessível, ser atual e apresentar informações precisas e verificáveis. O gênero textual notícia possui ainda elementos estruturais básicos, sem os quais não é possível redigir uma notícia que seja considerada confiável. Confira abaixo quais são esses elementos:

Manchete ou título principal

O título principal visa despertar a atenção do leitor e deve conter o fato em si (o que aconteceu). O verbo do título é o único em toda notícia que deve ser marcado no presente. Neste exemplo, você pode conferir o tempo verbal no presente (alterar: “alteram”) e o fato em si (“Obras na BR-277 alteram o trânsito”):

  • “Obras na BR-277 alteram o trânsito em Cascavel no fim de semana” (Notícia do Portal G1 Paraná).

Lide (do inglês “lead”)

O lide corresponde ao primeiro parágrafo do texto e, normalmente, sintetiza os traços peculiares condizentes ao fato, situando o leitor quanto aos aspectos mais relevantes do fato que se quer noticiar. No lide, você deve usar a fórmula 3 Q + O, ou seja: O quê?; Quem?; Quando?; e Onde?. Como no exemplo a seguir:

  • “Segundo a Ecocataratas, obras de conservação ocorrerão no sábado (23) e domingo (24), no viaduto do km 581. Em alguns períodos, trânsito será interditado.” (Notícia do Portal G1 Paraná).

Corpo da notícia

No corpo da notícia, você deve expor detalhadamente o fato. Isto é, deve-se repetir a fórmula 3 Q + O (o quê; quando; quem; onde), bem como explicar COMO o fato aconteceu e o PORQUÊ aconteceu e, caso haja uma consequência a partir do fato noticiado, ela pode também ser apresentada no corpo da notícia.

No exemplo a seguir, você pode conferir o que aconteceu (obras de conservação e pintura na estrutura do viaduto); quando (no sábado, 23, e no domingo, 24; das 9h às 12h e das 13h às 16h); quem (neste caso, pode-se considerar “quem” os envolvidos nas obras, isto é, a Ecocataratas, que é a responsável pela obra e os motoristas que passarão pelo trecho a ser reformado); onde (BR-277); como (o trecho em obras estará sinalizado; os motoristas que utilizarem o trecho deverão redobrar a atenção; em caso de condições climáticas adversas, os serviços serão adiados); porque (a cada dois anos, a concessionária realiza vistorias técnicas nos viadutos e outras estruturas para verificá-los).

  • “Obras de conservação e pintura na estrutura do viaduto da BR-277, no km 581, em Cascavel, no oeste do Paraná, vão alterar o trânsito no sábado (23) e domingo (24), segundo a Ecocataratas.
    Conforme a concessionária, os trabalhos ocorrerão em frente ao autódromo de Cascavel, das 9h às 12h e das 13h às 16h.
    Em alguns períodos, o trânsito de veículos será interditado.
    Com isso, os motoristas que trafegam no sentido Cascavel para Curitiba e desejam retornar ou acessar empresas próximas, deverão utilizar o trevo da PR-180, que fica a poucos metros antes do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
    Os que circulam de Curitiba para Cascavel e desejam retornar, a opção será o viaduto do km 583, próximo ao Trevo Cataratas.
    De acordo com a Ecocataratas, a cada dois anos, a concessionária realiza vistorias técnicas nos viadutos e outras estruturas do gênero a fim de verificar as condições.
    O trecho em obras estará devidamente sinalizado com placas de limite de velocidade e cones.
    A concessionária recomenda que os motoristas redobrem a atenção nesse trecho, devido à concentração de equipamentos e trabalhadores no local.
    Os serviços serão adiados em caso de condições climáticas adversas.” (Notícia do Portal G1 Paraná).

A estrutura da notícia, portanto, constitui-se de: Título/manchete; Quem – o quê – quando – onde (lide); como; porque; consequência (corpo da notícia/desenvolvimento). Depois de conhecer as partes constitutivas da estrutura de uma notícia, que tal saber diferença entre notícia e reportagem? Confira a seguir.

Notícia X reportagem

Muitos estudiosos da linguagem afirmam que o reconhecimento dos textos pelos jornalistas é feito por meio da diferença ou da similaridade com a notícia, não em função das características do texto noticioso, mas dos aspectos práticos envolvidos na consolidação desse gênero. Assim, a reportagem, por exemplo, é, em geral, definida a partir da notícia, como sendo um texto mais extenso, o qual resulta de uma investigação mais detalhada dos fatos e apresenta as informações em maior profundidade.

Vídeos sobre o gênero textual notícia

A essa altura, você entendeu o que é o gênero textual notícia e as suas características, certo? Mas talvez esteja precisando reforçar um pouquinho as noções já vistas na leitura desse tópico, por isso continue seus estudos assistindo os vídeos disponibilizados a seguir. Bons estudos!

Gênero textual: notícia

Nesse vídeo, a professora Bruna Catelli nos ensina o que é e para que serve uma notícia e onde é possível encontrá-las. Além disso, durante a aula, ela expõe as características e elementos do gênero, analisa um modelo de notícia e traz um roteiro para produção de texto. Está imperdível!

Como escrever uma notícia

Aqui, a professora Fê explica a estrutura desse gênero textual com uma notícia publicada como exemplo. Assista ao vídeo para aprender como redigir uma notícia, respeitando todos os seus elementos estruturais e características.

Características do gênero textual notícia

Nesse vídeo curto e objetivo, o professor Edgar explica as características de uma notícia. Esse tipo de texto tem como objetivo informar fatos do dia a dia, os quais são relevantes para a sociedade. Além disso, ele aborda estrutura desse tipo de texto, a qual tem a função de relatar, de forma breve e objetiva, fatos importantes.

