Fuso horário

Esse sistema de organização permite saber as horas dos demais países por meio de um cálculo.

O sistema de fuso horário surgiu da necessidade de organização do tempo e do espaço geográfico. Consiste na divisão da Terra em 24 faixas delimitadas por meridianos, sendo que cada uma delas representa uma hora. Para aprender como calcular e saber mais sobre os fusos horários do Brasil e do mundo, acompanhe o conteúdo a seguir.

Publicidade

O que é o fuso horário?

Antigamente as pessoas não tinham relógios para organizar o tempo, então utilizavam conhecimentos repassados por gerações para observar os movimentos do sol. Observando que as noites e os dias possuíam tempos semelhantes, adotaram a ideia de 12 horas para cada, dividindo assim suas tarefas ao longo desses períodos temporais.

Relacionadas

Coordenadas Geográficas
Para conseguir uma localização exata foi preciso a criação de um sistema de pontos que servisse para o mundo inteiro.
Linha do Equador
A linha do Equador é a linha imaginária que divide o globo terrestre em dois Hemisférios: Norte e Sul.

Até hoje, muitas pessoas usam a luz solar como medida de tempo, iniciando suas atividades diárias assim que o sol aparece no céu e cessando-as quando começa a escurecer. Principalmente as pessoas que vivem em áreas rurais e criam animais, que continuam se baseando mais nos fatores naturais do que na hora formalizada.

Os fusos horários surgem de uma necessidade de organização do tempo e do espaço geográfico, possibilitando e aperfeiçoando o contanto entre os diversos lugares do planeta. Para que os transportes e as comunicações fossem facilitados, sentia-se a necessidade de criar um sistema universal para organização das horas locais. No ano de 1884, foi estabelecida a divisão do mundo em 24 fusos de uma hora cada.

Essa divisão foi realizada com base nas linhas longitudinais do planeta e no fato de que a Terra leva 24 horas para dar uma volta completa em torno do seu eixo (movimento de rotação). Assim, dividindo-se os 360º da circunferência da Terra por 24, encontrou-se a medida de 15º para cada fuso. A linha de referência para contagem dos fusos é o Meridiano de Greenwich, que fica na medida de 0º.

Os fusos, portanto, seguem linhas imaginárias, ligadas de um polo ao outro da Terra. Mas não são linhas exatamente retas, pois seguem alguns limites de países. Alguns países possuem mais de um fuso horário, por conta da vasta extensão, como é o caso do Brasil. O mapa abaixo demonstra os fusos horários do mundo:

Publicidade

Todo Estudo

Como se calcula o fuso horário?

Existem algumas ferramentas disponíveis na internet para calcular os fusos horários, porém é importante compreender como eles são elaborados. A Terra possui 360º de circunferência, sendo 180º para o hemisfério oeste e 180º para o hemisfério leste. Existe um marco zero que separa os hemisférios, que é representado pelo Meridiano de Greenwich.

Assim, quando nos deslocamos em direção ao hemisfério oeste, precisamos diminuir uma hora. Quando nos deslocamos em direção ao hemisfério leste, precisamos aumentar uma hora. Outra informação importante ao calcular os fusos é que, quando estamos falando de países em hemisférios iguais, soma-se as horas, enquanto em hemisférios diferentes, diminui-se as horas.

Exemplo de cálculo de fuso horário

Peguemos o Brasil como ponto de partida. Ele está localizado em -3 graus em relação ao Meridiano de Greenwich. Queremos saber qual o horário do Japão, que fica no fuso +9. Para tal, subtraímos (hemisférios diferentes) o menor do maior (-3) – 9 (nas regras da matemática, menos com menos = positivo). Assim, o resultado seria 12.

Publicidade

Caso estivéssemos no horário de verão, precisaríamos acrescentar mais 1 hora. Tendo o número 12 como base, podemos calcular os horários. Ou seja: se, em Brasília, temos 10 horas da manhã + 12 fusos horários de distância até o Japão (lembrando que o Japão está a leste do Brasil), no Japão, seriam 22 horas.

Revendo detalhadamente:
São 10 horas no Brasil
Brasil está no fuso – 3
Japão está no fuso + 9
(-3) – 9 = 12 (negativo com negativo = positivo)
10 – 12 (pois o Brasil está a Oeste) = -2
O dia completo tem 24 horas – 2 horas = 22
Portanto, são 22 horas no Japão.

Linha Internacional da Data (LID)

A Linha Internacional da Data é uma linha imaginária na superfície terrestre. Essa linha representa uma mudança de data obrigatória aos que a cruzam. Segue um esquema abaixo que representa as mudanças que ocorrem:

Todo Estudo

Observando a imagem, é possível entender como a mudança de data acontece. Supondo que um viajante esteja se deslocando pelo hemisfério leste no dia 01 de janeiro de um ano qualquer e, para atingir o objetivo de sua viagem, ele necessite cruzar a LID durante a viagem.

