Vôlei de praia

O vôlei de praia é um esporte com rede divisória disputado entre duplas em praias e/ou quadras de areia.

Esta matéria aborda características do vôlei de praia, comentando a respeito de suas origens, seus fundamentos e suas regras. Além disso, também apresenta curiosidades a respeito do esporte e sinaliza algumas diferenças entre ele e o vôlei de quadra. Acompanhe.

História

O voleibol (vôlei) de praia surgiu nas praias de Santa Maria, na Califórnia (EUA), em 1895, como uma variação do voleibol de quadra. Com o tempo e o crescimento do número de adeptos, foi realizado o primeiro torneio oficial da modalidade na Califórnia, em 1947. Essa iniciativa culminou na fundação da California Beach Volleyball Association (CBVA), em 1962, entidade responsável por consolidar a globalização da modalidade.

Mais tarde, em 1986, foi realizado em Copacabana (RJ) e em Santos (SP) o evento Hollywood Volley, que contou com a participação de atletas nacionais e internacionais da modalidade. Esse evento impulsionou a prática do vôlei de praia em termos globais, resultando no primeiro Campeonato Mundial, realizado em Ipanema, em 1987. Posteriormente, a modalidade foi oficializada como um esporte olímpico, passando a integrar as Olímpiadas na edição de Atlanta 1996.

O voleibol de praia no Brasil

A prática do vôlei de praia no Brasil data de 1950, por membros da Polícia do Exército e também da agremiação esportiva do São Cristóvão de Futebol e Regatas. Os jogos aconteciam de forma amadora principalmente nas praias do Rio de Janeiro. Assim como em outros lugares do mundo, a prática ganhou vários adeptos com o tempo, difundindo-se para todo o País.

A despeito de sua popularidade, até a realização do Hollywood Volley o vôlei de praia era considerado apenas uma brincadeira de final de semana entre os brasileiros. Contudo, o evento contribuiu para a ascensão do caráter esportivo da prática no País, que passou a somar forças na difusão global do esporte.

Fundamentos e regras

Veja a seguir os fundamentos e as regras do vôlei de praia e entenda melhor essa modalidade.

Fundamentos e objetivo

Assim como no vôlei de quadra, o vôlei de praia também objetiva finalizar a bola no campo oponente. Desse modo, os fundamentos são os mesmos para ambas as modalidades. Portanto, o jogo ocorre por meio de saques (para início das disputas por pontos), manchetes (para receber e passar a bola) levantamentos (para preparar a devolução da bola ao campo oponente) e cortes/ataques (tentativas de finalização da bola).

Além desses fundamentos, no vôlei de praia também ocorre o bloqueio da bola cortada pela equipe oponente, na tentativa de impedir a obtenção de ponto por essa equipe e criar condições para finalizá-la em contra-ataque. Entretanto, diferentemente do vôlei de quadra, o bloqueio conta como um dos três toques de bola permitidos às equipes por rodada de disputa de ponto.

Regras

  • Quadra: o vôlei de praia é disputado em uma quadra de areia com 16m de comprimento e 8m de largura.
  • Divisão: a rede divisória deve ser posicionada a 2,43m de altura nas partidas masculinas e a 2,24m de altura nas femininas. Durante a partida, os jogadores não podem tocar a rede com nenhuma parte do corpo.
  • Categoria: o vôlei de praia é disputado sempre entre duplas masculinas e entre duplas femininas.
  • Duração: cada partida dura dois sets de 21 pontos cada. Caso cada dupla vença um set, é realizado um terceiro set de 15 pontos (chamado tie-break) para o desempate.
  • Pontuação: a finalização de um set ocorre quando há uma diferença mínima de dois pontos entre as equipes. Entretanto, caso uma das equipes contabilize 20 pontos ou 14 pontos e não haja essa diferença, a contagem continua até que ela ocorra.
  • Toque de bola: cada equipe pode tocar na bola apenas três vezes antes de passa-la aos oponentes. Esses toques devem ser intercalados entre os dois jogadores, ou seja, um jogador não pode tocar duas vezes na bola sucessivamente.
  • Saída de bola: o saque para saída de bola é direito da equipe que vence o ponto, sendo realizado alternadamente entre os jogadores da dupla. Contudo, caso o saque decorra de um ponto marcado pela dupla que sacou, o mesmo jogador do saque anterior deve realizar o saque posteriormente.
  • Ponto: um ponto é atribuído às duplas sempre que a bola é finalizada no campo de um dos oponentes. Também é considerado ponto válido se a bola finalizada tiver tocado a rede e cair na quadra.
  • Descanso: as equipes têm direito a dois tempos de 30s de descanso em cada set.

Essas são as regras básicas da modalidade, conforme proposto pela Confederação Brasileira de Voleibol.

Vôlei de praia X vôlei de quadra

Diferentemente do vôlei de quadra, o vôlei de praia é disputado na areia (praias e quadras) por equipes de dois jogadores e sem substituições. Além disso, no vôlei de praia, o bloqueio conta como um dos três toques permitidos a cada equipe por jogada. Outra distinção é a troca de campo que, no vôlei de praia, ocorre a cada sete pontos obtidos pela equipe nos dois primeiros sets.

Curiosidades sobre o vôlei de praia

Agora que já conhece a modalidade, confira algumas curiosidades acerca do vôlei de praia.

