Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física de caráter gímnico e aeróbico realizada em ambiente aquático.

Você já deve ter ouvido falar na prática da hidroginástica, certo? Conheça algumas características dessa prática aquática, sua história, seus benefícios e exercícios a seguir.

Publicidade

História

As origens da hidroginástica remontam práticas comuns aos povos romanos vividos entre 460 e 375 a. C., em que diferentes tipos de banhos (frios, tépidos, quentes) eram realizados em locais específicos. Contudo, esses banhos integravam hábitos culturais desses povos, relacionando-se a hábitos de vida e ao sagrado, embora não apresentassem um propósito definido.

Relacionadas

Polo aquático
O polo aquático é um esporte coletivo praticado com bola em piscinas, podendo ser jogado com finalidade lúdica ou competitiva.
Surfe
O surfe é um esporte de aventura na natureza praticado com pranchas no mar.
Ginástica laboral
A ginástica laboral é uma prática corporal voltada à prevenção de doenças osteomusculares relacionadas ao ambiente de trabalho.

Progressivamente, estudos aprofundados acerca das temperaturas da água e de suas propriedades foram sendo realizados, despertando interesse nos efeitos da prática para o corpo humano. Logo, os banhos passaram a ser praticados na Alemanha do século XVIII como forma de aliviar espasmos musculares e promover o relaxamento, ou em Edimburgo, para tratar a febre em pacientes hospitalizados, por exemplo.

Assim, houve um crescente investimento em estudos e pesquisas relacionados à prática de atividades físicas no ambiente aquático. Com isso, surgiu a hidroterapia, uma prática alternativa recomendada pela medicina no tratamento de doenças diversas. Dessa forma, a hidroginástica passou a ser utilizada com finalidade terapêutica e também recreativa em países como Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha.

No Brasil a prática chegou na década de 1970, como forma de recuperar lesionados em exercícios físicos e esportes. Estabeleceu-se assim até a década posterior, quando passou a ser ofertada como atividade física independente em clubes e academias do país. Desse modo, graças a estudos realizados em diferentes frentes, desdobrou-se em métodos e abordagens distintos de hidroginástica, variando conforme os objetivos almejados com a prática.

Benefícios

As aulas de hidroginástica são coletivas, ofertadas por professores de educação física habilitados. Além disso, é comum elas incluírem acompanhamento musical e também o uso de objetos como luvas, halteres, caneleiras, bolas, entre outros. Logo, a duração média das aulas é de 50 minutos, com frequência variável de 1 a 3 vezes por semana. Entretanto, a frequência de 3x é indicada para potencializar os benefícios da prática, os quais incluem:

Publicidade

  • Melhora da postura
  • Melhora do condicionamento cardiorrespiratório
  • Melhora da flexibilidade
  • Melhora da mobilidade articular
  • Melhora da coordenação motora
  • Redução do percentual de gordura no organismo
  • Redução dos níveis de estresse e ansiedade
  • Promoção do relaxamento da musculatura
  • Favorece o ganho de massa magra (músculos)
  • Favorece a tonificação muscular

Essas são as características das aulas e os principais benefícios da hidroginástica para seus praticantes.

Exercícios da hidroginástica

Veja a seguir alguns exercícios básicos praticados nas aulas de hidroginástica.

  • Corida/saltitos: são pequenos saltos realizados no local na forma de “trote”. Dessa forma, pode variar, por exemplo, com as mãos em punhos cerrados, espalmadas deslizando sobre a água, afastando-a ou ainda a aproximando do corpo.
  • Saltos alternados: consiste na realização de saltos com um apoio de cada vez, ou seja, o equilíbrio é feito apoiando-se em apenas um dos pés. Assim, possibilidades de movimento incluem abaixar-se até que a água cubra os ombros para impulsionar o corpo para fora da água, ou elevar as pernas buscando tocar a ponta de um dos pés durante um salto.
  • Saltos simultâneos: envolvem movimentos em que ambos os pés de apoio são retirados do contato com o solo durante a execução. Assim, o afastamento e a aproximação das pernas em relação ao eixo do corpo (polichinelo) e saltos no estilo “tesoura” (alternando uma perna atrás e outra à frente simultaneamente), são exemplos desses movimentos.
  • Puxar-empurrar: são movimentos básicos realizados com os braços, em que, com as mãos espalmadas, o aluno puxa e empurra a água para próximo e distante de si, respectivamente. Desse modo, podem ser realizados de forma alternada e variada, como direcionados para a frente, para baixo, ou ainda no formato de rosca direta, movimento comum para o trabalho de bíceps na musculação.
  • Abdominais: podem ser realizadas com apoio na borda da piscina ou em barras fixadas em seu interior. Portanto, o aluno segura no apoio em decúbito dorsal para a realização do movimento, que pode variar desde rotações de quadril até flexão e extensão de tronco.

Esses são alguns movimentos básicos que podem ser realizados em aulas de hidroginástica. Para mais, ao final desta matéria você encontra um vídeo demonstrando outras possibilidades de movimento. Não deixe de conferir.

Publicidade

Hidroginástica na terceira idade

A hidroginástica proporciona ao idoso um local receptivo e relaxante, promovendo a socialização e ajudando no combate de episódios depressivos e autodepreciativos. Além disso, a modalidade também é uma grande aliada na redução dos efeitos do envelhecimento no organismo, a exemplo da sarcopenia (gradativa perda de massa e tonificação muscular), e da redução do fluxo sanguíneo, das atividades neuronais e da flexibilidade.

