Plasma sanguíneo

O plasma sanguíneo é a parte líquida do sangue responsável pelo transporte de substâncias. Além disso, é fundamental para o funcionamento de diversos processos fisiológicos.

O tecido sanguíneo é composto por diversos componentes. Dentre eles, está o plasma sanguíneo, a parte líquida do sangue, considerado a matriz do tecido sanguíneo. É nele que são encontradas as células que compõe esse tecido. Neste texto, você vai conhecer a composição do plasma, bem como as suas funções e importância. Confira!

Índice do conteúdo:

O que é plasma sanguíneo

O plasma sanguíneo é o líquido extracelular do sangue, de cor amarelada e que corresponde a 55% do volume total do sangue. Ele e outros componentes como as hemácias, os leucócitos e o plasma formam o tecido sanguíneo. O plasma pode ser utilizado para a fabricação de medicamentos hemoderivados muito utilizados no tratamento de hemofilia, doenças infecciosas e até mesmo o câncer.

Composição do plasma

A composição do plasma sanguíneo é basicamente água, cerca de 90%. O restante é composto por diferentes proteínas, gases dissolvidos, hormônios, nutrientes e resíduos celulares. As principais proteínas encontradas são a albumina, responsável pelo equilíbrio osmótico e transporte de substâncias do sangue, e a globulina, que atua na defesa do organismo e compõe os anticorpos. Além disso, no plasma é também encontrado o fibrinogênio e a prototrombina, responsáveis pela coagulação sanguínea.

Função do plasma sanguíneo

Por compor um pouco mais da metade do sangue, o plasma sanguíneo exerce a importante função de transporte. Abaixo, veja detalhes das funções desse componente sanguíneo:

  • Transporte nutrientes: o plasma carrega diversos nutrientes para diferentes regiões do corpo;
  • Transporte de gases respiratórios: esse componente é o responsável transportar o gás carbônico e o gás oxigênio pelo organismo para ocorrerem as trocas gasosas;
  • Transporte de resíduos do metabolismo: o plasma leva os resíduos ao fígado e, em seguida, aos rins, para ocorrer seu processamento e eliminação;
  • Auxilia no processo de coagulação sanguínea: para cessar uma hemorragia, o plasma sanguíneo transporta os fatores de coagulação até o local da lesão;
  • Auxilia na defesa do organismo: o plasma carrega os leucócitos e anticorpos por todo o corpo para atuar na proteção contra agentes invasores.

Em resumo, a principal função do plasma é o transporte de proteínas e outros componentes sanguíneos. Garantindo, assim, um bom funcionamento do organismo, pois essa função está atrelada a diversos processos fisiológicos.

Vídeos sobre plasma sanguíneo

Veja, a seguir, alguns vídeos que vão te ajudar no entendimento da matéria. Aproveite esse momento para revisar os conceitos e ampliar seus conhecimentos sobre o conteúdo estudado. Acompanhe:

Composição do sangue

O sangue é composto por diferentes tipos de células e um líquido extracelular. Esse líquido é chamado de matriz e corresponde ao plasma. Assista ao vídeo e revise quais são os componentes do plasma sanguíneo.

Funções dos componentes do plasma

Ainda está com dúvidas sobre as funções dos componentes do plasma? Pois assista essa aula e entenda melhor cada a função das proteínas encontradas em suspensão no sangue.

As diferenças entre soro e plasma

O soro é muito aplicado no tratamento de mordidas e picadas de alguns animais e também pode ser utilizado em exames sanguíneos. Ele é proveniente do plasma, porém apresentam algumas diferenças. Por isso, aperte o play e confira quais são essas diferenças.

O plasma sanguíneo é um importante componente do sangue que faz o carregamento de proteínas e outras substâncias pelo organismo. Aproveite seus estudos em biologia e aprenda como ocorre a coagulação sanguínea.

Referências

GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. São Paulo: Elsevier, 2017

SNUSTAD, P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 6º Edição, Editora Guanabara, 2013.

TORTORA, Gerard J.; DERRICKSON, Bryan. Corpo Humano: Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. Artmed Editora, 2000.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Plasma sanguíneo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/plasma-sanguineo. Acesso em: 21 de September de 2021.

Exercícios resolvidos

1. [UFC - 2009]

A doação de sangue é um ato de solidariedade e pode salvar a vida de muitas pessoas. Sobre os componentes desse tecido, assinale a alternativa correta.

a) O O2 e os nutrientes, como glicose e aminoácidos, são transportados pelas hemácias.

b) O plasma sanguíneo é o componente extracelular em abundância, característico do tecido conjuntivo.

c) Os reticulócitos (células de defesa do sangue) produzem anticorpos quando entram em contato com elementos estranhos.

d) A hemoglobina perde sua conformação estrutural e, consequentemente, a função devido a uma falha na síntese proteica, ocasionada por uma doença hereditária, a anemia falciforme.

e) A coagulação sanguínea é desencadeada por uma série de enzimas, culminando na formação de um trombo, cujos principais componentes são hemácias e leucócitos.

A alternativa correta é b) O plasma sanguíneo é o componente extracelular em abundância, característico do tecido conjuntivo.

O plasma é a parte líquida do sangue e corresponde a 55% de seu volume total.

2.

O tecido sanguíneo é composto por hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma. A respeito do plasma, qual alternativa não está relacionada com a sua função?

a) Defesa do organismo.

b) Coagulação sanguínea.

c) Transporte de substâncias.

d) Produção de ATP.

e) Transporte de nutrientes.

A alternativa correta é d) Produção de ATP.

A produção de ATP ocorre nas mitocôndrias pelo processo de respiração celular. O plasma sanguíneo não atua nessa função, porém é fundamental para transportar o gás carbônico produzido.

Compartilhe

TOPO