Should

should é um modal verb usado para conselhos, sugestões e previsões

Modal verbs, ou verbos modais, são verbos que acompanham o verbo principal, podendo acrescentar significado a ele, como uma obrigação, uma possibilidade, uma habilidade etc. Uma destas palavras é should. Abaixo, aprenderemos mais sobre o que, quando e como usar esse verbo.

O que é o should

Assim como foi dito, should é um modal verb; ou seja, ele acompanha o verbo principal para acrescentar algum significado a ele, podendo assim, modificar o sentido da frase.

Usamos o should quando desejamos expressar uma possibilidade, pedir e dar conselhos e expressar obrigação ou sugestão acerca de uma situação.

Quando usar

Logo, should é usado para conselhos, possibilidades e sugestões de coisas que deviam ser feitas. Geralmente ele aparece antes do verbo, como é possível notar nos exemplos abaixo:

  • We should get home in two hours. (Nós devemos chegar em casa em duas horas)
  • You should brush your teeth more often. (Você devia escovar os dentes com mais frequência.)

Assim, é possível perceber, a partir dos exemplos, que should pode ser traduzido como dever. Ou seja, ele geralmente aparecerá em situações em que usamos essa palavra em português.

Como usar

Até aqui vimos o que é e quando usar o modal verb should. Agora vamos aprender como usar essa palavra. Este verbo aparece na forma afirmativa, negativa e interrogativa. Abaixo, podemos entender mais sobre como ele aparece nestes contextos diferentes.

Should na afirmativa

Nesta primeira situação, temos o uso de should em afirmações, como, por exemplo:

  • You should call them now. (Você devia ligar para eles agora)
  • They should arrive soon. (Eles devem chegar logo)
  • I should do my homework. (Eu devia fazer minha lição de casa)

Should na negativa

No caso de negações, o verbo é acompanhado por not, formando should not, ou a forma contraída shouldn’t, por exemplo:

  • He shouldn’t stay up so late. (Ele não devia ficar acordado até tarde)
  • The car shouldn’t be making these noises. (O carro não devia estar fazendo esses barulhos)
  • They shouldn’t be so competitive. (Eles não deviam ser tão competitivos)

Should na interrogativa

Aqui, temos interrogações, ou seja, perguntas. Neste caso, a ordem da frase é alterada, como podemos notar nos exemplos:

  • Should I talk to them about it? (Eu devia falar com eles sobre isso?)
  • Should we take this bus or the next? (Devemos pegar esse ônibus ou o próximo?)
  • Should I start making lunch? (Eu devia começar a fazer almoço?)

Portanto, temos aqui as características mais relevantes do modal verb should. Lembrando que ele é usado para dar e pedir conselhos, falar sobre possibilidades e sugestões.

Should X must

Apesar de serem semelhantes, os modal verbs should e must apresentam uma diferença contextual importante. Enquanto should se refere a sugestões, must é usado para obrigações geralmente emergenciais. Assim, usamos must para enfatizar a urgência ou a importância de uma situação. Por exemplo:

  • You should go to the doctor. (Você devia ir ao médico)
  • You must go to the doctor. (Você precisa ir ao médico)

Como podemos notar nos exemplos acima, a primeira situação não é uma emergência, mesmo que seja algo sério. Já na segunda frase, é enfatizada a necessidade de ir ao médico, ou seja, é uma situação urgente e enfática.

You should watch this

Quer aprender mais sobre should? Separamos alguns vídeos para que você entenda mais sobre esse assunto.

Como usar should e must

A Professora Liliam discute as características, os usos e as diferenças de should e must, apresentando exemplos e a estrutura desses modal verbs.

Características do should

Nesse vídeo, a Professora Allie explica o que é e como usar o should em diferentes situações e oferece exemplos.

Modal verbs

No vídeo, a professora explica sobre diferentes modal verbs, incluindo should, falando sobre quando e como usar e como estruturar as frases com modal verbs.

Assim, temos aqui as características e usos do modal verb should. Se você quer aprender mais sobre inglês, leia a matéria sobre Pronomes possessivos em inglês e bons estudos!

Referências

Cambridge Dictionary: Should – Cambridge Online Dictionary (https://dictionary.cambridge.org/pt/gramatica/gramatica-britanica/should)
Gramática em Inglês: como usar should, would, could – English Live (https://englishlive.ef.com/pt-br/blog/gramatica-ingles-should-could-would/)
Should x Must: Qual a diferença– (2010) Marcio Farias (https://www.englishexperts.com.br/forum/should-x-must-qual-a-diferenca-t8362.html#:~:text=Sim%2C%20usamos%20should%20para%20dar,enfatizar%20uma%20ordem%20ou%20desejo.)

Ícaro Gonçalves
Por Ícaro Gonçalves

Professor de inglês formado em Letras Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2020, cursando bacharelado em tradução pela mesma universidade. Ministrou aulas de inglês EAD através do Programa de Integração Estudantil (Prointe).

Como referenciar este conteúdo

Gonçalves, Ícaro. Should. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/ingles/should. Acesso em: 18 de April de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [COPESE - UFT 2018 (ADAPTADA)]

Pluto should be reclassified as a planet, experts say
The reason Pluto lost its planet status is not valid, according to new research from the University of Central Florida in Orlando.[…]Metzger recommends classifying a planet based on if it is large enough that its gravity allows it to become spherical in shape. […]

In the title of the text, the modal verb SHOULD conveys the idea of:
a) obligation.
b) recommendation.
c) promise.
d) ability.

b) recommendation
No texto, é marcado que é recomendado uma nova classificação para planetas. Ou seja, nesse caso, “should” indica uma recomendação, ou sugestão.

2. [PUC-RJ 2016 (ADAPTADA)]

In the fragment of the text ‘“It should fly again,” Musk said Friday’ the modal verb “should” implies an idea of

A) advice.

B) necessity.

C) permission.

D) possibility.

E) request.

c) possibility
O fragmento aponta que algo deve voar novamente, fazendo,assim, uma suposição, ou previsão, sobre o que acontecerá.

Compartilhe

TOPO