Who ou whom

Who realiza o papel de sujeito, enquanto o whom, de objeto

No inglês, existem as question words, ou seja, palavras que são usadas para indicar perguntas, como, por exemplo, what e how. Além dessas duas, há também as palavras who e whom. Ambos os termos significam quem, porém são usados em situações diferentes, como você aprenderá abaixo.

Qual é a diferença entre who e whom

A diferença entre esses dois termos ocorre no seu uso gramatical. Assim, who sempre se refere ao sujeito da frase, enquanto o whom realiza o papel de objeto. Dessa forma:

  • Who called you? (Quem te ligou?)
  • Whom were you calling? (Para quem você estava ligando?)

Como é possível notar pelos exemplos acima, o who se refere ao sujeito da frase (basicamente, quem realiza a ação). Assim, na primeira frase, há a pergunta sobre quem realizou a ação de ligar para outra pessoa. Enquanto isso, o whom é usado para perguntar para quem o sujeito da frase (você, nesse caso) estava ligando.

Quando usar o who

Assim, como já foi dito, o who indica o sujeito da frase, ou seja, quem realiza a ação apresentada pelo verbo. Uma dica para conferir se a frase levará esse termo é substituí-lo por subjective pronouns, ou pronomes pessoais do caso reto, sendo eles: I, you, he, she, it, we, they. Além disso, pode ser usado para introduzir relative clauses (orações subordinadas adjetivas).

  • Who ate my sandwich?(Quem comeu meu sanduíche?)
  • Who fixed the sink? (Quem consertou a pia?)
  • The person who sold me the tickets had green hair. (A pessoa que me vendeu os ingressos tinha cabelo verde.)

Considerando os exemplos, é possível notar na prática o que foi explicado pela teoria, ou seja, que o who indica o sujeito da frase e, caso haja dúvidas, ele pode ser substituído por um subjective pronoun (por exemplo, o primeiro exemplo ficaria “He ate my sandwich”, sendo uma frase gramaticalmente correta).

Quando usar o whom

Nesse caso, tem-se um objeto e não um sujeito. Assim, o whom indica o objeto da frase (basicamente, quem recebe a ação expressa pelo verbo). Dessa forma, ele é comumente usado com preposições e, para conferir o seu uso, ele pode ser substituído por um objective pronoun (pronome pessoal oblíquo), sendo eles: me, you, him, her, its, us, them. Além disso, pode também ser usado em relative clauses e para fazer perguntas indiretas.

  • To whom should I apologize for breaking the vase?(Para quem eu deveria me desculpar por quebrar o vaso?)
  • They got a new dog, whom they named Snoopy. (Eles arranjaram um novo cachorro, a quem chamaram de Snoopy.)
  • Mom asked me where you were going and with whom. (A mãe me perguntou para onde você estava indo e com quem.)

Portanto, considerando o que foi explicado, é possível observar isso nos exemplos. Para conferir o uso, é possível substituir o whom por um objective pronoun e checar se a frase continua gramaticalmente correta (por exemplo, a segunda sentença ficaria “They got a new dog. They named him Snoopy”)

Who wants videos?

Para reforçar o assunto da matéria, foram separados abaixo alguns vídeos sobre who ou whom. Assim, para continuar aprendendo, confira os vídeos abaixo.

O que é o who e o whom?

No vídeo, a professora explica como usar o who e o whom, focando nas suas características e usos individuais, além de suas funções gramaticais.

Who e whom: pronuncia e usos

Aqui, a professora fala sobre como usar o who e whom, ressaltando a importância dos pronomes nas frases. Além disso, ela explica como cada palavra é pronunciada.

Como usar o who e o whom

No video, a professora explica sobre as características do who e do whom através de exemplos e exercícios no final do vídeo.

Portanto, têm-se aqui as diferenças e como usar o who e o whom. Quer continuar aprendendo inglês? Leia a matéria sobre Pronomes em inglês e bons estudos!

Referências

Who, whom – Cambridge Dictionary (https://dictionary.cambridge.org/pt/gramatica/gramatica-britanica/who-whom)
Who vs. Whom – Grammar Book (https://www.grammarbook.com/grammar/whovwhom.asp)
For Whom the Grammar Rules – Merriam-Webster Dictionary (https://www.merriam-webster.com/words-at-play/who-vs-whom-grammar-usage)

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Who ou whom. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/who-ou-whom. Acesso em: 26 de August de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UFSCar]

Go and find the driver ________ arrived here yesterday.

a) he
b) who
c) whose
d) what
e) whom

b) who
Nessa questão há uma relative clause que, nesse caso, é introduzida por “who”.

2. [CARLOS CHAGAS – SP]

My uncle Harry, ___________________ I haven’t seen for years, is coming for Christmas

a) what
b) that
c) whom
d) whose
e) which

c) whom
Dos termos apresentados, apenas o “whom” é mais utilizado para se referir a pessoas, com exceção do “whose”, utilizado apenas em casos possessivos e que, consequentemente, não se aplica a essa questão.

Compartilhe

TOPO