Verbo can

O verbo "can" é um verbo modal, utilizado para indicar habilidades, pedir permissão e muito mais. Confira quando e como usar esse verbo.

O verbo can é um modal verb, ou seja, ele faz parte de um grupo de verbos utilizados para indicar o grau de certeza, habilidade, necessidade, etc., que o falante apresenta na sua frase. A seguir, você aprenderá quando e como usar esse verbo.

Índice do conteúdo:

Quando usar o verbo can

Assim, o verbo can é mais comumente usado para expressar habilidade, mas também pode ser utilizado para pedir permissão, fazer pedidos, entre outros.

  • She can swim. (Ela consegue nadar.)
  • Can I ask a question? (Posso fazer uma pergunta?)
  • He can’t drive. (Ele não sabe dirigir.)

Dessa forma, tem-se, aqui, dois exemplos de usos do can. No primeiro caso, é expressa uma habilidade (ela tem a habilidade de nadar), enquanto no segundo caso, há um pedido de permissão (a pessoa pede permissão para fazer uma pergunta) e, no terceiro caso, tem-se uma frase negativa, ou seja, apontando o que alguém não consegue fazer (ele não tem a habilidade de dirigir). Mas como usar o verbo can?

Como usar o verbo can

A forma negativa do verbo can é cannot, cuja forma contraída é can’t. Como é um verbo modal, o can não é modificado dependendo do pronome, ou seja, ele é conjugado como can independente do pronome (I can, you can, he can, she can, it can, we can, they can). Contudo, ele é conjugado no passado e no presente, como é possível observar abaixo:

Verbo can no passado

Nesse caso, o verbo can é conjugado como could. A forma negativa é could not ou couldn’t. Por exemplo:

  • My grandmother could play soccer when she was younger. (Minha avó conseguia jogar futebol quando era mais nova.)
  • I couldn’t ride a bike when I was three. (Eu não sabia andar de bicicleta quando tinha três anos.)
  • Could you read when you were five? (Você sabia ler aos 5 anos?)

Verbo can no presente

Assim como já foi dito, esse verbo não apresenta variação de acordo com o pronome que acompanha. A forma negativa é can’t e, no caso de uma interrogação, ele é colocado no início da frase, como é possível notar nos exemplos abaixo:

  • We can take the bus to go there. (Nós podemos ir para lá de ônibus.)
  • I’m sorry, I can’t talk right now. (Desculpa, eu não posso conversar agora.)
  • Can you tell me your decision? (Você pode me falar o que decidiu?)

Verbo can no futuro

No caso do futuro, o verbo não é conjugado, ou seja, ele mantém a escrita can. Dessa maneira, são usadas marcações de tempo para indicar o futuro, como tomorrow. Além disso, ele é geralmente usado para discutir possibilidades. Para se referir a habilidades futuras, é mais comum o uso de will be able to. Sobre o can, é possível observar a suas características nos exemplos abaixo.

  • She can call you tomorrow. (Ela pode te ligar amanhã.)
  • I can’t travel next week. (Eu não posso viajar semana que vem.)
  • Can they spend the holiday here? (Eles podem passar o feriado aqui?)

Portanto, tem-se, aqui, as características mais comuns do verbo can. Esse modal verb é mais usado, principalmente, para indicar habilidades e pedir permissão. A sua forma negativa é can’t e a passada é could. Além disso, como é um modal verb, possui apenas uma forma para todos os pronomes.

Can you watch these videos?

Quer saber mais sobre o assunto estudado? A seguir, confira alguns vídeos e amplie seus conhecimentos.

Diferenças entre can e can’t

No vídeo, o professor Gavin fala sobre como pronunciar o can e o can’t, mostrando as diferenças e como distinguir a pronúncia dessas palavras.

Como usar o can

Aqui, a professora Lilian explica quais são as características e os usos desse verbo estudado. Além disso, confira como montar frases nas formas afirmativas, negativas e interrogativas da maneira correta utilizando o can.

O uso do can para habilidades

Nesse vídeo, a professora Carina explica como falar sobre as habilidades usando o can, além de explicar o que são os modal verbs. Acompanhe os exemplos e entenda as diferenças de cada uso.

Assim, você aprendeu aqui sobre as características do verbo can. Quer continuar aprendendo inglês? Leia a matéria sobre modal Verbs e bons estudos!

Referências

Can – Cambridge Dictionary. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/gramatica/gramatica-britanica/can
Can – Cannot – Can’t– Woodward English. Disponível em: https://www.grammar.cl/Basic/Can_Cannot.htm
Modal verbs and modality – Cambridge Dictionary. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/gramatica/british-grammar/modal-verbs-and-modality

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Verbo can. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/verbo-can. Acesso em: 19 de June de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UNESP - 2015 ]


No contexto do quadrinho, o termo “can” indica uma ideia de

a) habilidade.
b) conhecimento.
c) pedido.
d) obrigação.
e) certeza.

c) pedido.

No contexto, a criança está pedindo para ler tuítes ao invés de um livro para dormir.

2. [PUC Minas]

He ______ speak Italian when he was ten years old.
a) may .
b) could.
c) might.
d) should.
e) can.

b) could.
O enunciado fala sobre uma situação passada (Ele conseguia falar italiano aos 10 anos).

Compartilhe

TOPO