Marés

As marés alteram o nível dos mares e oceanos periodicamente. Elas são explicadas pela Gravitação Universal de Newton e são causadas pela Lua e pelo Sol.

As marés são os movimentos dos níveis de água dos oceanos. Isso acontece devido às influências gravitacionais da Lua e do Sol. Esses movimentos acontecem todos os dias e podem ser explicados pela Lei da Gravitação Universal de Newton. Neste post, você vai ver como acontece o movimento das marés e muito mais.

Índice do conteúdo:

Como ocorre o movimento das marés

Você já deve ter percebido que, na praia, o nível do mar aumenta e diminui ao longo do dia. Principalmente se já ficou à beira-mar por um longo período. Esse movimento periódico nos níveis oceânicos é chamado de maré.

Esse fenômeno acontece devido às influências gravitacionais do Sol e da Lua sobre à Terra. Além disso, ele pode ser explicado pela Lei da Gravitação Universal, desenvolvida por Isaac Newton. Essa relação matemática afirma que a força de atração entre dois corpos acontece puramente à distância e é inversamente proporcional ao quadrado da distância que une os dois corpos.

A lua e o sol

Os principais causadores das marés na Terra são o Sol e a Lua. Isso acontece devido às massas desses dois corpos. Apesar de o Sol ter muito mais massa que o satélite natural da Terra, a Lua está muito mais próxima do planeta.

Dessa maneira, a água sofre influência da força gravitacional desses dois astros. Assim, a maré alta acontece em regiões que estão próximas a eles. Enquanto isso, nas outras partes do planeta, acontece a maré baixa. Além disso, quando há o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, a atração gravitacional é muito maior e o nível do mar fica muito mais alto.

Esse fenômeno físico é conhecido pelo ser humano desde a Antiguidade. Isso fez com que ele influenciasse diretamente no cotidiano da Terra. Por exemplo, diversas construções antigas e contemporâneas são feitas considerando as variações nos níveis oceânicos.

Vídeos sobre marés

Quando se observa um fenômeno físico, é importante saber, também, a sua explicação. Com isso, é possível afastar-se de misticismos ou dogmas que são irreais. Dessa maneira, nos vídeos selecionados você verá mais sobre o fenômeno que altera diariamente o nível dos mares:

O efeito das marés

Uma aula fica muito mais interessante quando é contextualizada, não é mesmo? Por isso, que tal aprender o conteúdo de Gravitação Universal a partir do fenômeno da mudança de nível dos mares? Isso é feito no vídeo do canal Física Livre, confira!

A influência da Lua e do Sol sobre os oceanos

Já pensou em aprender sobre o efeito de maré de uma maneira lúdica? Assista o vídeo do canal O Incrível Pontinho Azul! Nele, os divulgadores científicos explicam como a Lua e o Sol podem influenciar no movimento dos mares e oceanos. Essa aula também é ideal para apresentar o conteúdo para crianças e pré-adolescentes.

Gravitação Universal de Newton

A Gravitação Universal de Newton é uma teoria física que explica diversos fenômenos físicos. Inclusive, o que é tema desse post. Por isso, nada melhor do que aprender mais sobre essa relação postulada por Isaac Newton há mais de 400 anos. Para isso, assista o vídeo do professor Douglas Gomes.

As leis de Newton foram muito importantes para a Física Moderna. Dentre elas, a Lei da Gravitação contribuiu para a compreensão da influência dos planetas sobre à Terra. Contudo, ela só foi possível devido aos avanços proporcionados pelas leis de Kepler.

Referências

Física I: Óptica e física moderna (2016) – Hugh D. Young et al.
Física: Volume 1 (2008) – David Halliday et al.
Curso de Física Básica: Volume 1 (2014) – Herch Moysés Nussenzveig.

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Marés. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/mares. Acesso em: 18 de January de 2022.

Exercícios resolvidos

1. [PUC]

É a força gravitacional que governa as estruturas do universo, desde o peso dos corpos próximos à superfície da Terra até a interação entre as galáxias, assim como a circulação da Estação Espacial Internacional em órbita ao redor da Terra.
Suponha que um objeto de massa MT e peso PT quando próximo à superfície da Terra seja levado para a Estação Espacial Internacional. Lá o objeto terá:
a) massa igual a MT e peso menor que PT.
b) massa igual a MT e peso maior que PT.
c) massa menor a MT e peso maior que PT.
d) massa igual a MT e peso nulo.
e) massa maior a MT e peso menor que PT.

Resposta correta: A
A massa do corpo não é alterada, mas à medida que nos afastamos do planeta, seu peso sofre uma redução de acordo com a Lei da gravitação de Newton, na qual a força de atração (peso) é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre os corpos.

Logo, aumentando a distância até a Terra, diminui o peso. Mas a massa permanece constante.

2.

Qual é a lei Física atualmente aceita pela comunidade científica que explica o movimento das marés?

a) Inércia.
b) Relatividade.
c) Gravitação Universal.
d) Eletromagnetismo.
e) Big Bang.

Alternativa correta: C

O efeito das Marés é explicado pela Lei da Gravitação Universal, proposta por Isaac Newton.

Compartilhe

TOPO