Como usar either e neither

Usamos either e neither para concordar com frases negativas ou quando precisamos ponderar sobre duas opções

É muito comum se deparar com as palavras either e neither quando lemos, assistimos ou ouvimos algo em inglês. Essas palavras são parecidas em vários sentidos, na sua grafia, pronúncia (dependendo do sotaque) e ambas são usadas para indicar opções possíveis. Então, qual é a diferença e como usar either e neither? Veremos mais abaixo.

Como usar either

Esse termo é usado quando queremos nos referir a uma situação com duas opções, sendo que só é possível escolher uma delas. Além disso, usamos either em contextos positivos, como podemos observar a seguir.

Either

Assim, o either estabelece que uma decisão deve ser tomada entre duas opções distintas. Além disso, podemos usar essa palavra para concordar com uma constatação negativa. Por exemplo:

  • I don’t like this color. My sister doesn’t like it either. (Eu não gosto desta cor. Minha irmã também não gosta.)
  • I like both options, you can pick either of them. (Eu gosto das duas opções, pode escolher qualquer uma delas.)

Either … or e Either … of

Assim como já foi dito, usamos either para apresentar opções que devem ser escolhidas. Para estruturar frases deste tipo, usamos either…or. Porém, quando queremos expressar indiferença à escolha (como um “qualquer um”), usamos either… of, como podemos ver abaixo.

  • We need to get either the roses or the daisies.(Nós precisamos comprar ou as rosas, ou as margaridas.)
  • You can choose the cake, either of them is fine by me. (Você pode escolher o bolo, qualquer um dos dois está bom por mim.)

Dessa forma, estabelecemos aqui os usos mais comuns de either, que são: para concordar com frases negativas, apresentar duas opções distintas que devem ser escolhidas, ou indiferença quanto o resultado dessa escolha.

Como usar neither

Agora, como já foi dito, o neither é bem semelhante ao either. Contudo, há algumas diferenças em seu uso, como veremos a seguir.

Neither

Esse termo é usado, principalmente, em frases de contexto negativo. Assim como either, podemos usar o neither para concordar com constatações negativas, além de expressar exclusão das opções apresentadas, como veremos a seguir.

  • She doesn’t want to watch the movie and neither do I. (Ela não quer assistir o filme e eu também não.)
  • I won’t travel this year and neither will my friend. (Eu não vou viajar esse ano e meu amigo também não.)

Neither … nor e Neither … of

Como já foi apontado, usamos o neither… nor para excluir as opções apresentadas pelo contexto. Além disso, o neither… of é usado para indicar “nenhum” ou “nenhuma”. Por exemplo:

  • I like neither of these options. (Eu não gosto de nunhuma dessas opções.)
  • Neither she nor her friends are going to the game. (Nem ela, nem os seus amigos vão ao jogo.)

Logo, temos aqui as características principais de neither, seu uso em contextos negativos, tanto para concordar com uma frase negativa (semelhante à either), quanto para exclusão das opções ou possibilidades apresentadas.

Vídeos sobre either e neither

Ficou com alguma dúvida? Separamos alguns vídeos relacionados ao tópico discutido aqui para aprofundar mais no assunto e facilitar a compreensão.

Explicação geral sobre either e neither

Aqui, as professoras explicam as características do either e neither, usando exemplos e equivalências em português para facilitar o entendimento.

As diferenças de either e neither

Nesse vídeo, a professora discute detalhadamente e em inglês os elementos que compõe tanto either quanto neither e as suas estruturas.

Como usar

No vídeo, o professor fala sobre os diferentes usos e aplicações de either e neither, focando em situações específicas, além de também explicar sobre both.

Portanto, temos aqui os elementos mais importantes e comuns do assunto tratado. Gostou da matéria e quer continuar aprendendo inglês? Leia sobre os verbos irregulares em inglês e continue estudando!

Referências

Como usar “either” e “neither” – Wizard (https://www.wizard.com.br/idiomas/como-usar-either-e-neither/)
Gramática em Inglês: como usar “both”, “either” e “neither” – Bárbara Braga (https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/gramatica-em-ingles-uso-de-either-e-neither/)

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Como usar either e neither. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/como-usar-either-e-neither. Acesso em: 04 de March de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UNCISAL (2009)]

John: I’m very fond of classical music!
Pete: Are you? I like it ___________.
John: But I don’t like rap.
Pete: Don’t you? I don’t ___________.

a) also … nor
b) too … also
c) also … neither
d) also … or
e) too … either

e) too…either

Para concordar com frases afirmativas, usamos “too”. Já frases negativas, usamos “either”.

2. [UFMA]

She speaks __________ English ___________ French.

a) neither – nor
b) either – nor
c) nor – neither
d) neither – nor

a) neither-nor

Quando queremos excluir ambas opções apresentadas, usamos “neither…nor”

Compartilhe

TOPO