Pronomes em inglês

Existem vários tipos de pronomes em inglês, que são utilizados em diversos contextos diferentes.

Pronomes são uma classe gramatical que é usada para se referir ao sujeito da frase, geralmente para evitar repetições. Existem vários tipos de pronomes em inglês, assim como em português. A seguir, serão explicados os personal pronouns, possessive pronouns, reflexive pronouns, indefinite pronouns, relative pronouns, interrogative pronouns e Demonstrative pronouns , como é possível ver abaixo.

Personal pronouns (pronomes pessoais)

Formado por subject e object pronouns, esse tipo de pronome se refere à pessoa ou coisas, dependendo da função que exercem na frase, como é possível notar abaixo.

Subject Pronouns

Nesse caso, os pronomes de referem ao sujeito da frase. Assim, o subject pronoun antecede o verbo, devido à estrutura do inglês, não pode ser suprimido.

Logo, é possível notar que este é o tipo mais básico de pronome, mas muito usado, veja:

  • Can you help me?(Você pode me ajudar?)
  • I am going to the market. (Eu vou no mercado.)

Object Pronouns

Já no caso do object pronouns, estas palavras se referem ao objeto da frase, ou seja, quem “recebe a ação” expressa pelo verbo.

Assim, diferentemente do subject pronouns, os objective pronouns raramente aparecem no início da frase. Por exemplo:

  • She didn’t talk to us. (Ela não conversou conosco.)
  • They called him yesterday. (Eles ligaram para ele ontem.)

Tem-se, aqui, dessa forma, os personal pronouns. Estes são os primeiros pronomes vistos, principalmente os subject pronouns, correspondendo ao pronomes pessoais no português.

Possessive pronouns (pronomes possessivos)

Para indicar posse, no inglês, podem ser usados os possessive pronouns ou possessive adjectives. Apesar de ambos expressarem a ideia de posse ou pertencimento, são usados em situações diferentes.

Possessive Adjectives

Os possessive adjectives acompanham o sujeito da frase, indicando que algo pertence ao sujeito da frase, qualificando-o e, assim, modificando o sentido da sentença.

Assim, nesse caso, tem-se que o possessive adjective sempre acompanha o sujeito da frase, ou seja:

  • This is his mug. (Esta é a caneca dele.)
  • That is my blue sweater. (Aquele é meu suéter azul.)

Possessive Pronouns

Diferentemente do caso anterior, os possessive pronouns funcionam como sujeito ou objeto da frase, ou seja, eles não alteram ou qualificam o sujeito da frase.

Como é possível notar na tabela, os possessive pronouns geralmente são usados ao final das frases, após a coisa que é possuída aparecer. Por exemplo:

  • This mug is his. (Esta caneca é dele.)
  • The blue sweater is mine. (O suéter azul é meu.)

Assim, como já foi estabelecido, há possessive pronouns e possessive adjectives. Enquanto ambos são usados para indicar posse de objetos ou relacionamento entre pessoas (neste caso, principalmente, os possessive adjectives), eles exercem funções diferentes dentro das frases e, assim, são escritos e colocados em posições diferentes nas sentenças.

Reflexive pronouns (pronomes reflexivos)

Os reflexive pronouns são utilizados para retomar o sujeito da frase, usando -self ou -selves. Além disso, pode ser usado como intensive pronouns, com intuito de enfatizar o sujeito.

No caso do uso de reflexive pronouns, eles são necessários para a compreensão da frase, enquanto intensive pronouns, o uso é mais facultativo. No caso reflexive pronouns:

  • Sometimes, people Google themselves. (Às vezes, as pessoas se pesquisam no Google.)
  • You only think about yourself! (Você só pensa sobre si mesmo!)

Portanto, estes pronomes retomam o sujeito da frase. No plural, é usado -selves e, no singular, -self.

Indefinite pronouns (pronomes indefinidos)

Indefinite pronouns são pronomes indefinidos, ou seja, diferentemente dos pronomes vistos até agora, eles não se referem a um sujeito específico.

Assim, os indefinite pronouns apresentam -body, -one, -thing, -where junto a any e some. Desta forma, formam-se os termos observados na tabela acima, usados da segunda maneira:

  • Is there anybody home? (Tem alguém em casa?)
  • The kids need something to play with. (As crianças precisam brincar com alguma coisa.)

Como é possível notar pelos exemplos, as palavras que começam com any são usadas em frases negativas e interrogativas, enquanto some é geralmente utilizado em frases afirmativas.

Relative pronouns (pronomes relativos)

Relative pronouns são utilizados para introduzir relative clauses, ou orações subordinadas adjetivas. Estas orações têm função de adjunto adnominal, como um adjetivo, modificando um dos termos da oração principal.