Em resumo, a notícia é do âmbito jornalístico de caráter informativo, cujo as suas características é a expressão de fatos de forma concisa e impessoal. Agora é com você! Teste seus conhecimentos por meio dos exercícios abaixo e confira também os textos sobre Carta aberta e como fazer uma boa redação!

Referências

G1 PORTAL de notícias (On-line) – Disponível em: https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2021/10/22/obras-na-br-277-alteram-o-transito-em-cascavel-no-fim-de-semana.ghtml. Acesso em 01 de nov. de 2021

Para ler e fazer o jornal na sala de aula (2005) – Maria Alice Faria; Juvenal Zanchetta Jr.

Gêneros orais e escritos na escola (2004) – Joaquim Dolz; Bernard Schneuwly.

O conhecimento de jornalistas sobre os gêneros textuais: um estudo introdutório (2001) – Adair Bonini.

Por Beatriz Yoshida Protazio
Como referenciar este conteúdo

Yoshida Protazio, Beatriz. Gênero textual notícia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/genero-textual-noticia. Acesso em: 23 de November de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS - Prefeitura de Cláudio/MG]

Pai e filha usam fantasias para levar lixo na Espanha durante isolamento

Durante o isolamento, um homem de 34 anos de Puertollano, na Espanha, decidiu descer fantasiado de Olaf (o boneco de neve de Frozen) para levar o lixo da casa onde mora com a mulher e dois filhos. Ele fez isso por volta das 20h quando os vizinhos iam para as janelas aplaudir os profissionais da saúde do país, um dos mais atingidos pela pandemia de Covid-19 na Europa.
Foi um sucesso! A partir daí, Jaime Coronel começou a usar cada dia uma fantasia diferente: enfermeira, múmia, coringa, um ladrão da série “A Casa de Papel”, “Piratas do Caribe”, Homem Invisível, bailarina, policial. Em princípio, ia sozinho porque as regras de confinamento na Espanha foram umas das mais restritas da Europa. Porém, quando o governo permitiu que as crianças, enfim, saíssem de casa, ele passou a levar a filha Mara, de 3 anos, que até então acompanhava o pai da janela. Em várias das gravações, é possível ouvir a voz da menina chamando pelo pai. Então, os vizinhos puderam ver Olaf acompanhado da Elsa, Ladybug e o CatNoir, Rapunzel e Pascal, o Homem-Aranha e a Mulher-Aranha, A Bela e a Fera, Goku e Gohan, do Dragon Ball. “Nunca imaginei que essa ideia teria tanta repercussão, porque era para minha filha e para os moradores do bairro se distraírem um pouco e não pensarem em nada mais do que estava acontecendo”, afirmou ao G1. Quando questionado sobre qual é a mensagem que Jaime gostaria de passar para quem está em isolamento é: brinquem em família. “Aqui de longe, queria dizer a todos os que estão em quarentena que aproveitem a companhia de seus filhos e de sua família. Eles são o melhor que nós temos. Brincar, divertir-se em família é uma forma de nos esquecemos um pouco do que está contecendo que, sinceramente, é muito grave.”

1- Tendo o texto como referência, responda às perguntas abaixo:
A- Qual foi o acontecimento?
B- Onde ocorreu?
C- Quando ocorreu?
D- Por que aconteceu?
E- Como aconteceu?

Respostas:
A – Pai e filha usam fantasias para levar lixo durante isolamento
B – Na Espanha
C- Durante o isolamento
D- O homem decidiu começar esta brincadeira para distrair filha e os
moradores do bairro, para que eles não pensassem tanto no que estava acontecendo.
E – A cada dia o homem usava uma fantasia diferente para levar o lixo.

2. [Adaptada - ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS - Prefeitura de Cláudio/MG]

Produção de texto
Agora, é a sua vez de produzir uma notícia.
1- Reveja as principais características do gênero notícia para aplicá-las a seu texto: a notícia deve
apresentar um fato, conter um título chamativo e localizar o leitor em relação ao fato apresentado.
2- Escreva sobre um acontecimento da atualidade.
3- Use parágrafos para organizar o texto.

Resposta – O leitor do site deve produzir um texto noticioso que contenha:
1. Título/manchete;
2. Lide (O que, quando, quem, onde);
3. Como, porque.

3. [Adaptada - ATIVIDADE DE ACOLHIMENTO EMEF Santa Maria]

Leia o texto abaixo:
Crianças surdas recebem ajuda de cães-guia na Grã-Bretanha
Uma instituição de caridade britânica iniciou um projeto piloto para fornecer cães guia para
crianças com problemas de audição.
No último ano, a instituição Cães Guia para Surdos deu 12 destes cães para crianças. Uma
delas foi James, um menino de 11 anos com dificuldades de audição.
O cão de James é o labrador Kurt, que o alerta quando ele precisa acordar de manhã,
quando sua mãe o chama e em situações de perigo, como quando um alarme de incêndio dispara.
Kurt foi treinado para responder a certos sons e ordens. Segundo a família de James, seu
comportamento mudou após a chegada do animal.
Ele está mais independente confiante e desenvolveu um ótimo relacionamento com o cão.
Disponível em : WWW.bbc.com cães guias surdos. Acesso em 19 de maio de 2014.

1. Que gênero textual é esse?

2. Como ele está organizado?

3. Onde foi publicado?

4. Qual é o assunto do texto?

5. Que acontecimento recente é relatado nessa notícia?

1.Notícia
2.Título/Lide/Corpo da notícia
3.Site da BBC
4.Cães guias que ajudam crianças com problemas auditivos
5. Uma doação de cães guia para crianças surdas.

Compartilhe

TOPO