Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro é um capitão da reserva do Exército brasileiro e eleito, em 2018, o 38º presidente do Brasil com cerca de 58 milhões de votos.

Jair Bolsonaro, de nome completo Jair Messias Bolsonaro. Deputado Federal desde 1991, Bolsonaro foi eleito nas eleições de 2018 como presidente da República Federativa do Brasil, com cerca de 58 milhões de votos.

Na disputa em questão, venceu Fernando Haddad (PT) em disputa de segundo turno. Capitão da reserva reformado pela Academia das Agulhas Negras do Rio de Janeiro, o atual presidente do Brasil tem um irmão (Renato) e três filhos (Carlos, Eduardo e Flávio) no meio político, exercendo diferentes cargos.

Ficou conhecido nacionalmente no ano de 1986, ao escrever um artigo para a Revista Veja, onde criticou o salário recebido pelos militares. Acabou sendo julgado pelo STM (Superior Tribunal Militar) e preso por 15 dias. Dois anos depois acabou absolvido.

Após o episódio, candidatou-se a vereador da cidade do Rio de Janeiro, e, logo em seguida, em 1991, a deputado federal do estado. Permaneceu no cargo por 27 anos, até a disputa presidencial de 2018.

jair bolsonaro
(Imagem: Reprodução)

Vida pessoal de Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro nasceu na cidade de Glicério, pequeno município na região noroeste de São Paulo. Entretanto, só foi registrado dez meses depois, na cidade de Campinas. Em sua certidão de nascimento consta a cidade de Campinas como a cidade natal, inclusive.

Oriundo de descendentes alemães e italianos, Bolsonaro ainda teve três casamentos após a sua juventude, com quem teve cinco primogênitos. Flávio, Eduardo e Carlos (todos políticos) com a primeira esposa, Renan, com a segunda, e, por último, Laura, sua filha do casamento atual.

A carreira militar

Bolsonaro demonstrou interesse pelo Exército ainda muito novo, com 15 anos. O momento de decisão por servir se deu quando ele e seus amigos deram dicas de possíveis esconderijos de Carlos Lamarca.

Lamarca era procurado pela Ditadura Militar, e fornecia treinamentos de guerrilha a todos os que se opuseram ao regime, em defesa da Democracia. Lamarca, inclusive, havia montado campo em Vale do Ribeira, às proximidades de onde vivia Bolsonaro.

A carreira política

No ano de 1988, Jair Bolsonaro ingressa na vida política, elegendo-se como vereador da capital Rio de Janeiro junto ao Partido Democrata Cristão (PDC). Seu mandato, no entanto, durou apenas entre os anos de 1989 e 1990, candidatando-se à deputado federal logo em seguida.

Sob pauta de defesa da posição do militar na sociedade, bem como a garantia dos benefícios dos militares, Bolsonaro foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro.

Eleito pelo PDC, Bolsonaro permaneceria por 26 anos no cargo, atravessando inúmeros partidos após desligamento do PDC. Em sua vida como deputado, Jair Bolsonaro passaria por PPR (1993-95), PPB (1995-2003), PTB (2003-2005), PFL (2005), PP (2005-2016), PSC (2016-2017) e PSL (2018).

Posições do presidente da república

Jair Bolsonaro teve sua popularização crescente por defender o porte de armas e revogar o estatuto do desarmamento. Além disso, afirma ser contrário ao aborto, bem como à legalização de drogas e pautas LGBTQ.

O atual presidente do Brasil ainda possui defesa da pena de morte como medida punitiva, proibida no código penal brasileiro. Entre outras pautas, o atual presidente é também é contrário ao Estado Laico.

Mateus Bunde
Por Mateus Bunde

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Jair Bolsonaro. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/jair-bolsonaro. Acesso em: 22 de September de 2020.

Compartilhe

TOPO