Futebol de areia

Futebol de areia é um esporte coletivo popularmente disputado em praias, entre duas equipes de cinco jogadores.

Esta matéria apresenta as características do futebol de areia, um esporte coletivo originado nas praias de Copacabana. A seguir, confira informações a respeito de seu funcionamento, suas principais regras e sua história. Acompanhe:

História

O futebol de areia também pode ser chamado de beach soccer ou de futebol de praia. Essa modalidade se originou na década de 1930, em Copacabana (RJ), como atividade de lazer e de entretenimento, sendo praticada nas orlas das praias. Assim, o jogo foi crescendo e popularizando-se na cidade e também fora dela, fundamentando-se em ações de passe, domínio, condução de bola, drible e chute ao gol.

Sua profissionalização teve início na década de 1990, com a fundação da Beach Soccer Worldwide (BSWW) em 1992, organização responsável pela adaptação das regras e pela esportivização do jogo. Com isso, o número de jogadores foi reduzido, o espaço/campo de jogo foi delimitado em medidas oficiais e as regras existentes foram adaptadas e incrementadas.

Com a formalização do esporte, foi realizado o primeiro campeonato de futebol de areia com caráter internacional, em Los Angeles, no ano de 1993. O evento foi organizado para a exibição da modalidade e contou com a participação de equipes italianas, argentinas, estadunidenses e brasileiras. Desde então, a modalidade vem ganhando adeptos em todo o mundo e destacando-se entre os esportes coletivos de invasão.

Futebol de areia no Brasil

A organização federativa do futebol de areia no Brasil teve início em 1988. A seleção brasileira possui uma federação específica, a Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB), responsável por organizar o primeiro campeonato oficial realizado no Brasil, em 1994, na praia de Copacabana. A vitória foi conquistada pela seleção brasileira, que foi reconhecida, nesse evento, como a primeira seleção campeã do mundo de futebol de areia.

Posteriormente, em 2005, o futebol de areia foi admitido pela FIFA – entidade máxima na regulamentação esportiva do futebol -, que passou a ser responsável pela modalidade. Em comemoração, foi realizada, no mesmo ano, a Copa do Mundo FIFA no Rio de Janeiro, em que o Brasil conquistou a terceira colocação. Em primeiro e segundo lugar, ficaram França e Portugal, respectivamente.

A notoriedade e o destaque do Brasil na modalidade são amplamente reconhecidos. O país é considerado o grande campeão das competições de futebol de areia, sendo titulado como tetracampeão invicto da modalidade com a vitória dos campeonatos mundiais de 2006-2009. Além disso, possui títulos em competições da Copa do Mundo, do Mundialito, dos Jogos Mundiais de Praia e também da Copa Internacional, entre tantos outros.

Como funciona o futebol de areia

O objetivo do jogo de futebol de areia é marcar mais gols que o adversário ao final da partida. Para isso, os jogadores organizam-se em equipes de cinco atletas cada, sendo quatro jogadores na linha (sem posição definida) e um goleiro. Assim, os jogadores devem buscar organizações estratégicas para pontuar finalizando a bola na meta adversária.

Diferentemente do futebol, esse esporte não possui a regra de impedimento. Além disso, outra diferença é que não admite empates. Desse modo, a vitória é definida em prorrogação de três minutos ou, caso não seja suficiente, na realização de pênaltis. Veja, a seguir, as principais regras desse esporte, conforme estabelecido pela CBSB.

Campo, meta e bola

  • O campo deve ser de areia, com comprimento de 35 m a 37 m, largura de 26 m a 28 m e profundidade mínima de 40 cm. Além disso, deve apresentar superfície nivelada e livre de qualquer objeto que possa lesionar os jogadores.
  • A superfície do jogo deve possuir formato retangular e ser demarcada por duas linhas longas (laterais) e duas mais curtas (linhas de meta), sendo essas as únicas linhas demarcatórias do campo.
  • Uma linha média imaginária (definida por duas bandeiras vermelhas) divide o campo em duas metades. Assim, no centro dessa linha, posiciona-se o local de execução do tiro de saída e também de tiros livres.
  • As duas metas são centralmente posicionadas em cada linha de meta e possuem 10 cm de diâmetro. Assim, o travessão deve estar a 2,2 m de altura em relação ao solo e a distância entre os postes deve ser de 5,5 m.
  • A bola utilizada pode ser de couro ou de outro material adequado, medir entre 68 cm e 70 cm de circunferência e pesar entre 400 g e 440 g.

