Poliedros

Poliedros são formados por vários polígonos colocados juntos em uma forma espacial 3D.

O que aconteceria se agruparmos várias formas geométricas, por exemplo os triângulos, em uma única forma geométrica 3D fechada? Isso é conhecido como poliedros. Entenda aqui o que eles são e a sua classificação. No fim, será apresentado algumas videoaulas sobre este assunto para que você possa compreendê-lo melhor.

O que são os poliedros?

Você já deve ter observado como é formada a superfície de uma bola de futebol. Caso não tenha, ela é formada por várias peças poligonais costuradas lado a lado. O formato arredondado da bola se deve à pressão interna do ar. Caso isso não ocorresse, a superfície se assemelharia ao seguinte formato:

(Imagem: Reprodução)

Em outras palavras, os poliedros são formas geométricas constituídos polígonos planos, além de possuírem vértices, arestas e faces. Desta forma, iremos estudar a classificação dos poliedros que são duas: poliedros convexos e não convexos.

Classificação dos poliedros

Podemos dividir os poliedros em duas classes: em convexos e não convexos. Vamos então estudar cada um deles separadamente.

Poliedro convexo: um poliedro é convexo se um segmento de reta estiver contido inteiramente no poliedro. Observe a figura a seguir como exemplo.

(Imagem: Reprodução)

Poliedro não convexo: se uma reta, ao passar por um poliedro, tocar em 3 ou mais faces deste poliedro, então, ele é não convexo. A seguir, temos um exemplo disso.

(Imagem: Reprodução)

Além destas duas formas, podemos também encontrar poliedros convexos regulares. Este tipo de poliedro será classificado como convexo regular se – e somente neste caso – são satisfeitas as seguintes condições:

  • todas as suas faces são regiões poligonais regulares e congruentes entre si;
  • todos os seus ângulos poliédricos são congruentes entre si.

Existem exatamente cinco classes de poliedros regulares. São eles: tetraedro regular, hexaedro regular, octaedro regular, dodecaedro regular e icosaedro regular. A imagem a seguir representa um exemplo de cada uma dessas classes.

Todo Estudo

Estas figuras foram as formas de poliedros existentes. Para que você possa ter um melhor entendimento sobre o assunto, apresentamos a seguir algumas videoaulas!

Saiba mais sobre poliedros

Para que os seus estudos possam render muito mais, a seguir segue uma pequena lista com algumas videoaulas!

Conceitos sobre poliedros

Neste vídeo, é apresentado alguns conceitos básicos sobre poliedros, além de apresentar também a relação de Euler.

Poliedros de Platão

Caso você tenha dúvidas ou não sabe sobre o que se trata, este vídeo apresenta os poliedros de Platão para que você possa compreender de vez sobre este assunto!

Exercícios

Sempre é bom entender a teoria na prática! Pensando nisso, este vídeo apresenta alguns exercícios resolvidos sobre poliedros para que você possa se dar muito bem nas provas!

Por fim, sempre é bom revisar alguma matéria que da base para o conceito de poliedros. A recomendação é estudar sobre geometria espacial e polígonos. Assim, seus estudos serão completos!

Referências

IEZZI et al. Matemática: ciência e aplicações. Ensino Médio.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto & aplicações. Ensino Médio.

Guilherme Santana da Silva
Por Guilherme Santana da Silva

Graduado no curso de Física pela Universidade Estadual de Maringá. Professor assistente em um colégio de ensino médio e preparatório para os vestibulares. Nas horas vagas se dedica à vida religiosa, praticar mountain bike, tocar bateria, dar atenção à família e cuidar de suas duas gatinhas Penélope e Mel.

Como referenciar este conteúdo

Santana, Guilherme. Poliedros. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/matematica/poliedros. Acesso em: 29 de October de 2020.

Exercícios resolvidos

1.

Sabendo que um poliedro possui 20 vértices e que em cada vértice se encontram 5 arestas, determine o número de faces dessa figura.

O número de vértices é 20, logo V = 20.

Como as arestas que saem e chegam até o vértice são as mesmas, então devemos dividir por dois o número total de arestas. Dessa forma:

A = (5*20)/2 = 50

Podemos então utilizar a relação de Euler. Logo

F + V = A + 2
F + 20 = 50 + 2
F = 52 – 20
F = 32

Portanto, o poliedro possui 32 faces.

2. [FAAP-SP]

Num poliedro convexo, o número de arestas excede o número de vértices em 6 unidades. Calcule o número de faces.

Segundo o enunciado, temos que o número de aresta possui 6 unidades a mais que o número de vértices. Logo, temos que

A = V + 6

Sabemos que a relação de Euler é dada por
F + V = A + 2

Vamos então substituir A = V + 6 na relação de Euler. Assim

F + v = V + 6 + 2
F = 8

Portanto, o poliedro possui 8 faces.

Compartilhe

TOPO