Linha do Equador

A linha do Equador é a linha imaginária que divide o globo terrestre em dois Hemisférios: Norte e Sul.

Devido à oscilação do eixo de rotação, a posição do Equador não é rigorosamente constante, razão pela qual é adotada, para efeitos geodésicos, uma posição média.

O Equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Norte, ou Setentrional, que contém o Pólo Norte; e o Hemisfério Sul, ou Meridional, que contém o Pólo Sul.

O raio da linha do Equador é cerca de 6.378 km, correspondendo a um perímetro de 40.075 km.

linha do equador mapa
Imagem: Reprodução

Tipos de Equador

  • Equador geodésico: É o círculo máximo, definido num modelo esférico ou elipsoidal da Terra, que é perpendicular ao eixo. O plano do Equador geodésico é a referência para a medição das latitudes de 0º a 90º para Norte e para Sul.
  • Equador astronômico ou terrestre: É a linha na superfície da Terra em que a latitude astronômica é igual a 0º. Devido às irregularidades do geoide (formato do Planeta Terra), o Equador astronômico é uma linha irregular.
  • Equador celeste: É a circunferência que resulta da interseção do plano do Equador com a esfera celeste. Sobre o Equador celeste, a declinação é igual a 0º.

Onde passa a Linha do Equador?

No Brasil, a única capital que é cortada pela Linha do Equador é Macapá, no Amapá. Ali existe um complexo turístico-cultural onde está localizado o chamado “marco zero”:

linha do equador por onde passa
Imagem: Reprodução

O Equador cruza os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, bem como os seguintes territórios da África, Ásia e América do Sul, de oeste para leste.

A partir do meridiano de Greenwich: São Tomé e Príncipe, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, Uganda, Quênia, Somália, Maldivas, Indonésia, Kiribati, Equador, Colômbia, Brasil.

Conceito e características dos paralelos

Os paralelos são círculos menores completos, obtidos pela interseção do globo terrestre com planos paralelos ao Equador. Possuem as seguintes características:

  1. os paralelos são sempre paralelos entre si e, ainda que sejam linhas circulares, sua separação é constante;
  2. os paralelos são medidos sempre na direção leste-oeste;
  3. os paralelos cortam os meridianos formando ângulos retos e isso é válido para qualquer lugar do globo, exceto para os pólos, uma vez que neles a curvatura dos paralelos é muito acentuada;
  4. todos os paralelos são círculos menores, com exceção do Equador que é um círculo máximo completo;
  5. o número de paralelos que se pode traçar sobre o globo é infinito, por conseguinte, qualquer ponto do globo, com exceção do Pólo Norte e do Pólo Sul, está situado sobre um paralelo.

São traçados paralelamente ao Equador tanto para norte quanto para sul e é por meio deles que se determina a latitude de um lugar. Alguns paralelos recebem nomes especiais:

  • Círculo Polar Ártico (66° 33 N);
  • Trópico de Câncer (23° 27 N);
  • Equador (0°);
  • Trópico de Capricórnio (23° 27 S);
  • Círculo Polar Antártico (66° 33 S).

Referências

Leituras cartográficas e interpretações estatísticas – Edilson Alves de Carvalho, Paulo César de Araújo.

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Linha do Equador. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/linha-do-equador. Acesso em: 21 de October de 2020.

Teste seu conhecimento

01. [UERJ]: “De acordo com as anotações do diário de bordo, presume-se que o padre Caspar calculou sua localização a partir do meridiano que passa sobre a Ilha do Ferro, 18º a oeste de Greenwich. Para ele, seu navio estava no meridiano 180º Leste”.

Adaptado de ECO, Umberto. A ilha do dia anterior. Rio de Janeiro: Record, 2006.

O romance A ilha do dia anterior, de Umberto Eco, conta a história de um nobre europeu e de um padre, chamado Caspar, que participaram de duas expedições marítimas em meados do século XVII. O objetivo das expedições era tornar preciso o cálculo das longitudes.

Tendo como referência o meridiano de Greenwich, a longitude do navio do padre Caspar corresponde a:

a) 158º Leste

b) 158º Oeste

c) 162º Leste

d) 162º Oeste

02. [UFPE]: Observe as proposições abaixo, tomando por referência o mapa do Nordeste.

I) Em relação ao Meridiano de Greenwich, o Nordeste está situado no Hemisfério Oriental.

II) As coordenadas geográficas do ponto A, situado na parte central da Bahia, são: Lat. 12º S e Long. 42º W.

III) São Luís é a capital mais setentrional do Nordeste.

São corretas:

a) I

b) II

c) II e III

d) I e II

e) I, II, III

01. [UERJ]:
Resposta: C
No texto apresentado pela questão, Umberto Eco afirma que “o padre Caspar calculou sua localização a partir do meridiano que passa sobre a Ilha de Ferro”. Isso significa que esse meridiano estava sendo considerado como o marco zero da Terra, ou seja, a Longitude de 0º.

Como bem observado pelo enunciado do exercício, as expedições realizadas pela personagem ocorreram no século XVII, e o Meridiano de Greenwich só foi traçado como a linha imaginária que dividiria o hemisfério leste do oeste no final do século XIX, na Conferência Internacional do Meridiano de Washington. Portanto, antes disso acontecer, vários outros meridianos foram colocados como marco inicial da Terra, entre eles, o da Ilha de Ferro.

O que a questão solicita é que se calcule a posição da longitude de 180º nos padrões atuais, ou seja, em relação ao Meridiano de Greenwich. Em outras palavras: se, em relação à Ilha do Ferro, Gaspar encontrava-se a 180º de longitude, em relação a Greenwich, ele encontrava-se a que distância?

Com isso, basta diminuir os 180º pelos 18º equivalentes à diferença entre Greenwich e a Ilha de Ferro: resultando em 162º de longitude Leste.

02. [UFPE]:
Resposta: C
I. Falso – a região Nordeste, assim como todo o Brasil, encontra-se no Hemisfério Ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.

II. Verdadeiro – Sabendo que a região Nordeste encontra-se nos hemisférios Sul e Oeste e observando as coordenadas fornecidas pelo mapa, podemos concluir que o ponto A encontra-se na Latitude de 12º Sul e na Longitude de 42º Oeste (W).

III. Verdadeiro – Setentrional, cartograficamente, é o mesmo que Norte. No mapa, podemos observar que São Luís é a capital localizada mais ao norte, ou seja, a capital mais setentrional.

Compartilhe

TOPO