Como é possível notar na tabela, os relative pronouns são divididos entre função de sujeito (who, that, which) e objeto (whom, which, that). Além disso, who e whom são usados para pessoas, enquanto that e which são usados para objetos. Por exemplo:

  • Mary, who is my sister, is playing the main character of the play. (Mary, que é minha irmã, é a personagem principal da peça.)
  • The bike that I bought is red. (A bicicleta que eu comprei é vermelha.)

Assim, tem-se, aqui, as maneiras de utilizar os relative pronouns. Nesse caso, os pronomes introduzem uma oração subordinada adjetiva, ou seja, que modifica, de alguma forma, a oração principal.

Interrogative pronouns (pronomes interrogativos)

Existem algumas palavras que são usadas para indicar frases interrogativas. Apesar de não serem exclusivamente utilizadas em interrogações, estas palavras realizam a função de interrogative pronouns

Ao considerar os interrogative pronouns, as palavras que se encaixam nesta classe introduzem e caracterizam perguntas comuns, tais como quando, onde, porque, quem, como etc.

  • Where are you from? (De onde você é?)
  • What is your name? (Qual é o seu nome?)

Assim, como o nome sugere, interrogative pronouns se relacionam à perguntas, ou seja, os pronomes caracterizam frases interrogativas. Porém, é possível encontrar frases interrogativas que não usam estas palavras, assim como não são exclusivamente utilizadas em perguntas.

Demonstrative pronouns (pronomes demonstrativos)

Estes pronomes são utilizados para apontar coisas ou pessoas em diferentes distâncias. Abaixo, Veja como são usados os demonstrative pronouns, que são this, these, that, those

Assim, como é possível perceber, estes pronomes são muito comuns e usados para apontar algo ou alguém em diferentes distâncias. Enquanto são mais utilizados para objetos ou lugares, também podem indicar uma pessoa à quem o falante está se referindo.

  • I want these shoes. (Eu quero estes sapatos.)
  • Those boys are our brothers. (Aqueles garotos são nossos irmãos.)

Portanto, estes pronomes são divididos de acordo com a distância e quantidade. Dessa forma, this é usado para um objeto ou uma pessoa próxima ao falante, sendo que sua forma plural é these, enquanto that indica algo distante e a sua forma plural é those.

Who wants videos?

Para expandir um pouco mais o seu conhecimento sobre pronomes em inglês, foram separados, abaixo, alguns vídeos que tratam do assunto, apresentando diferentes explicações e exemplos.

Como usar personal pronouns

Nesse vídeo, as professoras explicam os diferentes tipos de pronomes, focando nos personal pronouns, ou seja, subject e object pronouns e apontando como utilizar estes pronomes.

Pronomes reflexivos

Aqui, o professor Kenny fala sobre as características e usos dos pronomes reflexivos, observando as situações em que aparecem e porquê são usados.

Pronomes pessoais e possessivos

No vídeo, o professor explica as características dos pronomes em inglês, especialmente os subject, object e possessive pronouns, entrando nos detalhes desta classe gramatical.

Portanto, têm-se aqui os diferentes pronomes em inglês, o que eles significam e como usá-los. Quer aprender mais sobre inglês? Leia a matéria sobre Demonstrative pronouns e bons estudos!

Referências

Pronouns – English Club (https://www.englishclub.com/grammar/pronouns.htm)
What is a pronoun? – Grammarly (https://www.grammarly.com/blog/pronouns/)
Pronouns: reflexive (myself, themselves, etc.) – Cambridge Dictionary

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Pronomes em inglês. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/pronomes-em-ingles. Acesso em: 19 de June de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [IFF - 2016]

Nas frases a seguir, observe os sujeitos em destaque. Em seguida, verifique qual a sequência correta dos pronomes pessoais que podem substituí-los.
I- My cousin and my sister are students. II- John likes to swim. III- Mary buys a dictionary every year. IV- Peter and I travel to the beach. V- My cat drinks milk every day.
Assinale a alternativa correta.
a)They, she, it, he, you.
b)He, she, it, we, they.
c)It, we, you, he, it.
d)They, he, she, we, it.
e)She, they, he, it, you.

d)They, he, she, we, it.
I-Terceira pessoa do plural: they.
II-“John” é um nome masculino, ou seja: he.
III-“Mary” é um nome feminino, ou seja: she.
IV-Primeira pessoa do plural: we.
V-Em alguns casos, pode ser usado “it” para animais.

2. [Unesp-2016]


Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna numerada no texto.

a)which.

b)when.

c)while.

d)whoever.

e)who.

e)who.
A lacuna indica a presença de um relative pronoun que se refere a pessoas para indicar uma oração subordinada.

Compartilhe

TOPO