Função fática

Neste tópico, você vai aprender sobre função fática da língua, o que é, quais são as suas características, exemplos práticos e exercícios para fixar o aprendizado.

Alguns estudiosos da língua afirmam que a função fática centra-se no contato, no suporte físico, no canal da mensagem. Outros afirmam que a função fática da linguagem se manifesta nos elementos do texto, que envolvem o estabelecimento e a permanência do contato entre os interlocutores. Neste tópico, descobriremos o que é a função fática da língua.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é a função fática

A função fática é a característica de mensagens que servem quase que exclusivamente para estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. Por exemplo, para comprovar que o canal por meio do qual se transmite a mensagem está funcionando, atrair atenção do interlocutor ou para confirmar que ele ainda está prestando atenção ao que se diz.

Relacionadas

Vícios de Linguagem
Vícios de linguagem são pequenos “erros” de afronta às normas cultas da língua portuguesa do ponto de vista gramatica.
Pleonasmo
É uma figura de linguagem que pode proporcionar vários efeitos.
Estrangeirismo
O estrangeirismo ocorre quando agregamos palavras prontas de outro idioma à nossa língua. Esse fenômeno é encontrado em várias expressões que utilizamos diariamente em conversas do cotidiano.

Em textos escritos, a função fática se mostra nos recursos gráficos e também no uso de recursos de cunho psicológico, os quais são usados para prender a atenção do leitor (por exemplo, a extensão das palavras, a complexidade das frases, a redundância, entre outros). Por outro lado, certas marcas da fala podem caracterizar-se como fáticos, por exemplo, “certo?”, “entende?”, “não é?”, “tipo assim”. Essas expressões mantêm os interlocutores em contato, sem produzir respostas a essas perguntas e os fixa no canal.

O traço característico da faticidade é a tautologia. Ou seja, a redundância. Em outras palavras, a função fática, como o próprio nome diz, objetiva enfatizar algo do já dito, manter a comunicação, mesmo que os recursos acionados para dar um caráter fático à mensagem não sejam estritamente necessários em relação ao sentido do que se diz.

Exemplos do uso da função fática

A seguir, você poderá conferir alguns exemplos de uso da função fática da língua, primeiramente no contexto de peças publicitárias e, depois, em outros contextos:

Função fática na publicidade

A função fática é muito comum na publicidade, pois embora certo tipo de conteúdo não precise, necessariamente, de adendos, explicações ou advertências, essa função da linguagem aparece nas peças publicitárias com a finalidade de manter o contato com o leitor/público a que a propaganda se dirige.

Publicidade

  • Embalagem de cigarro: “VOCÊ SOFRE – este produto causa câncer de boca, língua e esôfago” / “VOCÊ ADOECE – este produto causa trombose e gangrena”;
  • Nas propagandas de cerveja: “BEBA COM MODERAÇÃO” / “SE DIRIGR, NÃO BEBA”;
  • Nos anúncios nos supermercados, por exemplo, quando você ouve: “ATENÇÃO, senhores clientes…”.

Outros exemplos da função fática

  • Na sala de aula, o professor se volta aos alunos e pergunta, de forma retórica, se todos entenderam. Esse questionamento tem função fática.
  • Quando um palestrante pergunta ao auditório se estão todos acordados ainda. Esse questionamento também tem função fática.
  • As expressões ”bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” possuem função fática.
  • Quando, ao final do expediente, você diz ao seu colega de trabalho “nos vemos amanhã”, você aciona a função fática para despedir-se dele.
  • No Grande serão: veredas, o narrador concebido por Guimarães Rosa nesta obra usa a expressão “Mire veja” muitas vezes; esta expressão tem função fática. “O senhor… Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam”.

Agora que você já sabe tudo sobre a função fática, confira o tópico a respeito de Função Referencial!

Referências

Funções da linguagem (1999). Samira Chalhub.
O USO DO CLICHÊ E DA FUNÇÃO FÁTICA DA LINGUAGEM EM SINAL FECHADO (2010). Isabel Cristiane Jerônimo.

Beatriz Yoshida Protazio
Por Beatriz Yoshida Protazio

O bom e velho Guimarães Rosa definiu bem: “Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita”. Doutoranda em Letras (PLE/UEM).

Como referenciar este conteúdo

Yoshida Protazio, Beatriz. Função fática. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/funcao-fatica. Acesso em: 28 de March de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [ENEM, 2019]

O Instituto de Arte de Chicago disponibilizou para visualização on-line, compartilhamento ou download (sob licença Creative Commons), 44 mil imagens de obras de arte em altíssima resolução, além de livros, estudos e pesquisas sobre a história da arte.

Para o historiador da arte, Bendor Grosvenor, o sucesso das coleções on-line de acesso aberto, além de democratizar a arte, vem ajudando a formar um novo público museológico. Grosvenor acredita que quanto mais pessoas forem expostas à arte on-line, mais visitas pessoais acontecerão aos museus.

A coleção está disponível em seis categorias: paisagens urbanas, impressionismo, essenciais, arte africana, moda e animais. Também é possível pesquisar pelo nome da obra, estilo, autor ou período. Para navegar pela imagem em alta definição, basta clicar sobre ela e utilizar a ferramenta de zoom. Para fazer o download, disponível para obras de domínio público, é preciso utilizar a seta localizada do lado inferior direito da imagem.

Disponível em: www.revistabula.com. Acesso em: 5 dez. 2018 (adaptado).

A função da linguagem que predomina nesse texto se caracteriza por

a) evidenciar a subjetividade da reportagem com base na fala do historiador de arte.

b) convencer o leitor a fazer o acesso on-line, levando-o a conhecer as obras de arte.

c) informar sobre o acesso às imagens por meio da descrição do modo como acessá-las.

d) estabelecer interlocução com o leitor, orientando-o a fazer o download das obras de arte.

e) enaltecer a arte, buscando popularizá-la por meio da possibilidade de visualização on-line.

A função da linguagem que predomina no texto se caracteriza pela transmissão de uma informação objetiva sobre o acesso às imagens de obras de arte a partir de um veículo on-line. Função referencial.

A alternativa correta é a letra c.

2. [ENEM, 2014]

O telefone tocou.
— Alô? Quem fala?
— Como? Com quem deseja falar?
— Quero falar com o sr. Samuel Cardoso.
— É ele mesmo. Quem fala, por obséquio?
— Não se lembra mais da minha voz, seu Samuel?
Faça um esforço.
— Lamento muito, minha senhora, mas não me lembro. Pode dizer-me de quem se trata?

(ANDRADE, C. D. Contos de aprendiz. Rio de Janeiro: José Olympio, 1958.)

Pela insistência em manter o contato entre o emissor e o receptor, predomina no texto a função

a) metalinguística.
b) fática.
c) referencial.
d) emotiva.
e) conativa.

A alternativa correta é a letra b, pois essa insistência em manter o contato entre os interlocutores é típica da função fática da língua.

Compartilhe

TOPO