Sandro Botticelli é um dos mais famosos pintores da Itália. O artista se destacou no início do Renascimento, na segunda metade do século XV, e foi convidado pela Igreja Católica para trabalhar na decoração da Capela Sistina, em Roma. Conheça Sandro Botticelli a seguir!
Publicidade
Biografia
Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi (Florença, 1445 – idem, 1510) foi um pintor italiano. O nome “Botticelli” surgiu do apelido dado ao pintor, aludindo ao formato do seu corpo que lembrava um pequeno barril, em italiano: botticello. O pintor trabalhou com ourivesaria durante a juventude, aprendendo a desenhar e a pintar. Ademais, foi aprendiz de Filippo Lippi que lhe ensinou a técnica da perspectiva para promover ilusão de tridimensionalidade.
Relacionadas
Botticelli frequentou o ateliê de Leonardo da Vinci e, aos 25 anos, já tinha o seu com diversos alunos. O artista pintava para a aristocracia florentina, principalmente para os Médici, uma família de banqueiros que o patrocinava. Inclusive, muitos rostos de membros dessa família foram reproduzidos em seus quadros. Assim, Botticelli teve condições de se dedicar à arte e criou por encomenda dos Médici e da Igreja, mas morreu pobre em sua cidade natal.
Características
Abaixo, conheça algumas características da arte de Sandro Botticelli e compreenda a sua importância e contribuição para o período renascentista. Acompanhe:
- Linhas tênues e suaves compõem as figuras de Botticelli que prezava pela beleza em detrimento de proporção, regularidade ou fidelidade à realidade.
- Graciosidade na representação das figuras humanas, suas vestes são leves e esvoaçantes transmitindo delicadeza às cenas e harmonia às composições.
- Estilo carregado de detalhes decorativos, desde as roupas e joias das personagens até os elementos da natureza, o que transmite uma carga simbólica às obras.
- As figuras humanas apresentam olhares profundos e reflexivos, demonstrando um ar de melancólica que também é construído, em muitas obras, pelo tom de luz pálido.
- Seus retratos eram muito apreciados na época por transpor as concepções dos clientes para a linguagem imagética.
- Dentre seus principais temas estão a mitologia, com as histórias de deuses olímpicos, e a religiosidade, com as passagens bíblicas.
Acima de tudo, Botticelli buscava representar o belo através dos detalhes em suas obras.
Botticelli e o Renascimento
Na Itália renascentista, alguns grupos acumularam fortunas com a expansão do comércio gerada pelas navegações, assim, tinham recursos para incentivar a produção de obras de arte e passaram a financiar artistas, prática chamada de mecenato. Como você viu, Botticelli era um desses artistas que, com suas amizades, frequentemente tinha obras encomendadas. Dentre os traços renascentistas, a valorização da cultura greco-romana tem destaque no Quattrocento, conjunto de eventos artístico-culturais italianos do qual Botticelli participou.
Principais obras
As produções de Botticelli podem ser divididas em dois temas. O primeiro, com trabalhos que retratam os mitos gregos, quando o pintor era patrocinado pela família Médici; e o segundo, sem a proteção dos banqueiros, em que o pintor representa as histórias bíblicas. Veja obras do primeiro tema a seguir:
Publicidade
O Nascimento de Vênus
Pintado de 1483 a 1485, esse quadro narra o nascimento da deusa Vênus que surge do mar sobre uma concha. Botticelli foi o primeiro renascentista a pintar uma obra de tema mitológico, assim como, o primeiro a pintar uma mulher nua desde as representações de Eva, abrindo caminho para artistas como Michelangelo que também retratou a nudez.
A primavera
Pintado entre 1478 e 1482 para a Villa di Castello, residência de verão dos Médici, esse quadro é uma importante representação mitológica do Renascimento. Os detalhes das vestes esvoaçantes das mulheres expressam a sensualidade e a fertilidade feminina.
