Shall

Shall é um verbo modal utilizado em situações muito específicas, normalmente para sugerir algo. Nesta matéria, entenda o significado e quais são as situações para utilizar essa palavra.

Considerado antiquado em algumas situações e incomum demais para ser usado no inglês moderno, o Shall é um verbo modal que ainda aparece em situações muito particulares, seja na fala ou na literatura. Percebe-se sua utilização com mais frequência no inglês britânico do que no americano, em contextos mais formais. Vamos conhecer essas circunstâncias

Publicidade

Significado de shall

O shall é um verbo modal em inglês que não possui uma tradução exata para o português, mas é uma palavra que pode alterar o significado de algumas frases. Sua função é muito semelhante ao will, pois ele também indica o futuro. Entretanto, o shall é bem menos usado, principalmente porque o uso dele é limitado a situações bem específicas. Por isso, a tradução mais próxima é “ir para”, no sentido de sugerir algo. Abaixo, saiba quais são as situações para usar essa palavra.

Relacionadas

Must
Um verbo modal utilizado para indicar uma obrigação ou proibição.
Países em Inglês
Neste artigo você verá que o nome dos países em inglês pode ser muito parecido com o português, porém conhecer as exceções, as pronúncias e a nacionalidade de cada um é algo enriquecedor.
Going to
Going to é uma expressão utilizada para indicar uma intenção futura ou uma previsão baseada em evidências

Como usar o shall

O primeiro conceito importante a ser destacado é que o shall é mais utilizado na primeira pessoa, ou seja, com o I e o We. Normalmente, utiliza-se shall para expressar “dever”, substituindo o should, como em “we shall pay more attention – nós deveriamos prestar mais atenção”. A palavra também aparece em tag question, sendo um complemento do let’s, como em “let’s make a cake, shall we? – vamos fazer um bolo, vamos?. Abaixo, entenda mais sobre o seu uso:

Indicar futuro

Por ser considerado um verbo modal para formalidades, o shall é usado em situações que indicam sugestão, oferta ou convite. Veja como funciona nos exemplos a seguir:

  • We shall do everything we can to solve the problem (nós faremos tudo que podemos para resolver o problema);
  • I shall invite you to the wedding (eu vou te convidar para o casamento);
  • I shall give you this sofa if you want (eu darei esse sofá se você quiser).

Na interrogativa

Como todo verbo modal, o shall também auxilia na composição de frases interrogativas. Confira:

  • Shall we go to the park later? (vamos para o parque mais tarde?);
  • Shall we go to the movies next week? (vamos ao cinema na próxima semana?);
  • Shall I post this article tomorrow ? (devo postar esse artigo amanhã?).

Percebeu como esse verbo modal é utilizado em situações muito específicas? Mesmo assim, é comum confundir shall com will, por isso, siga a leitura e entenda quais são as diferenças entre essas duas palavras.

Publicidade

Shall X will

Embora as duas palavras sejam verbos modais e expressam futuro, o shall é utilizado para situações formais, enquanto o will contempla as sentenças afirmativas e negativas de forma mais ampla. Essa é a base dessa diferença. Ou seja, se o contexto é formal, em primeira pessoa (I / We) e indica uma sugestão, o shall pode ser utilizado para expressar oferta e/ou obrigação. Já o will é mais amplo, pois é possível utiliza-lo para expressar diversas situações indicativas de futuro.

Let’s watch some videos, shall we?

A seguir, veja as videoaulas que contemplam o que foi explicado até aqui sobre o uso do shall:

O significado de shall

Publicidade

Neste vídeo, a professora prepara uma aula rápida trazendo as situações mais comuns em que o shall pode aparecer. Ela dá vários exemplos e cria dinâmicas para você treinar sua compreensão e sua fala na língua inglesa.

5 situação de uso do shall

A professora dá um panorama interessante deste verbo modal, mostrando situações em que o shall é utilizado. Assista ao vídeo e entenda quais são essas situações.

Shall x should

Nesse vídeo, o professor traz alguns outros exemplos sobre o uso do shall para substituir o should, dando o sentido de “dever” nas frases. Assista ao vídeo e entenda quando é possível fazer essa troca.

Agora que você conhece o shall, que tal aprender sobre o verbo can e passe a saber o uso de outro verbo modal. Bons estudos!

Referências

English Cambridge Dictionary (On-line) – Disponível
em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/shall. Acesso em: 12 de mar. de 2022.

Blog Influx (On-line) – Disponível
em: https://blog.influx.com.br/aprenda-a-usar-o-modal-verb-shall. Acesso em: 12 de mar. de 2022.

Wall street English (On-line) – Disponível
em: https://www.wallstreetenglish.com/exercises/difference-between-shall-will-future-tense#:~:text=As%20a%20general%20rule%2C%20use,obligations%2C%20use%20’shall’.. Acesso em: 12 de mar. de 2022.

Alyson Santos
Por Alyson Santos

Professor, mestre em Letras, especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual e História do Cinema.

Como referenciar este conteúdo

Santos, Alyson. Shall. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/shall. Acesso em: 26 de February de 2024.

Exercícios resolvidos

1.

Qual o sentido que o verbo modal Shall implaca na seguinte frase:

I shall work harder because my boss ordered

a) Uma sugestão
b) Uma obrigação
c) Um convite
d) um pedido

A resposta correta é a letra B, uma obrigação. A palavra Shall poderia ser substituida por should, que indica um dever, e não alteraria o sentido da frase.

2.

Qual das alternativas melhor completa a frase abaixo?

______ go to the gym, shall we ?

a) Let’s
b) Do
c) Does
d) Will

A resposta certa é a letra A, pois o shall acaba sendo a forma interrogativa do “let”, sendo assim a sua tag question.

Compartilhe

TOPO