Nikola Tesla

Considerado um gênio, Nikola Tesla contribuiu com a Ciência desenvolvendo a corrente alternada. Apesar de outras invenções, esse cientista tinha atitudes questionáveis, como a defesa da eugenia.

Nikola Tesla foi um engenheiro e inventor nascido na atual Sérvia. Sua principal contribuição para a Ciência foi o desenvolvimento da corrente alternada. Apesar de toda fama recente, esse inventor era um dos principais nomes da eugenia no início do século XX. Continue a leitura para saber mais sobre esse personagem da História da Ciência.

Biografia

Fonte: Wikimedia

Nikola Tesla nasceu em 10 de julho de 1856, em Smiljan, no Império Austríaco. Essa região, atualmente, faz parte da Sérvia. Tesla chegou a estudar Engenharia e Física. Contudo, não se formou. Sua experiência veio com o trabalho em telefonia e na indústria de energia elétrica, a qual era emergente àquela época.

Michael Faraday
Michael Faraday foi um físico e químico britânico. Dentre suas contribuições científicas, muitas delas vieram a partir da observação do experimento de Oersted.
Sistema Internacional de Unidades
O Sistema Internacional de Unidades é uma padronização das grandezas físicas e serve para igualar as medidas ao redor do mundo.
Equações de Maxwell
As equações de Maxwell fazem parte do eletromagnetismo clássico. Que é apenas uma das teorias para explicar as interações entre eletricidade e magnetismo.

Durante a década de 1880, Tesla se mudou para os Estados Unidos e se naturalizou cidadão estadunidense. Nessa época, o engenheiro conseguiu montar laboratórios e empresas que tinham como objetivo desenvolver dispositivos elétricos e mecânicos. As principais invenções desse período estão relacionadas ao sistema polifásico de distribuição de energia.

Principais invenções

Na tentativa de desenvolver invenções que fossem comercializáveis e patenteáveis, Tesla elaborou diversos experimentos. Isso lhe rendeu muitas patentes e muito dinheiro. Assim, o inventor conseguiu independência financeira para trabalhar nos próprios interesses.

Dentre suas principais invenções, está a bobina que leva seu nome, ou seja, a Bobina de Tesla. Esse aparelho consiste em um transformador de corrente alternada capaz de produzir eletricidade em alta tensão. Nesse caso, a corrente nessa bobina é baixa e a frequência é alta.

Além disso, assim como outros cientistas de sua época, Tesla realizou pesquisas sobre o, então recém-descoberto, raio X. Outras contribuições de Tesla têm relação com a distribuição de energia em corrente alternada e a transmissão sem fio.

Morte

Durante os últimos anos de sua vida, Tesla vivia em um hotel, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Aos 86 anos, em 7 de janeiro de 1943, o corpo de Tesla foi encontrado no seu quarto de hotel. Após um exame, a causa de sua morte foi trombose coronariana. Isto é, a obstrução da artéria coronária por conta de um coágulo sanguíneo.

Apenas em 1952 toda a propriedade de Tesla foi transportada para Belgrado, isso aconteceu devido à pressão de um sobrinho do engenheiro. Além disso, em 1957 suas cinzas foram transportadas para a mesma cidade e atualmente elas são exibidas no museu Nikola Tesla.

Importância

A maioria dos familiares próximos de Tesla foram mortos pelo exército nazista da Croácia. O legado do inventor permanece em obras ficcionais e nas homenagens póstumas feitas a ele, assim diversos aparelhos desenvolvidos ou aperfeiçoados por ele recebem o seu nome. Por exemplo, a bobina de Tesla, o oscilador de Tesla, a unidade de medida Tesla etc. Além disso, há uma cratera na Lua, um asteroide e um aeroporto com o seu nome. Dentre essas homenagens, a mais recentemente, é a construtora de carros elétricos Tesla, Inc. faz alusão ao engenheiro sérvio.

