Reflexive pronouns

Reflexive pronouns são pronomes reflexivos e refletem o sujeito, quando ele é também o objeto da frase.

Assim como na língua portuguesa, o inglês apresenta diferentes tipos de pronomes. Os reflexive pronouns ou pronomes reflexivos são um deles. Esses pronomes são usados quando o objeto e o sujeito da frase são o mesmo. Em outras palavras, eles retomam o pronome do sujeito. Acompanhe mais sobre seu uso a seguir:

Índice do conteúdo:

O que são e quais são

Todo Estudo

Como já foi dito, os reflexive pronouns aparecem quando o sujeito é o mesmo que o objeto da frase. Basicamente, a pessoa que realiza a ação ou que está sendo descrita também é quem recebe a ação. Abaixo, saiba mais sobre o uso desses pronomes.

Uso dos pronomes reflexivos

Além de serem o sujeito e objeto da frase, os pronomes reflexivos são usados de várias maneiras nas frases para expressar o sentido que se busca. Para formarmos frases negativas, usamos o didn’t antes dos verbos e, em interrogações, o did é colocado no início das frases. Abaixo, veremos os diferentes usos desses pronomes:

Função reflexiva

Esse emprego dos pronomes reflexivos indica que o sujeito da frase realiza e recebe a ação expressa pelo verbo. Ou seja, é tanto o sujeito quanto o objeto. Por exemplo:

  • Did Mary hurt herself? (Mary se machucou?)
  • They didn’t take pictures of themselves. (Eles não tiraram fotos deles mesmos.)
  • We introduced ourselves to the others. (Nós nos apresentamos aos outros.)

Função enfática

É muito comum o uso dos possessive pronouns para enfatizar quem realizou a ação expressa pelo verbo. Nesse caso, o pronome pode ser colocado em diferentes posições em frases afirmativas, geralmente ao final ou depois do sujeito. Veja os exemplos:

  • She herself told me that. (Ela mesma me contou isso.)
  • Did he paint the house himself? (Ele mesmo pintou a casa?)
  • We didn’t build this ourselves. (Nós não construímos isso sozinhos.)

Forma idiomática

A forma idiomática é formada pelo uso de by antes do pronome reflexivo. Essa estrutura é usada para ressaltar que algo foi feito por alguém sem auxílio de terceiros. Acompanhe:

  • Did the child read the book by herself? (A criança leu o livro sozinha?)
  • The computer didn’t turn on by itself. (O computador não ligou sozinho.)
  • He went home by himself. (Ele foi para casa sozinho.)

Portanto, é possível perceber que os pronomes reflexivos são flexíveis em seu emprego. Também é possível notar que, geralmente, eles são usados para enfatizar algo na frase – muitas vezes quem realizou a ação expressa pelo verbo.

3 vídeos sobre os reflexive pronouns

Caso tenha restado alguma dúvida ou se estiver buscando complemento para a explicação acima, separamos vídeos sobre pronomes reflexivos para auxiliar nos seus estudos. Confira:

1. Reflexive pronouns

Nesse vídeo, o professor revisa todos os pronomes em inglês, bem como sua pronúncia e função na frase. Além disso, ele explica o uso do pronome reflexivo e seus possíveis sentidos.

2. Como usar os reflexive pronouns

Aqui, o professor explica as aplicações dos pronomes reflexivos, sua estrutura e como eles podem ser entendidos em português.

3. Resumo sobre os reflexive pronouns

No vídeo, a professora apresenta, de forma resumida, os usos e significados dos pronomes reflexivos. Acompanhe!

Assim, podemos ver que os pronomes reflexivos são usados para refletir o sujeito (quando esse também é objeto na frase), enfatizar quem realizou uma ação ou indicar que algo foi feito por alguém sem intervenção de outros. Para continuar estudando, leia sobre os pronomes possessivos e continue aprendendo sobre a língua inglesa!

Referências

A Comprehensive Grammar of the English Language (1985) – Sidney Greenbaum, Geoffrey Leech, Randolph Quirk, Jan Svartvik
A Grammar of Contemporary English (1972) – Sidney Greenbaum, Geoffrey Leech, Randolph Quirk, Jan Svartvik
Oxford Guide to English Grammar (1994) – John Eastwood

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Reflexive pronouns. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/reflexive-pronouns. Acesso em: 28 de November de 2020.

Exercícios resolvidos

1. [FMU/FIAM/FAAM-SP]

Choose the correct alternative: Who made the cake? I made it _______

a) myself
b) my
c) itself
d) mine
e) by alone

a) myself

A resposta à pergunta “Who made the cake?” pede um pronome reflexivo na sua função enfática para completá-la, ressaltando quem fez o bolo (“myself”, ou seja, “eu mesmo”).

2. [UNESP]

Complete the sentence correctly: I can’t wash ________ if I don’t have any water.

a) myself
b) himself
c) me
d) herself
e) myselves

a) myself

Na frase, o pronome reflexivo está na função reflexiva, ou seja, o sujeito e o objeto são os mesmos.

3. [UFMA]

Complete the sentences using the right alternative: Educators _________ are not sure about the effects television may have on children.

a) them
b) himself
c) themselves
d) ourselves
e) yourselves

c) themselves

Aqui, a frase busca enfatizar que nem mesmo os próprios educadores têm certeza sobre o efeito da televisão nas crianças. Assim, como está no plural e realizando a função enfática, usamos “themselves”.

Compartilhe

TOPO