However

Usamos however para indicar frases com ideias contrastantes.

However é uma palavra muito usada, principalmente em textos científicos ou formais, como artigos, petições, dissertações etc. Esse advérbio apresenta diferentes usos, sendo que o mais comum é semelhante ao de but, ou seja, indica contraste entre a frase anterior e a seguinte. A seguir, veremos mais sobre esse e outros empregos do advérbio.

Índice do conteúdo:

O que é e como usar however

Assim como já foi dito, o uso mais comum de however é para expressar contraste entre as afirmações realizadas. Além disso, podemos usar essa palavra para enfatizar que uma situação é imutável e para indicar surpresa em uma pergunta (ambas aplicações são menos comuns, porém ainda ocorrem).

Alguns sinônimos dessa palavra são althought, but, nevertheless e despite, e as traduções mais comuns são “no entanto”, “entretanto”, “porém”, “contudo” e “todavia”. Abaixo, podemos observar exemplos de como usar esse advérbio:

Exemplos

  • The critics didn’t enjoy the movie; the viewers, however, seemed to like it. (Os críticos não apreciaram o filme; os espectadores, no entanto, pareceram gostar.)
  • There is a lot of research proving that this method works. However, some people are still skeptic. (Há muitas pesquisas provando que este método funciona. Contudo, algumas pessoas se mantêm céticas.)
  • However the teacher explained it, I just couldn’t understand. (Independente de como o professor explicava, eu simplesmente não conseguia entender.)
  • However they tried, they couldn’t see what was wrong with the car. (Não importa o quanto eles tentaram, não conseguiam ver o que estava errado com o carro.)
  • This book is very rare! However did you find it? (Este livro é muito raro! Como conseguiu encontrá-lo?)
  • However did you manage to talk to her? (Como conseguiu conversar com ela?)

Podemos perceber que a palavra em questão é muito versátil, o que pode causar dúvidas sobre seu significado caso não tenhamos o contexto em que ela aparece. É importante lembrar, também, que o uso mais comum dessa palavra ocorre quando queremos conectar duas frases com informações contrastantes.

Vídeos sobre however e seu uso

Ainda ficaram dúvidas? Abaixo, separamos vídeos que podem auxiliar os seus estudos sobre o advérbio however. Acompanhe!

As características do advérbio

Nesse vídeo, a professora fala sobre os diferentes usos do however e, também, sobre a estrutura das frases que apresentam esse advérbio. Assista!

Question words e ever: como usar

No vídeo, a professora Jackie explica o uso das palavras whatever, whenever, however, wherever, whichever e whoever, com um pouco mais de ênfase na aplicação de however. Confira!

Como usar however e but

Aqui, a professora explica as diferentes maneiras como podemos usar essas palavras e o que elas significam em determinado contexto. Acompanhe!

Agora você já conhece as características e os usos mais comuns desse advérbio. Se quer continuar aprendendo inglês, veja também nosso conteúdo sobre linking words e bons estudos!

Referências

However – Collins Dictionary / Disponível em: https://www.collinsdictionary.com/pt/dictionary/english/however

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. However. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/however. Acesso em: 07 de May de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UNIVESP - 2019]

Leia o excerto a seguir.
Some artists were imprisoned during the dictatorship in Brazil. _____, some of them were exiled.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

a) Despite
b) So
c) As a result
d) However
e) Afterwards

Alternativa correta: d) However

O excerto apresenta duas situações distintas: aprisionamento e exílio. Nesse caso, portanto, usamos “however”.

2. [UERJ - 2012]

We have learned, though, that this social engineering is a phantasm, (l. 17)

Nevertheless, despite this, and maybe even because of it, we cannot give up trying the impossible: (l. 21-22)

The connectives highlighted express the same notion.

They could be replaced by:

a) so
b) thus
c) however
d) therefore

Alternativa correta: c) however

Ambas as frases do enunciado apresentam sentido de “contudo” ou “entretanto”, expresso pela palavra “however”.

Compartilhe

TOPO