Ao cruzar essa linha imaginária em direção ao hemisfério oeste, o viajante estará perdendo (ou ganhando) um dia, ou seja, voltará ao dia 31 de dezembro. O viajante poderá, portanto, comemorar a virada de ano em duas ocasiões.

Fuso horário no Brasil

O Brasil apresenta quatro fusos horários, devido à sua extensão territorial.

“O primeiro fuso engloba o arquipélago Fernando de Noronha e a ilha da Trindade (PE), com menos duas horas em relação à hora de Greenwich. O segundo fica no Distrito Federal e nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Espírito Santo, de Goiás, do Tocantins, da Bahia, de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Piauí, do Maranhão, do Pará e do Amapá, com menos duas horas em relação a Greenwich. O terceiro está localizado no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e o lado leste do Estado do Amazonas […]. O quarto e novo fuso compreende o Acre e o lado oeste do Amazonas, que terão menos cinco horas em relação à hora de Greenwich (o Brasil está menos 3 horas em relação à hora de Greenwich).” (BRASIL, 2014)

O Brasil já teve quatro fusos, passando posteriormente para três. Em 2013, o país voltou a ter os quatro fusos horários.

Horário de verão

Existem alguns posicionamentos contraditórios em relação ao horário de verão. Alguns pesquisadores concordam com sua existência, outros alegam que os ganhos são relativamente pequenos diante dos transtornos que a mudança de horário causa.

“O princípio fundamental deste horário é que, como no verão o Sol nasce mais cedo, ao adiantar os relógios em uma hora é possível aproveitar mais a luz do dia, uma vez que a realização das atividades humanas nesse período (à luz do Sol) ocasiona um menor consumo de energia elétrica.” (CARVALHO, 2008, p. 11)

O horário de verão existe no Brasil desde 1931, sendo que primeiramente abrangia todos os estados. Considerando que, para algumas localidades, não representava ganho, ele se tornou exclusividade de apenas algumas regiões do país. Em abril de 2019, foi determinado o fim do horário de verão pelo presidente Jair Bolsonaro.

Referências

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE. Teen. Novo fuso horário. Disponível em: teen.ibge.gov.br
CARVALHO, Edilson Alves de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I: Geografia. Natal, RN: EDUFRN, 2008.
LUCCI, Elian Alabi (Org.). Território e Sociedade: Geografia – Ensino Médio. V. 01. São Paulo: Saraiva, 2010.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. Fuso horário. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/fuso-horario. Acesso em: 16 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [ENEM/2008] O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendo-se, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4. A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?

a) 9 h 8 min, do dia 8 de agosto.
b) 12 h 8 min, do dia 8 de agosto.
c) 15 h 8 min, do dia 8 de agosto.
d) 1 h 8 min, do dia 9 de agosto.
e) 4 h 8 min, do dia 9 de agosto.

2. [URCA] A cidade de Crato está localizada no fuso de 45º de longitude Oeste. Sendo assim, em quantas horas a cidade de Crato está atrasada em horas do meridiano de Greenwich?

a) 2 horas
b) 4 horas
c) 5 horas
d) 3 horas
e) 7 horas

3. [UFCE/1999] Sobre o sistema de fusos horários, é verdadeiro afirmar que eles são 24, cada um deles:

a) equivalendo a 15° de longitude.
b) equivalendo a 10° de longitude.
c) correspondendo a 10° de latitude.
d) correspondendo a 15° de latitude.
e) estabelecido segundo a linha do Equador.

1. [A]

Pequim fica a leste do Meridiano de Greenwich, logo o fuso será +8. Amapá fica a oeste, portanto o fuso será -3. Os hemisférios são diferentes, portanto é preciso fazer cálculo de menos. Ou seja,
(-3)-8 = +11 (pois menos com menos = mais). Tendo 11 como diferença entre os fusos, subtrai-se 20:08 de Pequim por 11, encontrando o número 09:08. Assim, em Amapá, tem-se 09 horas e 08 minutos do mesmo dia, ou seja, 08 de agosto.

2. [D]

O Meridiano de Greenwich representa o fuso zero, sendo contados 15º para cada fuso, seja a oeste ou a leste. Cada 15º representam 1 hora, logo 45º representam 3 horas. O atraso em relação a Greenwich se deve a Crato estar a oeste do meridiano.

3. [A]

Para descobrir os graus dos fusos, utilizam-se os 360º de circunferência terrestre, então se divide esse número por 24 horas de um dia. Assim, é encontrado o número de 15º. Portanto, cada 15º representam 1 hora. Os fusos são contatos a partir da longitude, com base no Meridiano de Greenwich.

Compartilhe

TOPO