Outras obras
Agora, veja algumas pinturas de temática religiosa:
Publicidade
A Adoração dos Magos (1475-1476)
Virgem com o Menino e São João Batista criança (1470-1475)
A Natividade (1476-1477)
Inferno, Canto XVIII da Divina Comédia (1480)
Castigo dos Rebeldes (1480-1482)
Sixtus II (1481)
As Provações de Moisés (1481–1482)
Minerva e o Centauro (1482)
Conforme você viu, a obra de Botticelli é ampla e marcada pelo caráter simbólico, místico, mitológico e religioso.
Vídeos sobre a pintura do belo
Para aprofundar os seus conhecimentos sobre Botticelli, veja a seguir três vídeos que trazem detalhes sobre a vida do pintor e a análise de duas das suas principais obras. Assista!
Vida e obra de Botticelli
A professora Sara apresenta vários detalhes e curiosidades sobre a vida de Botticelli, além de trazer informações sobre o contexto de produção de suas obras e as técnicas de pintura que ele utilizava. Confira!
A Primavera
Revise alguns conceitos sobre o Renascimento com esse vídeo do Arte de Segunda, conheça os personagens mitológicos presentes no quadro A Primavera. Além disso, aprenda sobre as narrativas greco-romanas.
O Nascimento de Vênus
Nesse vídeo, a Patrícia Camargo fala sobre as influências de Botticelli para a criação do quadro O Nascimento de Vênus que traz o primeiro nu feminino da escola renascentista. Acompanhe!
Agora que você já conhece um importante pintor do Renascimento, continue estudando sobre o tema e conheça outros artistas contemporâneos de Botticelli como: Leonardo da Vinci e Michelangelo.
Referências
BOTTICELLI PINTURA E TEORIA (2012) – Débora Barbam Mendonça
Sandro Botticelli: Vida e Obra (s. d.) – Árlan Dias Sá
Por Érica Paiva Rosa
Professora, redatora e produtora cultural. Mestre em Letras pela UEM.
Paiva Rosa, Érica. Sandro Botticelli. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/sandro-botticelli. Acesso em: 13 de November de 2024.
1. [UEL]
Analise a figura a seguir:
Com base nos conhecimentos sobre a pintura no período do Renascimento e na obra de Sandro Botticelli (Fig. 27), considere as afirmativas a seguir.
I. Há, nessa obra renascentista, a preocupação com o naturalismo, a proporção e o efeito de profundidade, sendo o pintor florentino Sandro Botticelli um dos principais representantes do Quattrocento.
II. Essa obra marca o início da Arte Moderna na Itália ao retratar o conflito entre o homem e a natureza, expresso na ação do vento que afeta os principais elementos da composição.
III. Essa obra tem como temática um episódio mitológico que aborda o nascimento de uma deusa, apresentando a movimentação do ar como um importante elemento para expressar leveza.
IV. O Renascimento é um período histórico caracterizado pelo teocentrismo e a obra O Nascimento de Vênus é emblemática por apresentar o sopro divino como temática da composição.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Resposta: B
Justificativa: Apenas as alternativas I e III apresentam todas as informações corretas. A obra não marca o início da Arte Moderna na Itália nem retrata um possível conflito entre o homem e a natureza, ademais, o Renascimento é um período histórico caracterizado pelo humanismo.
2. [UPE]
Analise a imagem a seguir:
O quadro O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, é uma das grandes realizações da arte renascentista. Sobre essa obra e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.
A) A temática pagã da obra, baseada na mitologia greco-romana, constituiu-se numa ousadia que destoava do restante da produção artística do Renascimento.
B) A nudez representada no quadro também aparece em obras de outros artistas da época, como Michelangelo.
C) Botticelli, personagem símbolo do ideal humanista, também foi arquiteto, engenheiro, músico e poeta.
D) O nascimento de Vênus, assim como a Última Ceia de Da Vinci, é uma pintura de temática bíblica.
E) Botticelli destacou-se por sua produção em escultura.
Resposta: B
Justificativa: Diferentes artistas do Renascimento trabalharam com a temática pagã. Botticelli foi exclusivamente um pintor, diferentemente de outros expoentes da época. “O nascimento de Vênus” é uma obra de temática mitológica.