Hidroginástica X musculação

Embora pouco conhecido, o treino de forças pela hidroginástica pode ser tão efetivo quanto a musculação convencional. Dessa forma, a modalidade apresenta peculiaridades, como um treino mais dinâmico, divertido e com menor impacto articular. Sendo assim, é indicada principalmente para pessoas cujos objetivos sejam ganhar força e massa muscular e aumentar o gasto calórico. Entretanto, é uma ótima alternativa para pessoas com sobrepeso e obesidade e/ou com limitações de mobilidade.

Saiba mais sobre a hidroginástica

Confira a seguir alguns vídeos complementares ao conteúdo abordado nesta matéria e entenda melhor as características da hidroginástica.

Movimentos de hidroginástica

Nesse vídeo você confere algumas possibilidades de movimentos básicos para serem realizados em ambiente aquático, pensados propriamente para as aulas de hidroginástica. Confira!

Aula prática para entender melhor a hidroginástica

Esse vídeo mostra na prática como são feitas as aulas de hidroginástica. São exercícios cheios de energia, bem alegres e em companhia de outras pessoas.

Hidroginástica para idosos

Confira nesse vídeo um pouco sobre a prática de hidroginástica para idosos a partir de relatos de praticantes.

Esta matéria apresentou algumas características da hidroginástica, comentando sobre sua história, seus benefícios e exercícios básicos. Por fim, continue estudando a respeito das práticas corporais realizadas em ambiente aquático conferindo a matéria sobre natação.

Referências

Aspectos fisiológicos do envelhecimento e contribuição da Ontologia na saúde do idoso (2012) – Adriana Moura Chagas e Eliana Dantas Rocha.

Aspectos históricos, conceitos fundamentais: hidroginástica, saúde, qualidade de vida e educação física (2011) – Rita de Cassia Fernandes.

Manual básico de hidroginástica (1994) – Vicente Bonachela.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Hidroginástica. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/hidroginastica. Acesso em: 27 de April de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [IFPA-2019]

Considerando que a hidroginástica compõe o grupo de modalidades da ginástica, e que esta promove saúde e bem-estar, principalmente na terceira idade, é possível afirmar que neste tipo de ginástica, há melhora da capacidade aeróbica e cardiorrespiratória (ELIAS et al, 2012), que potencializam a aptidão física funcional geral, favorecida:

a) Pela execução da atividade porque, no meio líquido, o corpo idoso tem atenuados os problemas osteomusculares próprios da idade, o que concorre para o maior êxito da prática.
b) Pela finalidade social, quando a aula de hidroginástica organiza o grupo que é estimulado a praticar todas as atividades, porque nessa faixa etária a vida social é quase inexistente.
c) Porque a hidroginástica eleva os níveis de aptidão física como a força de membros superiores, a flexibilidade de membros inferiores e mobilidade física.
d) Quando as aulas são planejadas de forma que gradualmente o volume e intensidade, alcançam melhora progressiva das capacidades físicas.
e) Porque os idosos ativos apresentam boa aptidão física geral alcançada pelo treino frequente e persistente.

A resposta correta é a alternativa d.

A aptidão física funcional geral é favorecida pelo planejamento adequado do volume e da intensidade dos estímulos. Isso faz com que a adaptação do organismo à carga imposta por esses estímulos seja gradual e progressiva, de modo a promover adaptações das estruturas internas para suportar o seu aumento.

2. [NUCEPE-2016]

O conceito do uso da água para fins terapêuticos na reabilitação teve vários nomes, como: hidrologia, hidrática, hidroterapia, hidroginástica, terapia pela água e exercícios na água. Atualmente, o termo mais utilizado é reabilitação aquática ou hidroterapia (do grego: “hydor”, “hyda- tos” = água / “therapeia” = tratamento). Sobre o uso da água como meio terapêutico, assinale a alternativa correta.

( ) Os principais efeitos fisiológicos da imersão relacionam-se à pressão hidrostática, que exerce suas principais influências sobre os sistemas circulatórios, respiratórios, musculoesquelético e renal.
( ) O empuxo trata-se de uma força oposta à gravidade que ocorre como resultado das forças de pressão hidrostática que aumentam com a profundidade.
( ) O empuxo auxiliará os movimentos que forem realizados em seu favor, ou seja, contra a gravidade e promoverá resistência aos movimentos realizados contra a sua ação, ou seja, em favor da gravidade.
( ) A viscosidade consiste na fricção entre as moléculas de um líquido que causa resistência ao fluxo/movimento. Esta fricção é diretamente proporcional à velocidade do movimento realizado.
( ) Além do aumento da resistência ao movimento, a viscosidade promove da mesma forma uma maior estimulaçao tátil, o que pode ser de grande valia, partindo-se do pressuposto de que a maior aferência sensorial favorece uma melhor resposta motora.

a) F, F, V, V, V.
b) V, V, V, V, V.
c) V, V, F, V, V.
d) F, V, V, V, V.
e) V, F, F, F, F.

A resposta correta é a alternativa b.

Todas as alternativas se referem a características, efeitos e/ou princípios relativos ao uso da água como meio terapêutico, proposto pela hidroginástica e por praticas afins.

Compartilhe

TOPO