  • Diversos atletas de vôlei de quadra migram para o vôlei de praia. Entre esses destaca-se o jogador norte-americano Charles Frederick Kiraly, que disputava na Seleção dos Estados Unidos e passou a disputar em dupla com o estadunidense Kent Steffes.
  • Charles Kiraly, considerado o maior jogador de vôlei de praia de todos os tempos, é conhecido pela conquista do ouro olímpico em vôlei de praia, na edição dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996. Essa conquista é admirável sobretudo pela difícil adaptação dos atletas de vôlei de quadra na modalidade de praia.
  • Em torneios internacionais de vôlei de praia, a presença do treinador próximo à quadra é proibida.
  • Em 1927, um empresário francês retornando da Califórnia levou a modalidade até a França, disseminando-a entre os frequentadores de uma praia de nudismo do município de Franconville.
  • A idealização e a proposta do jogo de vôlei de praia em duplas é atribuída ao jogador americano conhecido como Paul “Pablo” Johnson, integrante do Santa Monica Athletic Club
  • Leah Mendes de Moraes, também chamada de Tia Leah, é considerada a precursora do vôlei de praia no Brasil e também a primeira mulher a praticar a modalidade no País, contribuindo para sua popularização a partir do RJ.

Essas são algumas curiosidades do esporte. Saiba mais sobre ele conferindo os vídeos a seguir.

Saiba mais sobre o vôlei de praia

A seguir você encontra vídeos complementares sobre o vôlei de praia, somando ao conteúdo apresentado nesta matéria e contribuindo para a compreensão do esporte. Não deixe de conferi-los.

Princípios da modalidade

Esse vídeo apresenta as regras e os fundamentos da modalidade, comentando sobre os pontos, as formas de saque e as trocas entre os jogadores da equipe. Confira!

Regras básicas

Nesse vídeo você confere aspectos relacionados às regras básicas da modalidade, comentados por um professor de educação física, que ressalta alguns aspectos técnico-táticos e regulatórios das disputas. Confira para compreender melhor o envolvimento dos atletas com as regras do vôlei de praia.

Fundamentos técnicos

Assista a esse vídeo para entender os tipos de ataque, recepção e toque de bola do vôlei de areia. Nele você confere também a relação entre a forma de aplicar uma técnica de ataque, recepção e/ou toque com a trajetória da bola. Não deixe de conferir.

Recepção de bola

Esse vídeo comenta a respeito da recepção de bola com a técnica de toque no vôlei de praia. Assista e compreenda as condições de ocorrência dessa situação, conforme as regras da modalidade.

Esta matéria abordou elementos do vôlei de praia, comentando a respeito de suas origens, seus fundamentos e suas regras. Além disso, também foram apresentadas curiosidades a respeito do esporte e sinalizadas algumas diferenças entre ele e o vôlei de quadra. Desse modo, para compreender melhor essas diferenças, confira a matéria sobre o voleibol de quadra.

Referências

Comitê Olímpico do Brasil [on-line] – Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/. Acesso em: 12 dez. 2020.

História do voleibol na areia (2012) – Nelson Kautzner Marques Junior.

Vôlei de praia: configurações sociais de um esporte-espetáculo de alto rendimento no Brasil (2005) – Marília Maciel Costa.

Rede nacional do esporte [on-line] – Disponível em: http://rededoesporte.gov.br/pt-br. Acesso em: 12 dez. 2020.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Pesquisas focalizando corpo, subjetividade, discurso e cultura física.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Vôlei de praia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/volei-de-praia. Acesso em: 26 de January de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [SS/SP-2012]

São fundamentos do voleibol e do voleibol de praia

A) Manchete, toque e saque.
B) Saque, manchete e cabeceio.
C) Cabeceio, toque e passe.
D) Chute, manchete e saque.

A resposta correta é a alternativa A.

Saque, toque e machete são considerados movimentações/fundamentos técnico-tático básicos do voleibol, em ambas as modalidades (quadra e praia. Além deses fundamentos, há também a cortada, um gesto técnico mais elaborado realizado em situações de ataque, ou seja, voltadas à finalização da bola na quadra do oponente.

2. [GUALIMP-2019]

Sobre o Vôlei de Praia, analise as asserções a seguir:

I. O Vôlei de Praia, que tem sua origem no vôlei de quadra, é um esporte praticado na areia da praia. Foi criado no estado da Califórnia (Estados Unidos) e no Havaí, na década de 1920. Porém, tornou-se um esporte profissional somente na década de 1980. Foi neste período que chegou ao Brasil e espalhou-se pelas praias do mundo todo;

II. O vôlei de praia é praticado numa quadra, demarcada com fita, na areia. As medidas são: 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. No meio, deve ficar uma rede que mede 2,43 metros de altura (masculino) ou 2,24 metros (feminino);

III. Existe uma jogada de defesa, muito utilizada no vôlei de praia e também no de quadra, chama peixinho. Ela ocorre quando o jogador arremessa seu corpo, em direção ao solo, para alcançar a bola. Como o movimento é parecido com o de mergulho, a jogada ganhou este nome.

Está correto o que se afirma em:

A) Apenas os itens I e II estão corretos.
B) Apenas os itens I e III estão corretos.
C) Apenas os itens II e III estão corretos.
D) Todos os itens estão corretos.

A resposta correta é a alternativa D.

As três alternativas ressaltam características constitutivas do vôlei de praia, relativas à sua história, configuração e aspectos técnico-táticos, respectivamente.

Compartilhe

TOPO