Partida e jogadores

  • As disputas dão-se entre duas equipes de, no máximo, cinco jogadores cada, incluindo o goleiro. Logo, uma partida é considerada suspensa caso possua menos do que três jogadores em campo, devendo ser disputada em momento posterior.
  • As partidas possuem duração de três períodos de 12 minutos cada, intervalados com períodos de descanso de, no máximo, 3 minutos cada.
  • Os bancos de reserva podem ter até cinco jogadores, não havendo limite para as substituições, que podem ocorrer a qualquer momento da partida. A exceção para as substituições aplicam-se ao goleiro, devendo ocorrer em momentos em que o jogo estiver parado.
  • O jogo é controlado por dois árbitros, responsáveis por assegurar o cumprimento das regras de jogo de futebol de areia.
  • Os equipamentos básicos dos jogadores são um calção e uma camiseta, sendo proibido o uso de calçados. O uso de faixas ou bandagens nos pés, contudo, é permitido para proteção local.
  • O goleiro é o único autorizado a usar calça comprida.
  • No futebol de areia, não há a regra de impedimento.

Essas são as regras fundamentais da modalidade. Para saber mais a seu respeito, confira os vídeos a seguir.

Saiba mais sobre o futebol de areia

Na sequência, você encontra vídeos complementares que auxiliam na compreensão a respeito da modalidade. Assista e conheça melhor o futebol de areia.

História e regras do futebol de areia

Esse vídeo apresenta aspectos constituintes do futebol de areia, contemplando sua história, suas regras e os principais países a disputarem a modalidade em campeonatos. Confira para reforçar o conteúdo apresentado nesta matéria e conhecer melhor a modalidade.

Benefícios e mais informações sobre o esporte

Aqui, você confere mais informações sobre o funcionamento do esporte, além dos benefícios que a prática do futebol de areia pode proporcionar. Acompanhe para compreendê-los!

Seleção brasileira feminina

Assista, nesse vídeo, a trechos da partida feminina de futebol de areia disputada entre Brasil e Rússia no World Beach Games de Qatar, realizado em 2019. Nesse evento, ocorreu a primeira participação da equipe feminina em um torneio da modalidade, sendo que a equipe ocupou o pódio do torneio com o terceiro lugar. Confira!

Essas são as principais características do futebol de areia, uma modalidade de esporte coletivo de invasão disputada em campos de areia. Continue aprendendo a respeito do universo esportivo conferindo também este conteúdo sobre esportes coletivos!

Referências

Confederação de Beach Soccer do Brasil [online] – Disponível em: https://www.cbsb.com.br/. Acesso em: 21 jan. 2021

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq). Pesquisas focalizando corpo, subjetividade, discurso e cultura física.

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Futebol de areia. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/futebol-de-areia. Acesso em: 04 de March de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [PMFM-2014]

Quem desenvolveu a ideia do beach soccer (o futebol jogado nas praias) foi a Koch Tavares. É uma nova modalidade do futebol (o esporte mais popular do planeta), que visa destacar a dinâmica do jogo, a prática das jogadas, o ambiente em que se joga. Sobre esse esporte, assinale a alternativa incrreta.

A) O jogador que receber o cartão vermelho será expulso da partida, podendo ser substituído após dois minutos.
B) O tiro de meta é cobrado apenas pelos goleiros e a reposição é feita com as mãos.
C) É um esporte semelhante ao futebol de salão, mas com algumas diferenças.
D) O beach soccer encanta o público pela grande habilidade de seus praticantes. O piso oficial, de areia fofa, faz com que a melhor estratégia seja o jogo aéreo. Por ser disputado nas praias, as mais lindas do mundo, o ambiente do beach soccer é sempre convidativo.
E) Em 2010, o Brasil ganhou seu nono título dos dez torneios disputados, na competição realizada em Copacabana, no Rio de Janeiro. Portugal ficou em segundo lugar.

A resposta incorreta é a alternativa E.

O Brasil participou de diversas competições desde a criação do esporte. Considerando os campeonatos mundiais, a seleção brasileira participou de 15 disputas até o ano de 2009, quando os campeonatos passaram a ser realizados a cada dois anos, ou seja, a competição posterior ocorreu no ano de 2011. Até essa data, o país possuía 13 ouros e 1 bronze nas competições.

2.

São fundamentos do futebol de areia, exceto:

A) Passe.
B) Domínio.
C) Bloqueio.
D) Condução.
E) Chute.

A resposta correta é a alternativa C.

O bloqueio é um fundamento característico de esportes com rede divisória, como o voleibol de quadra e o vôlei de areia.

Compartilhe

TOPO