Frases de Tesla

Os trabalhos de Tesla caíram em um certo esquecimento após sua morte. Infelizmente, isso acontece com diversos cientistas, como Rosalind Franklin, Wilhelm Eduard Weber, Halton Arp, Ada Lovelace e muitos outros. Desde os anos 1990, os feitos de Tesla voltaram a despertar interesse, gerando muita desinformação e diversas frases falsas atribuídas a ele. Veja a seguir algumas de suas frases mais famosas:

1. Para mim, o universo é simplesmente uma grande máquina que nunca surgiu e nunca terminará.
  2. O que chamamos de “alma” ou “espírito” nada mais é do que a soma das funções do corpo. Quando esse funcionamento cessa, a “alma” ou o “espírito” cessa da mesma forma.
  3. Não deveria ser surpresa, portanto, que as pessoas, que são capazes de produzir tais heróis, tenham uma poesia em que o espírito de nobreza e cavalaria prevalece.
  4. Ciência e Descoberta são as Grandes Forças que levarão à Consumação da Guerra.
  5. Afirmo que o espaço não pode ser curvado, pela simples razão de que ele não pode ter propriedades.
  6. Dizer que na presença de corpos grandes o espaço se curva é equivalente a afirmar que algo pode agir sobre nada.
  7. Ciência e Descoberta são as Grandes Forças que levarão à Consumação da Guerra.

Atualmente muitas frases atribuídas à Tesla são amplamente divulgadas. Entretanto, vale lembrar que Nikola Tesla foi um dos principais proponentes da eugenia e contra as relações entre pessoas de diferentes etnias.

Vídeos sobre Nikola Tesla

A História da Ciência é um campo do conhecimento que tem vários episódios importantes, por isso conhecer mais sobre eles e seus personagens é importante. Veja os vídeos selecionados para aprofundar seu conhecimento sobre esse assunto:

Quem foi Nikola Tesla

O canal Mundo da Elétrica conta um pouco sobre a biografia de um dos principais engenheiros elétricos do século XX: Nikola Tesla. Confira no vídeo quais são as principais invenções desse cientista e sua importância para o campo da eletricidade.

Como montar uma bobina de Tesla

Uma das principais invenções de Tesla é a sua bobina. Esse experimento tem um ótimo efeito visual, por isso pode ser uma ótima alternativa para feiras de ciências. A preparação do experimento não é tão complicada quanto parece, veja o vídeo do canal Manual do Mundo para ver mais detalhes.

Como funciona a bobina de Tesla

O princípio de funcionamento das bobinas de Tesla contemporâneas é basicamente o mesmo proposto pelo cientista no século XIX. Veja no vídeo do canal All Electronics a explicação dos princípios físicos por trás desse experimento.

Conhecer mais sobre os cientistas e inventores é muito importante, pois é possível ver que eles não eram gênios, mas, sim, seres humanos como qualquer outro. Além disso, é importante notar que, no caso de Tesla, ele também possuía pensamentos abomináveis, como, por exemplo, a defesa da eugenia. Para saber mais sobre alguns personagens principais da História da Ciência, veja mais sobre Marie Curie.

Tesla Society. http://www.teslasociety.com/ntcom.htm
Tesla Memorial Society of New York Website. http://www.teslasociety.com/mri_digest.htm
My inventions: the autobiography of Nikola Tesla – Nikola Tesla (2011)

Tanaka, Hugo Shigueo. Nikola Tesla. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/nikola-tesla. Acesso em: 24 de April de 2024.

Alguns cientistas são homenageados postumamente com unidades de medidas que levam seus nomes. Assinale a alternativa que representa uma dessas unidades:

a) Einstein.
b) Maxwell.
c) Tesla.
d) Galileu.
e) Edson.

Alternativa correta: C

A unidade tesla é devida a Nikola Tesla e representa a intensidade de um campo magnético.

Assinale a alternativa que converte a unidade de medida tesla em unidades do sistema internacional de unidades (SI)

a) kg/As²
b) Ns/Cm
c) J/Am²
d) N/Am
e) Vs/m

Alternativa correta: A

Todas as alternativas representam outras maneiras de escrever a unidade tesla. Contudo, a primeira alternativa é a única que apresenta apenas unidades do SI.