Shall

Shall é um verbo modal utilizado em situações muito específicas, normalmente para sugerir algo. Nesta matéria, entenda o significado e quais são as situações para utilizar essa palavra.

Considerado antiquado em algumas situações e incomum demais para ser usado no inglês moderno, o Shall é um verbo modal que ainda aparece em situações muito particulares, seja na fala ou na literatura. Percebe-se sua utilização com mais frequência no inglês britânico do que no americano, em contextos mais formais. Vamos conhecer essas circunstâncias

Significado de shall

O shall é um verbo modal em inglês que não possui uma tradução exata para o português, mas é uma palavra que pode alterar o significado de algumas frases. Sua função é muito semelhante ao will, pois ele também indica o futuro. Entretanto, o shall é bem menos usado, principalmente porque o uso dele é limitado a situações bem específicas. Por isso, a tradução mais próxima é “ir para”, no sentido de sugerir algo. Abaixo, saiba quais são as situações para usar essa palavra.

Como usar o shall

O primeiro conceito importante a ser destacado é que o shall é mais utilizado na primeira pessoa, ou seja, com o I e o We. Normalmente, utiliza-se shall para expressar “dever”, substituindo o should, como em “we shall pay more attention – nós deveriamos prestar mais atenção”. A palavra também aparece em tag question, sendo um complemento do let’s, como em “let’s make a cake, shall we? – vamos fazer um bolo, vamos?. Abaixo, entenda mais sobre o seu uso:

Indicar futuro

Por ser considerado um verbo modal para formalidades, o shall é usado em situações que indicam sugestão, oferta ou convite. Veja como funciona nos exemplos a seguir:

  • We shall do everything we can to solve the problem (nós faremos tudo que podemos para resolver o problema);
  • I shall invite you to the wedding (eu vou te convidar para o casamento);
  • I shall give you this sofa if you want (eu darei esse sofá se você quiser).

Na interrogativa

Como todo verbo modal, o shall também auxilia na composição de frases interrogativas. Confira:

  • Shall we go to the park later? (vamos para o parque mais tarde?);
  • Shall we go to the movies next week? (vamos ao cinema na próxima semana?);
  • Shall I post this article tomorrow ? (devo postar esse artigo amanhã?).

Percebeu como esse verbo modal é utilizado em situações muito específicas? Mesmo assim, é comum confundir shall com will, por isso, siga a leitura e entenda quais são as diferenças entre essas duas palavras.

Shall X will

Embora as duas palavras sejam verbos modais e expressam futuro, o shall é utilizado para situações formais, enquanto o will contempla as sentenças afirmativas e negativas de forma mais ampla. Essa é a base dessa diferença. Ou seja, se o contexto é formal, em primeira pessoa (I / We) e indica uma sugestão, o shall pode ser utilizado para expressar oferta e/ou obrigação. Já o will é mais amplo, pois é possível utiliza-lo para expressar diversas situações indicativas de futuro.

Let’s watch some videos, shall we?

A seguir, veja as videoaulas que contemplam o que foi explicado até aqui sobre o uso do shall:

O significado de shall

Neste vídeo, a professora prepara uma aula rápida trazendo as situações mais comuns em que o shall pode aparecer. Ela dá vários exemplos e cria dinâmicas para você treinar sua compreensão e sua fala na língua inglesa.

5 situação de uso do shall

A professora dá um panorama interessante deste verbo modal, mostrando situações em que o shall é utilizado. Assista ao vídeo e entenda quais são essas situações.

Shall x should

Nesse vídeo, o professor traz alguns outros exemplos sobre o uso do shall para substituir o should, dando o sentido de “dever” nas frases. Assista ao vídeo e entenda quando é possível fazer essa troca.

Agora que você conhece o shall, que tal aprender sobre o verbo can e passe a saber o uso de outro verbo modal. Bons estudos!

Referências

English Cambridge Dictionary (On-line) – Disponível
em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/shall. Acesso em: 12 de mar. de 2022.

Blog Influx (On-line) – Disponível
em: https://blog.influx.com.br/aprenda-a-usar-o-modal-verb-shall. Acesso em: 12 de mar. de 2022.

Wall street English (On-line) – Disponível
em: https://www.wallstreetenglish.com/exercises/difference-between-shall-will-future-tense#:~:text=As%20a%20general%20rule%2C%20use,obligations%2C%20use%20’shall’.. Acesso em: 12 de mar. de 2022.

Por Alyson Santos
Como referenciar este conteúdo

Santos, Alyson. Shall. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/shall. Acesso em: 12 de May de 2022.

Exercícios resolvidos

1.

Qual o sentido que o verbo modal Shall implaca na seguinte frase:

I shall work harder because my boss ordered

a) Uma sugestão
b) Uma obrigação
c) Um convite
d) um pedido

A resposta correta é a letra B, uma obrigação. A palavra Shall poderia ser substituida por should, que indica um dever, e não alteraria o sentido da frase.

2.

Qual das alternativas melhor completa a frase abaixo?

______ go to the gym, shall we ?

a) Let’s
b) Do
c) Does
d) Will

A resposta certa é a letra A, pois o shall acaba sendo a forma interrogativa do “let”, sendo assim a sua tag question.

Compartilhe

TOPO