Coordenadas Geográficas

Para conseguir uma localização exata foi preciso a criação de um sistema de pontos que servisse para o mundo inteiro.

As coordenadas geográficas são um sistema de localização de pontos específicos em qualquer lugar da Terra.

Publicidade

“O sistema de mapeamento da Terra através de coordenadas geográficas expressa qualquer posição horizontal no planeta através de duas das três coordenadas existentes num sistema esférico de coordenadas, alinhadas com o eixo de rotação da Terra.” (CARVALHO, 2008, p. 01)

Assim, a rede cartográfica oferece as condições necessárias para que a localização seja possível. Para localizar um determinado ponto na superfície terrestre, não basta que saibamos se ele está na direção Leste ou Oeste. É necessário que sejam utilizadas as coordenadas geográficas, que fornecerão mais precisão no momento da localização.

As coordenadas geográficas podem ser entendidas como linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre, as quais são compostas por paralelos e meridianos.

Ilustração: Adaptação Todo Estudo
Ilustração: Adaptação Todo Estudo

1. Paralelos

Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o globo horizontalmente, e que são paralelas ao Equador. O Equador é um círculo imaginário que divide a Terra em dois hemisférios, sendo eles o Norte e o hemisfério Sul. Os paralelos mais importantes são: círculo polar Ártico e o Trópico de Câncer (hemisfério Norte), além do Trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico (hemisfério Sul). Veja a representação:

Paralelos. Ilustração: Reprodução
Paralelos. Ilustração: Reprodução

No total são 180 paralelos, sendo 90 ao norte e mais 90 ao sul do Equador (0°). Cada um destes equivale a 1°. Tendo-se, portanto, 90º ao Sul e mais 90º ao Norte. Eles determinam as Latitudes.

“A latitude é a distância em graus de um lugar qualquer da superfície terrestre até o Equador.” (LUCCI, 2012, p. 62)

Publicidade

Assim, todos os lugares na Terra que se localizam em um mesmo paralelo, possuem a mesma latitude. Quando conhecemos a latitude de um determinado ponto na superfície terrestre, podemos saber em qual hemisfério este ponto se encontra. Mas, ainda assim não teremos a posição exata, pois para isso devemos saber também qual a longitude deste ponto.

2. Meridianos

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a superfície terrestre de um polo até o outro. Ao contrário dos paralelos, que circundam totalmente a Terra, os meridianos só dividem o planeta verticalmente em duas partes. Assim, existem também os antimeridianos, que corresponde ao meridiano exatamente oposto a qualquer meridiano referência. O meridiano mais importante é o de Greenwich.

Portanto, existem 360 meridianos, dos quais, 180 localizam-se a Oeste de Greenwich, e 180 localizam-se a Leste. Greenwich corresponde a 0º, e cada meridiano representa 1º.

Publicidade

Meridianos. Ilustração: Reprodução
Meridianos. Ilustração: Reprodução

Com base nos meridianos, é possível conhecer a longitude de um determinado ponto na superfície terrestre.

“A longitude é a distância medida em graus de qualquer ponto da Terra ao meridiano de Greenwich; essa medida varia de 0º (Greenwich) a 180º, para leste ou oeste.” (SILVA, 2013, p. 39)

Portanto, o conjunto entre os paralelos e os meridianos, fornece as informações sobre latitudes e longitudes, formando uma rede geográfica. Essa rede oferece condições de localização de qualquer ponto na superfície terrestre. Além disso, a elaboração de mapas e cartas é possível com o conhecimento destes dados.

O sistema de coordenadas geográficas “trata-se do sistema mais antigo de coordenadas. Nele, cada ponto da superfície terrestre é localizado na interseção de um meridiano com um paralelo. Suas coordenadas são a latitude e a longitude.” (MARQUES, [s.d.], s/p.)

Portanto, para uma localização precisa, torna-se necessário juntar a latitude com a longitude do local pesquisado.

Referências

CARVALHO, Edilson Alves de. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I: Geografia. Natal, RN: EDUFRN, 2008.
MARQUES, Richarde. Fundamentos de Cartografia: a rede geográfica. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Departamento de Geociências. Disciplina: Leitura e Interpretação de Cartas. Disponível em: www.geociencias.ufpb.br
LUCCI, Elian Alabi (Org.). Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia. Ensino Médio. V. 01. São Paulo: Saraiva, 2010.
LUCCI, Elian Alabi (Org.). Geografia: homem e espaço. 6º ano. 24ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
SILVA, Angela Corrêa da (Org.). Geografia: contextos e redes. São Paulo: Moderna, 2013.
TAMDJIAN, James Onnig. Geografia: estudos para a compreensão do espaço – como funciona o mundo. 6º ano. São Paulo: FTD, 2012.

Luana Caroline
Por Luana Caroline

Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).

Como referenciar este conteúdo

Künast Polon, Luana Caroline. Coordenadas Geográficas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/coordenadas-geograficas. Acesso em: 29 de April de 2024.

Teste seu conhecimento

1. [UPF 2013] Analise as proposições e identifique a errada.

a) As coordenadas geográficas são linhas imaginárias que representam medidas, em graus, e possibilitam identificar a localização de um lugar na superfície do globo.
b) Um avião, ao cruzar a linha internacional da data, no sentido oeste-leste, retrocede um dia no calendário.
c) A longitude inicial é de 0º e a final de 180ª, podendo ser norte ou sul.
d) A rede de linhas que representam paralelos e meridianos, sobre a qual se desenha um mapa, constitui o que se denomina de projeção cartográfica.
e) A escala cartográfica indica a proporção entre as distâncias medidas no mapa e as distâncias reais na superfície terrestre.

1. [C]

A longitude varia sim de 0º até 180º, mas para Leste e Oeste.

Compartilhe

TOPO